NadaFrágil.com.br

Produtividade: por que as manhãs são melhores?


Fabíola Cunha

Quando se pensa em ambições e objetivos, geralmente se pensa em “começar um negócio próprio”, “escrever um livro”, “ascender na carreira”. Porém, após um dia longo de trabalho, seja em casa ou fora dela, é difícil resistir à tentação de cair no sofá e encerrar o dia zapeando a TV.

produtividade

Como as pessoas ocupadas arranjam tempo para suas prioridades? A resposta mais comum para quem consegue esse feito é, muitas vezes: acordar mais cedo e, por óbvio que isso pareça, colocar as prioridades primeiro no dia.

Antes do trabalho e das obrigações do dia, uma manhã de cada vez, essas pessoas progridem no que as interessa, produzindo mais antes do café da manhã do que muita gente consegue produzir durante todo o dia.

Pode parecer difícil acordar antes que todo mundo, mas é justamente antes que as demandas de outras pessoas comecem a surgir, que você pode resolver as prioridades. Tornar-se uma pessoa “madrugadora” requer alguns ajustes de agenda, mas é mais fácil do que se imagina.

produtividade

Há muitas razões para pular o treino de corrida às 18h, mas há menos razões às 6 da manhã (dormir um pouco mais é uma delas, mas não muito mais que isso).

Quando se percebe o potencial das madrugadas, ou do início das manhãs, percebe-se que, vencida a resistência inicial, as primeiras horas da manhã são mais silenciosas e mais propícias para a concentração e o foco. Então, seguindo o exemplo acima, se o objetivo é criar uma rotina de exercícios, é mais provável que a manhã seja mais amigável que o fim da tarde.

Talvez você tenha que gerenciar encontros com muitas pessoas durante o dia, por diversas razões, e queira estar disponível para eles. Ao acordar uma ou duas horas antes do habitual, é possível tirar muitas coisas do caminho, tendo em mente como já avançou naquele dia quando colegas de trabalho, chefes ou mesmo subalternos chegam com suas demandas – que são perfeitamente justas.

Também é um período agradável para dar vazão à criatividade antes que as obrigações com filhos, emprego e contas a pagar tomem conta da sua energia.

produtividade

Escrever, estudar, pesquisar, compor, desenhar, cozinhar, costurar – tudo isso pode ser trazido para o início das manhãs, ao invés de ser deixado para o fim da noite.

Uma ótima abordagem é ir para a cama mais cedo, acordar mais cedo e transformar as preguiçosas horas iniciais da noite em produtivas horas iniciais da manhã!

Quer saber como organizar melhor sua rotina? Não deixe de conferir nossa matéria sobre o Método GTD!

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *