NadaFrágil.com.br

Prós e contras do coletor menstrual


Fabíola Cunha

Absorventes externos ou internos. Por dezenas de anos, as mulheres têm essas duas escolhas para os dias em que estão menstruadas. Ou melhor, tinham. Há alguns anos entrou no mercado o coletor menstrual, uma espécie de copinho flexível que promete conforto e, sobretudo, sustentabilidade, pois pode ser adequadamente higienizado e reutilizado.

coletor menstrual

Esse copinho flexível foi criado para o uso dentro do canal vaginal durante o período menstrual para coletar o sangue expulso pelo útero. Ele realmente coleta o fluido ao invés de absorvê-lo como os absorventes internos e externos. A maioria são de silicone ou borracha. Para mulheres que tem alergia à latex, a opção 100% silicone é a única indicada.

Você pode usar um coletor durante os dias em que estiver menstruada e deve retirá-lo e limpá-lo a cada 12 horas ou menos (em dias de fluxo intenso). Lave-o em água corrente e quando a menstruação acabar faça a esterilização com água fervente ou produto para esterilizar mamadeiras, secando bem e guardando.

Confira também nosso artigo especial sobre a tensão pré menstrual.

coletor menstrual

Vantagens do coletor menstrual

Custo-benefício e menor geração de lixo: alguns coletores são desenvolvidos para uso a longo prazo, muitas vezes até anos, o que leva à economia financeira e menor poluição.Alguns modelos são descartáveis então leia bem as regras da marca que você está pesquisando para entender se ele é de uso prolongado ou descartável.

Menos odor: o fluido menstrual não é exposto ao ar como acontece com absorventes externos. Por isso não há ocorrência surpresa de odores desagradáveis.

coletor menstrual

O pH da vagina e a flora bacteriana permanecem em equilíbrio: absorvente internos e mesmo os externos absorvem todo o fluido vaginal, alterando o delicado equilíbrio do corpo. Como o coletor apenas recebe o fluido que o corpo libera, sem absorver nada, ele não interfere.

Mais tempo entre as trocas: Absorventes convencionais precisam ser trocados a cada quatro horas, em média, dependendo do fluxo. Já o coletor pode permanecer até 12 horas antes de precisar ser esvaziado.

Uso fácil: quem está acostumada com absorventes internos não vai ter problemas com a inserção e retirada do coletor menstrual.

coletor menstrual

Desvantagens do coletor menstrual

A retirada: até pegarem prática, muitas mulheres reclamam que retirar o coletor causa a queda do fluido de forma bagunçada. E também há a questão da limpeza em banheiros coletivos.

coletor menstrual

DIU: mulheres que usam DIU como contraceptivo podem prejudicar o funcionamento do mesmo com a inserção ou retirada dos coletores.

Problemas de saúde: miomas uterinos e prolapso uterino podem dificultar a colocação adequada. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas com seu ginecologista!

E você? Já conhecia os coletores menstruais? O que acha da ideia? Deixe seu comentário abaixo!

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *