NadaFrágil.com.br

Quando usar o amaciante?


Calila Galvão

Se a máquina de lavar é uma mãe, o amaciante é o pai na hora de lavar as roupas. Quem não gosta daquele cheirinho delicioso e de como a roupa fica macia quando é lavada com amaciante? Ele é a cereja do bolo quando o assunto é lavar a roupa.

Quando usar o amaciante?

A principal função do amaciante é a de alinhar as fibras do tecido que ficam bagunçadas durante a lavagem e também de reduzir a estática, o que deixa o tecido mais áspero quando sai da máquina. Além disso tudo, outro bom benefício desse produto é também o de facilitar na hora de passar.

Veja todos os cuidados que você precisa ter na hora de lavar a roupa íntima.

Alguns cuidados com o amaciante

Uma dica muito importante e que evitará que suas roupas fiquem manchadas é a de não jogar o amaciante diretamente nas roupas. Para aquelas máquinas que não têm espaço próprio para o produto, o melhor é despejá-lo quando a máquina já estiver cheia de água.

Quando usar o amaciante?

Existem alguns tipos de tecidos que não se dão muito bem com o amaciante. Neste caso, é melhor pular essa etapa para prolongar o tempo de vida das suas roupas. Uma boa opção para substituir é usar o vinagre ou bicarbonato de sódio, estes estão liberados para todos os tipos de tecidos.

A dica mais importante é sempre olhar a orientação do fabricante. Muita gente lava a peça por conta própria e a roupa fica inutilizável em pouco tempo. Mesmo o melhor tecido pode não aguentar uma lavagem inadequada.

Quando usar o amaciante?

Peças nas quais o amaciante não deve ser utilizado

Toalhas de banho

É comum ver, em muitos comerciais de amaciante na televisão, tendo como peça de roupa a toalha. Ter uma toalha macia parece ser uma ótima opção depois do banho. Porém, o amaciante reduz a taxa de absorção do tecido com o passar do tempo.

Quando usar o amaciante?

Roupas para esportes

Hoje em dia, as roupas para praticar atividades físicas são produzidas com alta tecnologia e adaptáveis para qualquer tipo de modalidade esportiva. O amaciante pode deixar algum resíduo do produto na peça diminuindo os seus benefícios como a regulação da temperatura e a retenção de suor.

Quando usar o amaciante?

Microfibra

Esse é um tecido com grande capacidade de absorção de tecidos e é muito visto em guardanapos e panos de limpeza. Usar amaciante nesse tipo de peça pode entupir as fibras e reduzir a sua capacidade de absorção.

Quando usar o amaciante?

Tecido Anti-inflamável

Esse tipo de tecido é bastante utilizado em pijamas e uniformes. Usar amaciante neste caso, reduz a sua capacidade à chama e assim desfaz o principal objetivo do tecido. O produto acaba criando uma camada de amaciante por cima das fibras deixando-as mais inflamáveis.

Quando usar o amaciante?

Jeans

Se você quer que aquele seu jeans preferido dure o máximo possível do mesmo jeito que saiu da loja. O amaciante deixará o tecido mais frouxo com o tempo e o caimento da peça já não será o mesmo.

Quando usar o amaciante?

Em quais tecidos eu posso usar o amaciante?

Depois dessas exceções fica complicado pensar em outros tecidos que podemos utilizar o amaciante. Porém, as exceções acima são as únicas e o produto está liberado para todos os outros tipos de tecidos.

Por exemplo, os tapetes ficam bastante ásperos depois da lavagem e o ideal é que fiquem com máxima maciez, pois muitas vezes entram em contato direto com a pele. A dica é borrifar um pouco de amaciante misturado com água e deixar secar.

Quando usar o amaciante?

Descubra qual a melhor maneira de limpar os seus tapetes.

O algodão também é outro tecido que combina muito bem com amaciante. Esse tecido é bastante resistente à lavagem e não há muitos riscos de estragar a peça. O produto também consegue deixar a peça mais fácil de ser passada.

De modo geral, o amaciante não vai muito bem em tecidos anti-inflamáveis e naqueles que possuem função de absorção. Porém, não é preciso abrir mão da maciez, o vinagre e o bicarbonato de sódio podem substitui-lo com louvor.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta