NadaFrágil.com.br

Saiba como economizar dinheiro no cotidiano


Milena Costa

Quando se fala em economizar dinheiro muitas pessoas acham que vão precisar cortar diversão. Elas pensam que tudo o que gostam vai precisar ser cortado para que uma quantia seja poupada todo mês. E não é assim que funciona.

Para quem está acostumado a um consumo sem controle nenhum, economizar dinheiro pode parecer algo assustador. Mas é um hábito que precisa ser adquirido e para isso alguns outros hábitos precisam ser esquecidos. Nesse artigo vamos dar dicas valiosas sobre como economizar dinheiro no cotidiano.

economizar dinheiro

Coma em casa

Comer em casa economiza muito mais dinheiro do que optar por um restaurante. Principalmente quando falamos sobre almoçar fora todos os dias por conta do trabalho. Vale mais a pena comprar comida e levar a boa e velha marmita para o trabalho.

É ideal também que você economize no supermercado. Levar tudo que você encontrar e depois deixar estragar ou comprar em qualquer mercado, mesmo com preços mais caros, não é o certo. Busque ter uma alimentação balanceada e evitar comprar alimentos que estragam rápido.

economizar dinheiro

Faça listas

Para fazer compras no supermercado ou para comprar roupas ou qualquer outra coisa na sua vida, faça listas. Listas são ótimas para economizar dinheiro no cotidiano. Use-as na feira, mercado, na hora de comprar roupas e até móveis.

Antes de desembolsar seu dinheiro, sempre avalie em casa o que você precisa. Às vezes compramos uma roupa igual a que já temos, ou compramos mais alimentos que já temos. Para evitar desperdícios sempre avalie e liste as coisas que precisa antes de comprar.

economizar dinheiro

Repense seus gastos

Para muita gente comprar é como terapia. E isso pode acontecer até mesmo com os mais controlados. Cuidado para não cair nessas emboscadas do seu cérebro. Lembre-se de como é horrível estar endividado depois, às vezes por algo que nem queremos tanto assim.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 11 dicas para ser mais produtivo no trabalho e na vida

Isso serve não apenas para as compras que fazemos impulsivamente. Mas aquele serviço de televisão paga que ninguém da casa usa direito por que estão sempre fora. Ou uma conta de telefone que pode ser reavaliada.

economizar dinheiro

Pense no motivo de economizar

Se você quer economizar você tem um motivo. Então se lembre desse motivo. Para a reserva de emergência o motivo costuma ser a tranquilidade de saber que se tem um reserva. Mas você também pode economizar para algum sonho.

Seja uma viagem, um sonho de consumo, para seu próprio negócio. Tente sempre se lembrar desse motivo. E se possível deixe bem visível em lembretes e até anotado na sua agenda ou celular.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como mudar de hábitos de forma efetiva

Separe o dinheiro para o desnecessário

Economizar dinheiro

Sabe aquela coisa desnecessária que sempre compramos simplesmente por que queremos? É aquela blusinha linda, mesmo já tendo várias. Um doce caro por que deu muita vontade. Um novo esmalte mesmo já tendo um monte.

Separe todo mês uma pequena parte do seu salário, de acordo com a sua renda, essa parte será destinada para o desnecessário. Mas lembre-se que todo mês, você só poderá usar aquele dinheiro para o desnecessário.

Esse desnecessário que nós amamos é chamado de supérfluo. E não se culpe por desejar esse supérfluo, isso é natural. Mas torne um hábito não ultrapassar esse dinheiro reservado para essa finalidade.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre a importância da reserva de emergência e como montar a sua

Economize água e energia

Economizar Água

Pode parecer óbvio. Mas muita gente deixa de economizar em água e energia. É aquela luz que você deixa acessa ao sair do cômodo. Ou a torneira pingando. Tudo isso, que parece pouco a primeira vista, pode representar uma quantia significante no fim do mês.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ter uma renda extra em tempos de crise

Converse com a família

Se você não mora sozinha então precisa conversar com a família. Se as crianças só querem jogar vídeo game, tente criar uma distração. Converse e mostre que todos perdem se não houver colaboração.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *