NadaFrágil.com.br

Saiba como ter a sua independência financeira


Calila Galvão

Ter a tão sonhada independência financeira parece algo distante de ser alcançado e muito difícil. Mas, no fim das contas, tudo o que você precisa ter é um pouco de organização e construir metas, saber onde se quer chegar e como chegar. Você precisa quantificar e saber em quanto tempo deseja fazer determinada coisa: uma viagem, sair da casa dos pais, comprar um carro, etc.

Um empréstimo é uma boa opção?

Depende. Se for para um objetivo específico e temporário, o empréstimo pode ser usado como uma boa ferramenta. Porém, esse comportamento não deve fazer parte da sua rotina já que isso pode se tornar uma verdadeira bola de neve e deixar a sua independência financeira longe de ser conquistada.

Saiba como ter a sua independência financeira

Dicas para conseguir a independência financeira

Se você trabalha então irá conseguir a sua independência financeira. Tudo depende de organização e planejamento com foco no futuro. Equilibre os gastos dentro das suas possibilidades e sempre poupe um pouco todos os meses. Veja como você pode conseguir isso da melhor maneira.

Saiba quais são as melhores maneiras de economizar o seu dinheiro.

Coloque metas

As metas são onde nós queremos chegar, o que nós queremos conquistar. Não tem como traçar um caminho quando não se sabe exatamente o que se quer. Além do mais quando não existes as metas é muito mais fácil gastar o dinheiro já que ele não tem um objetivo claro no qual será utilizado.

Saiba como ter a sua independência financeira

Converse com a sua família

É bom que cada um discuta o que é o que não gasto próprio. Quando se mora em família é um pouco difícil definir o quanto você deve contribuir de comida, luz, água…o que muitos fazem é dividir pela quantidade de pessoas na casa, mas até isso deve ser visto com mais atenção. Se você almoça fora de casa todos os dias, por exemplo, deve contribuir menos com a alimentação.

Todo dinheiro deve ter um destino

Coloque um propósito para cada centavo do seu dinheiro porque quando vemos um dinheiro ali “sobrando” temos a péssima mania de gastar. Portanto, quando for direcionar o valor das despesas, também direcione dinheiro para os gastos pessoais com lazer e o dinheiro que pretende poupar. Despesas, quando somadas com a receita, deve dar um valor “zero” no final.

1

Saiba o que Inteligência Financeira

Ocorre quando usamos aquele dinheiro “sobrando” a nosso favor de forma que conseguimos fazer com que ele aumente ou duplique. Por exemplo, você pode aplicar esse dinheiro em algum produto bancário que proporcione rendimentos como uma previdência privada, por exemplo.

Poupe 10%

O valor de 10% da renda líquida (quando já tirou previdência, receita e outros gastos com o governo) é um valor usado como padrão pelos economistas para proporcionar a poupança do dinheiro. Por exemplo, se você ganha R$ 1000 líquidos por mês, R$ 100 deve ir para a poupança e o melhor é que isso seja feito assim que você receber o seu pagamento mensal.

Saiba como ter a sua independência financeira

Tenha sempre uma reserva para emergências

É também conhecido como Capital Financeiro Mínimo de Sobrevivência. É aquele dinheiro que todos nós precisamos ter caso ocorra um desemprego, por exemplo. Se você fica desempregado, cheio de dívidas com o cartão de crédito e ainda sem nenhum dinheiro extra, a sua vida financeira ficará bastante comprometida. Para saber a quantia certa para guardar você deve multiplicar o seu gasto mensal por 6 vezes.

Tudo depende de como você vê o dinheiro

O dinheiro pode ter vários significados para a sua vida: pode ser status, trazer prazer, não apenas material, como também psicológico, pode dar sensação de conforto, segurança e estabilidade. De qualquer forma, você precisa gerenciar os seus gastos. Hoje isso é até fácil com os mais variados aplicativos que temos no mercado e muitos gratuitos. Anote tudo para saber exatamente com o que você está gastando todos os meses e como pode reduzir esses gastos para poupar mais.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta