NadaFrágil.com.br

Saiba tudo sobre organização pessoal no trabalho


Milena Costa

Muitas vezes nossa produtividade no trabalho é minada pela falta de organização pessoal. E a única pessoa que pode consertar esse problema é você mesmo, afinal, organização é totalmente importante em qualquer âmbito das nossas vidas.

Nesse artigo você aprende o quanto a organização pessoal no trabalho pode te ajudar. E assim se tornar mais organizado e produtivo no trabalho, alcançando melhores resultados e até mesmo aquela promoção que você tanto queria e merece.

organização pessoal

Tenha uma agenda

Muitas pessoas se dão melhor com aplicativos do que agendas, nesses tempos modernos. Mas para muitos organização pessoal só é possível com um caderninho e agenda. Escolha o que é melhor para você, o que te deixa mais confortável e o que você sente que consegue se organizar melhor.

Essa agenda ou aplicativo deve marcar suas atividades diárias. Reuniões, obrigações, dias livres e ocupados. Nela deve ter espaço para guardar ideias, problemas a resolver e tudo relacionado ao trabalho. Da forma mais organizada possível.

organização pessoal

Elimine o desnecessário

Algumas pessoas são organizadas por natureza, outras não, e acabam acumulando coisas desnecessárias. Sabe aquela caneta que não funcionando caderninho de anotações do ano passado, ou objetos desnecessários que ocupam muito espaço? Se livre de tudo isso.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ser mais produtivo na vida e no trabalho

Sobre eliminar o desnecessário, não é apenas coisas materiais. Você precisa eliminar aquele hábito de perder várias horas conversando na copa. O tempo que você gasta olhando seu feed das redes sociais durante o trabalho. Deixe isso para outro momento.

Tenha horários para as suas atividades

organização pessoal

Quanto melhor você divide seu tempo, melhor você consegue executar as suas tarefas no trabalho. Tenha horários, separe o tempo de ler e responder e-mails, o horário de ligar para clientes ou fornecedores, o momento de fazer um relatório.

Quanto melhor você dividir seu tempo, mais organizado você será. No dia anterior, todos os dias, escreva o que você fará no dia seguinte. Com o tempo vai virar rotina, e vai sobrar até mais tempo para você.

Limpe sua mesa

organização pessoal


Já falamos antes de eliminar o desnecessário, mas a mesa merece foco, afinal muitas pessoas tem apenas uma mesa de trabalho no qual passam muito tempo. Se você tiver muitas coisas nela vai se distrair e provavelmente atrasar seu trabalho.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre o que levar na bolsa no dia a dia

Limpe sua mesa e deixe apenas o necessário, de repente um objeto de decoração. Mas deixe seu espaço fácil de trabalhar. Quando as pessoas acumulam muitos papeis ou outras coisas elas acabam se atrapalhando.

Tenha um local de trabalho funcional

organização pessoal


Se você tem uma sala, muitas pastas de relatórios, processos ou outras coisas. O ideal é deixar tudo muito funcional e fácil de achar. Assim tempo é economizado e facilita seu trabalho no dia a dia.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como melhorar seu currículo com cursos online

Separe livros por temática e papelada e documentos por assunto ou data. Da melhor forma para você, dependendo da quantidade. Assim você encontra tudo rapidinho e não se complica no dia a dia para realizar suas atividades.

Tenha tempo para descansar

organização pessoal

Se você não descansar sua organização pessoal vai por água a baixo, acontece que não tem como fazer tudo isso o tempo todo. Então, ao invés de passar horas na copa jogando conversa fora, vá dar uma volta no departamento, tomar um cafezinho e faça uma ginástica laboral.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a importância da reserva de emergência e como montar a sua

Tudo isso com moderação, no fim do dia você vai estar orgulhoso da sua organização pessoal e de como isso gerou produtividade. E o melhor, provavelmente vai estar menos cansado do que quando fazia seu trabalho sem essas dicas.

Torne boas atitudes um hábito

Não apenas as dicas que você leu aqui, mas todas as atitudes que você sente que te fazem bem. Como fazer exercícios, comer melhor, ler mais. Faça de tudo o que te faz sentir bem um hábito e trabalhar será ainda mais fácil, pois nos momentos de folga você terá momentos de prazer.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *