NadaFrágil.com.br

Sinais de que seu casamento pode estar em crise


Eliana Lee

O casamento em si pode não ser algo muito fácil de lidar. As cobranças do dia a dia, a falta de consenso para decisões e até mesmo a ausência de sincronia de horários podem desgastar a relação. E muitas vezes não percebemos que podemos estar “matando” o compromisso assumido a dois, com atitudes ou palavras.

É absolutamente normal discordar algumas vezes, discutir ou passar por fases difíceis. Isso faz parte de toda relação. O que não é legal é quando essas “fases” duram mais do que deveriam, fazendo com que um dos dois ou mesmo ambos sintam-se infelizes, levando o casal a entrar em crise ou até se separar.

Fique atenta a alguns sinais de que as coisas podem não estar indo muito bem e saiba como evitar que a temida crise chegue até vocês dois.

casal em crise

O assunto acabou

Morar com alguém é, antes de tudo, um exercício constante de diálogo. Se não houver comunicação efetiva entre os dois, as coisas acabam esfriando mesmo. Porém, se você perceber que a rotina ou que com o passar do tempo vocês não têm mais nenhum tipo de assunto para conversar, é bom ficar alerta: ter coisas em comum pode não ser o principal motivo para unir pessoas, mas é sim, um dos mais importantes. Nada mais chato do que não compartilhar nenhum tipo de gosto ou opinião. Se antes vocês costumavam rir e discutir sobre diversos tópicos e agora o silêncio reina absoluto na casa, com cada um fazendo uma coisa diferente o tempo todo, é hora de chacoalhar a relação e colocar o papo em dia.

Casal

O que fazer: saibam compartilhar seus sentimentos e sensações, e aprendam a ouvir também. Encontrar um equilíbrio é fundamental para que os dois sintam-se parte importante da relação. Aproveite também para fazer programas amenos e divertidos: sair para jantar ou ir a o cinema pode inspirar vocês.

A confiança não é a mesma

Se vocês passam o tempo todo desconfiando um do outro ou estão sempre procurando justificativas ou situações para discutir, claramente algo não vai bem. A confiança é fundamental para uma boa relação – tanto de amizade quanto num casamento. Se não houver esse tipo de sentimento, é muito provável que seu casamento não acabe resistindo. Afinal de contas nada mais chato do que ouvir cobranças todos os dias.

Casal

O que fazer: se houve no passado, algum motivo que gere desconfiança, mas isso já foi superado pelo casal, não fiquem remoendo esse evento.Siga a máxima que diz que “o que passou, passou” e encarem a nova chance que sua relação ganhou. Entretanto, se não há nenhum motivo para cobranças, ciúmes exagerados ou discussões, vale a pena conversar abertamente sobre isso e simplesmente evitar qualquer tipo de atrito. Faça um exame minucioso de sua relação: se está tudo bem e nenhum dos dois deu motivos para neuras, aproveitem a vida ao invés de ficarem procurando motivos para brigar. Certo?

Segredos

Em um casamento, segredos podem ser tão prejudiciais quanto mentiras. A honestidade deve estar presente a todo momento na vida de vocês e se um dos dois está escondendo algo, é hora de pensar o que pode estar acontecendo com a relação para que isso esteja acontecendo.

Casal

O que fazer: reflita o que pode estar errado e o porquê de você estar evitando certos assuntos ou contar determinadas coisas a seu parceiro. Fique alerta para que esse tipo de segredo não se torne um problema maior no futuro, colocando o casamento em risco.

Falta Intimidade

A vida sexual não está legal? Sinal de alerta máximo. Se um dos dois está sempre procurando desculpas para evitar qualquer tipo de intimidade, algo pode estar errado. Obviamente, há fases em que o sexo diminui devido a fatores externos: uma jornada de trabalho exaustiva e a chegada dos filhos, por exemplo, são motivos normais e comuns, que podem sim mexer na vida sexual do casal. Entretanto, se não há nenhuma explicação “lógica” para o problema, vale a pena tentar descobrir o que está havendo.

Casal em crise

O que fazer: contato físico é super importante. Se é você quem não está se sentindo bem, converse com seu parceiro ou alguma pessoa muito amiga e tente descobrir entender o que está sentindo. Pode ser apenas uma fase. Se é ele que não se mostra mais interessado, o diálogo também é válido. Procurem também marcar algum programa a dois, só vocês, uma ou duas vezes por mês e sejam criativos, surpreendendo-se em meio à rotina. Palavras de carinho, mensagens e e-mails inesperados, uma roupa nova… tudo é válido na hora de estimular de novo o carinho entre vocês. Boa sorte!

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “Sinais de que seu casamento pode estar em crise”

  1. celia disse:

    Lindas palavras.. tenho q fazer isso com meu casamento.. não sinto vontade de ter relação sexual com meu meu marido.. mais ñ é pq tenho interesse em outra pessoa, isso nem me passa pela cabeça. é simplesmente vontade que ñ tenho, principalmente depois que comecei a tomar uns remédios pra hormônios e tomo tbem anti depressivos. depois disso percebi que ouve uma mudança brusca no meu desempenho sexual.. e meu marido reclama muito disso, me sinto muito culpada, ele é um homem maravilhoso, carinhoso, me ajuda nas tarefas de casa.. mais isso está nos causando mau está, o q faço?

Deixe uma resposta