NadaFrágil.com.br

Síndrome do Intestino Irritável: você sabe o que é?


Fabíola Cunha

Não há nada mais frustrante do que querer ir ao banheiro e não conseguir e querer parar de ir ao banheiro e não poder. Constipação e diarreia são sintomas de diversos problemas ou apenas acontecimentos isolados que vão uma hora ou outra incomodar você de forma passageira.

Síndrome do Intestino Irritável

Mas se essas condições começam a aparecer um pouco demais em sua vida, talvez seja a hora de procurar um médico e perguntar sobre a Síndrome do Intestino Irritável (SII).

A SII é uma doença crônica que afeta a habilidade do sistema digestivo de realizar suas funções adequadamente. A mais comum é a que provoca constipação, mas há aquela que provoca diarreia. Ela é uma dessas doenças para as quais a causa específica ainda não é conhecida, mas o que se sabe é que mulheres sofrem mais disso que homens.

Confira também nosso artigo sobre manchas vermelhas na pele.

Síndrome do Intestino Irritável

Um dos fatores que influenciam essa prevalência da doença no sexo feminino é que a pelvis tende a dar menos suporte ao intestino no corpo da mulher. Isso afeta a mobilidade do órgão e cesarianas e outras intervenções no baixo ventre só pioram a situação.

Dor, desconforto e constipação ou diarreia. Esses são os sintomas-chave da doença. A doença também está ligada à enxaquecas, fibromialgia e fadiga crônica. Os sintomas em quem tem SII são mais intensos do que em pessoas que têm constipação crônica, mas por outros motivos, por exemplo.

Síndrome do Intestino Irritável

  • Mais de 3 dias de dor ou desconforto abdominal por mês nos últimos três meses;
  • Constipação ou diarreia frequentes;
  • Melhora imediata dos sintomas assim que se vai ao banheiro.

Além desses três itens, indicativos fortes de SII são febre, sangue nas fezes, perda de peso inexplicável, mudanças abruptas nos hábitos intestinais.

O que fazer?

Sem remédio específico, a Síndrome do Intestino Irritável é administrada durante a vida com mudanças de hábitos alimentares, prática de exercícios físicos, aumento da ingestão de água, frutas e vegetais.

Síndrome do Intestino Irritável

Mas atenção, alguns alimentos, mesmo que sejam classificados como saudáveis, podem ser a pior escolha para seu intestino. Alguns alimentos tem muitos oligossacarídeos, dissacarídeos e monossacarídeos fermentáveis, que são mal absorvidos no intestino delgado, então a ingestão de alimentos que têm poucos desses componentes fermentáveis são indicados para balancear a quantidade de água que vai para o intestino. Bananas, blueberries, cenouras, pepinos, aveia e carne de frango e peru são indicados para melhorar o equilíbrio nesses casos.

De qualquer forma, tendo Síndrome do Intestino Irritável ou não, você pode conquistar melhoras significativas mudando os hábitos alimentares e comportamentais (mais fibras, mais água, por exemplo). Nada de medicamentos fortes ou cirurgias. Visitas ao gastroenterologista são muito indicadas tanto para confirmar o diagnóstico quanto para acompanhar sua evolução.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *