NadaFrágil.com.br

Tatuagem – Tatuar ou não tatuar?


Amanda Brandão

As pessoas estão cada vez mais recorrendo às tatuagens, alguns fazem para embelezar, outras para pagar promessas e alguns fazem para homenagear alguém importante.

Muitos são os motivos que levam uma pessoa a se tatuar. Dizem que quando alguém se tatua pela primeira vez, fica viciado e depois não consegue mais parar, por isso é comum encontrar pessoas com o corpo coberto de tatuagens. Se é verdade ou não é você quem vai dizer. Fazer uma tatuagem é uma decisão que deve ser  analisada muito bem, afinal a tatuagem é para o resta da vida.

Aproveite para dar uma conferida no nosso artigo especial que fala sobre as melhores frases para tatuagens.

Tatuar ou nao tatuar

Significados e Sentimentos das Tatuagens

Antes de qualquer coisa, é preciso ter a certeza do desenho que quer ser tatuado, jamais faça uma tatuagem por modismo ou só porque sua amiga fez. Não se esqueça que será para sempre, quando você olhar para a tatuagem deve lhe dar vontade de sorrir e trazer recordações boas e bonitas.

Existe uma variedade enorme de desenhos para a tatuagem, você pode escolher uma imagem que goste ou então optar pelos desenhos disponíveis nos livros dos tatuadores. Para ajudar nessa difícil escolha, entenda os significados de alguns desenhos de tatuagem mais comuns.

Tatuagem – Tatuar ou não tatuar?

Anjo: proteção e orientação

Pássaro: liberdade, paz, longevidade, espiritualidade

Borboleta: metamorfose, fragilidade, beleza, alegria, liberdade

Cobra: charme, juventude

Golfinho: inteligência, divindade

Chamas: purificação, renascimento

Ferradura de cavalo: sorte

Lótus: pureza espiritual

Sereia: tentação

Lua: feminilidade, mudança

Sol: vida, nascer, renascer

Tatuagem – Tatuar ou não tatuar?

Espada: justiça, virtude, honestidade

Águia: É o símbolo da guerra e da estratégia. Para os índios americanos, a águia significa poder e sabedoria.

Âncora: A âncora é utilizada para proporcionar mais segurança ao navio, impedindo que ele fique a deriva.

Beija-Flor: Beija-flor tem como significado mensagem da cura, amor romântico, claridade, graça, sorte e suavidade.

Búfalo: Se começarmos a pensar o quanto era importante para os índios americanos uma manada de búfalos, podemos pensar que o búfalo representa a abundancia e a fartura para os dias de hoje e também para amanhã.

Tatuagem – Tatuar ou não tatuar?

Cavalo: Cavalo tem como significado poder interior, liberdade de espírito, força e clarividência.

Cruz: Normalmente a cruz tem um significado religioso, as tatuagens com o desenho de uma cruz representa na cultura pagã o equilíbrio das forças da natureza. Para os cristãos, a cruz representa o amor e o sacrifício por amor.

Coração: O significado da tatuagem de coração pode variar entre amor, paixão, amizade, religiosidade, misticismo ou mesmo decepção por amor ou alguma mágoa causada por um amor.

Coração com Punhal: Normalmente representa uma forte mágoa ou perda de alguma pessoa querida. O coração rachado é o símbolo claro de um amor que o magoa ou o traiu.

Tatuagem – Tatuar ou não tatuar?

Corrente: Quando as correntes se apresentam inteiras elas tem como significado os vínculos, seja com a família, amigos ou religião, mas pode ser também com as coisas materiais e psíquicas. Quando as correntes apresentam-se quebradas significam a liberdade de um determinado aprisionamento.

Dragão: Simboliza a nobreza, magia, transformação, perseverança, lealdade e imaginação. O dragão também tem como significado coragem, o dever e a honra. Os dragões representam os quatro elementos: ar, terra, fogo e água. O preto significa a nobreza e mistério; o vermelho, a energia; o marrom, a força; o laranja, a luxuria; o azul, a paz de espírito; o amarelo, a sabedoria.

Estrelas: A tatuagem de estrela tem um significado muito amplo e diversificado. Podem também representar sorte em forma de amuleto, podem simbolizar a estrela-guia que protege e conduz. A estrela também pode ter como significado conotação religiosa.

Tatuagem – Tatuar ou não tatuar?

Fadas: O significado da tatuagem de fadas é a personificação dos desejos humanos – símbolo da eterna juventude, desejo de manter-se criança. As fadas também são uma espécie de amuleto que protege o presente e o futuro.

Fênix: Tem como significado o renascimento.

Ossos: Os ossos representam o alicerce ou a base que os sustenta. Também costuma representar a resistência, a capacidade de suportar os fardos mais pesados que a vida é capaz de lhe proporcionar.

Tatuagem – Tatuar ou não tatuar?

Pássaros: Pássaros significam uma viagem espiritual, liberdade, a capacidade de deixar para trás uma situação ruim. Pássaros pretos ou negros significam o azar; amarelo significa sorte; vermelho significa a simbologia do sucesso; azul significa a enfermidade tanto física quanto espiritual; branco significa a paz.

Rosa: A rosa representa a paixão e a perfeição no romance – dedicada a Vênus, conhecida por ser a Deusa do amor. As rosas brancas tem como significado a pureza; a rosa vermelha significa a paixão; a rosa cor de rosa representa o amor saudável, idílico e puro; a rosa amarela significa amizade e a capacidade de comunicação; a rosa azul é o desejo de atingir o impossível – devido a sua raridade e a rosa dourada significa os sonhos.

Tatuagem – Tatuar ou não tatuar?

Tigre: Tem como significado a aproximação lenta, preparação cuidadosa e aproveitamento de oportunidade.

Touro: Simboliza o sagrado. O touro também pode representar o céu, a terra, a lua e o sol. É um símbolo da virilidade, da fertilidade, da potencia e da força, pode significar também o poder e a coragem.

Urso: Simboliza o homem selvagem, rude que não se apega as regras da civilização moderna.

Coruja: A coruja significa a sabedoria e a experiência. Na origem da cultura Grega, a coruja era considerado um pássaro sagrado que acompanhava a deusa Athena.

Caso você resolva fazer uma tatuagem, não deixe de conferir nosso artigo sobre Frases para Tatuagem.

Tatuagem – Tatuar ou não tatuar?

Ensaio Geral

Para ter a certeza de que você conseguirá ficar com a tatuagem até ficar velhinha, faça alguns testes prévios como, recorrer às tatuagens não permanentes ou então tatuagens de henna. Fique com essa tatuagem por alguns dias ou semanas para ver se você vai gostar da experiência de ter um desenho tatuado em seu corpo para sempre.

Tatuagem – Tatuar ou não tatuar?

Se você decidir que está preparada(o) para fazer a tatuagem então é hora de escolher o profissional. Converse com os seus amigos ou conhecidos que já possuem tatuagens e visite os estúdios para ver como é o ambiente, se tem higiene, se o profissional é capacitado, até mesmo para ele lhe ajudar a escolher o desenho, cores e tamanho da tatuagem.

Contra indicações da Tatuagem

As tatuagens não são recomendadas para quem tem diabetes, HIV, hemofilia, epilepsia, hepatite e pessoas que sofrem da falta de coagulação de sangue, problemas de pele como, herpes, fungos, psoríase e alergias.

Tatuagem – Tatuar ou não tatuar?

Se você não se enquadra nesse grupo então preste atenção em algumas dicas que deve ser tomada na hora de fazer sua tatuagem. Não consuma bebidas alcoólicas, nem bebidas com cafeínas, procure não comer na hora de se tatuar.

Fazer uma Tatuagem dói?

O equipamento utilizado para realizar uma tatuagem chama-se demógrafo, ele pode ser tanto elétrico como eletrônico, possui agulhas para espalhar a tinta e seus pigmentos que podem ser pretos ou coloridos. O equipamento permite que as agulhas entrem e saiam da pele de forma rápida e repetidamente. O processo é totalmente seguro, as agulhas são embaladas individualmente.

Tatuagem – Tatuar ou não tatuar?

Quanto à dor, todo mundo que já fez uma tatuagem garante que é uma dor suportável, dependendo da região onde será tatuada. Os locais com mais ossos podem parecer mais dolorosos e claro, dependendo da pessoa que pode ser mais ou menos sensível.

Resultado final

Dependendo do tamanho da tatuagem e da complexidade, o processo pode demorar cerca de 20 minutos ou mais de uma hora, muitas vezes terá que ser repartido em várias sessões. O período da cicatrização também é muito importante e os cuidados após a tatuagem incluem, aplicação diária de pomada que o tatuador irá recomendar, manter a tatuagem coberta durante os três primeiros dias, no banho deve ser utilizado sabonete neutro para retirar o excesso de pomada para ser aplicado uma nova camada de pomada.

É importante também evitar o sol, praia, piscinas e saunas durante um mês aproximadamente. Depois desse período você poderá exibi-la normalmente.

Facebook NadaFrágil.com.br

5 respostas para “Tatuagem – Tatuar ou não tatuar?”

  1. ana carolina disse:

    Bom eu ate concordo com a fala sobre a tatuagem mais
    O significa do e que e tipo nossa vida preto e branco
    E a tatuagem tira isso

  2. adjane disse:

    interessante

  3. Adrielli disse:

    eu não faria, acho bonito, mais é pecado então, eu agrado o meu senhor, e não critico quem faz, cada um tem a sua opnião.

  4. malu disse:

    Tenho uma tatoo uma borboleta e não fiquei viciada em tatoo não. Cuido muito bem dela, passo hidratante com filtro solar todos os dias. Como tive uma ótima cicatrização com duas semanas já estava comendo tudo e nem doeu tanto assim.

  5. Annie disse:

    Concordo com as orientações. são seguras. Mas falando como pessoa tatuada confirmo que algumas pessoas realmente se “viciam”..e isso só acontece quando vc fica tão feliz com sua tatuagem que quer repetir a dose mais e mais..eu creio qe não cobriria todo o corpo..mas parte de braços e pernas acho que sim, cada um tem seu gosto..eu vivo no meio de pessoas não-tatuadas que sempre olham com m misto de repreensão e admiração..não as culpo..é a cultura..os tempos mudarão isso..mas eu não os julgo mal.Como tb não dou bola para seus julgamentos.Tatuar é para sempre portanto é imperioso escolhas, debates com as pessoas que nos amam incondicionalmente, fazer impressões do tema, simulações, escolher o local se baseando no nível da dor de tal local, na pele como está se tem sinais, flacidez etc.E o Tema.Ah o Tema..ele será o tema da sua vida. Não escolha apressadamente. nem por impulso ou modismo, escolha aquele que lhe agradará mesmo daqui há cem anos.Se você olhar pra sua tattoo e se sentir feliz por tê-la..nunca vai querer sofrer as dores do laser.Vai preferir a dor das agulhas tatuadoras.

Deixe uma resposta