NadaFrágil.com.br

Tire suas dúvidas sobre exercícios físicos durante a gravidez


Calila Galvão

Aquela história de que a gestante deve ficar de repouso e não deve fazer esforço físico é coisa do passado. Muito pelo contrário! É justamente nesse período que a mulher não deve ficar parada porque o corpo sofre uma série de transformações como os pés inchados, uns quilos a mais, formação de estrias e outras dores como as de coluna.

Tire suas dúvidas sobre exercícios físicos durante a gravidez

O nosso corpo precisa se adaptar da melhor maneira a todas essas mudanças e uma boa forma de fazer isso de maneira saudável é praticando exercícios físicos. Quem pratica atividade física sabe bem as maravilhas que isso faz no corpo, reduzindo as dores e evitando a sensação de cansaço.

Saiba quais são os cuidados básicos durante a gravidez.

Apesar do exercício físico ser bom em qualquer momento da vida ainda surgem muitas dúvidas durante a gravidez. Qual a intensidade dos exercícios? Quantas vezes por semana posso praticar? Quantas horas por dia? Qual o risco para a mãe e para o bebê? Isso é realmente necessário? Veja todas essas respostas logo abaixo.

Mudanças que ocorrem no corpo da mulher

Primeiro trimestre

Os ligamentos e tendões estão mais frouxos e flexíveis o que pode aumentar a incidência de lesões articulares e musculoesqueléticas. Há um ganho de peso desde o início o que é saudável tanto para mãe quanto para o bebê desde que seja proporcional. Também há o aumento das mamas que já se preparam para armazenar o leite materno e também ficam mais sensíveis.

Tire suas dúvidas sobre exercícios físicos durante a gravidez

Começa uma maior frequência para urinar já que a bexiga começa a sentir a pressão do útero e também pode haver o incômodo da constipação. Nos primeiros meses ocorre uma alteração na pressão arterial fazendo com que ela fique mais baixa, causando tonturas e vertigens.

Descubra quais são os primeiros sintomas da gravidez e como identificá-los.

Segundo trimestre

O ganho de peso é mais perceptível e mãe pode ter algumas modificações na postura já que o peso das mamas e da barriga pode começar a incomodar. A retenção hídrica é maior e há modificações na pelve e no músculo reto abdominal para acomodar o bebê. É nesse período que a criança começa a se mexer.

Terceiro trimestre

Tire suas dúvidas sobre exercícios físicos durante a gravidez

O ganho de peso continua e é nesse período que a mãe sente maior incômodo. Dores e desconfortos na região lombar são mais frequentes devido ao aumento acentuado da barriga. As articulações ficam ainda mais frouxas e até a forma de andar se modifica. O diafragma, o músculo mais importante da respiração, começa a sofrer pressão e a respiração pode ficar mais complicada.

Quais os exercícios físicos mais indicados

As articulações estão mais frouxas e mais tendentes a sofrer lesões, portanto, manter um bom fortalecimento muscular desde o início da gestação é muito importante. Procure o tipo de atividade que mais lhe agrade e que também ajude a relaxar. Lembrando que a prática de exercícios deve ser liberada pelo médico.

Tire suas dúvidas sobre exercícios físicos durante a gravidez

É comum que as futuras mamães prefiram iniciar os exercícios no segundo trimestre quando a sonolência e o enjoo já passaram. Nesse período é muito importante iniciar o fortalecimento da região do core e também dos ombros.

Saiba os prós e contras de entrar numa academia só para mulheres.

Dicas importantes

Para as mulheres que já praticam atividades físicas, o melhor adaptá-las ao período gestacional. Já para as sedentárias e que estão iniciando os exercícios, o melhor é começar de forma bem leve. Importante lembrar que nenhum tipo de atividade física é aconselhável durante os 3 primeiros meses quando o risco de aborto é maior (até 12 semanas). Os melhores exercícios para gestantes são aqueles que fortalecem com o mínimo de impacto: Pilates, natação, hidroginástica e caminhada.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta