NadaFrágil.com.br

Travesseiros: Você sabe como escolher?


Li Arruda

Escolher travesseiro para dormirDepois de um longo dia de trabalho, nada melhor do que uma cama aconchegante, um cobertor quentinho e um travesseiro confortável. Quem não gosta?

Dormir bem é fundamental para que o corpo recupere as energias necessárias para voltar à rotina no dia seguinte, mas quando a noite é mal dormida não importa quantas horas de sono a pessoa teve, o corpo permanece cansado, fazendo com que a indisposição e o estresse acabem com o seu dia.

Há muitos fatores que podem prejudicar o sono, entre eles, a presença de luz ou ruídos no ambiente, a sensação de frio ou calor, um colchão desconfortável ou um travesseiro inadequado. Isso mesmo! O travesseiro tem um papel fundamental na qualidade do sono, por isso é importante saber qual o tipo ideal para uma noite tranquila e proveitosa. Você sabe como escolher?

Durma na posição certa

Antes de explorarmos os tópicos sobre travesseiros é preciso esclarecer uma coisa: o uso de um travesseiro adequado só é realmente eficiente se a posição em que a pessoa dorme for também adequada.

dormindo errado

Nada de dormir de bruços ou de costas, pois essas posições podem causar dores no pescoço ou na coluna. Embora algumas pessoas só consigam dormir em posições “erradas”, é aconselhável que haja mudança no hábito, pois com o passar do tempo, resultados desagradáveis, como problemas de coluna, poderão dar os primeiros sinais de existência.

A posição ideal para uma noite de sono sadia é aquela que permite que o corpo esteja alinhado ao pescoço. Neste caso, o recomendado é dormir de lado, com um travesseiro que apóie a cabeça e ocupe exatamente o espaço entre o ombro e o pescoço. Também é importante que os joelhos fiquem um pouco flexionados, e que haja um travesseiro entre eles. Essa posição possibilita o alinhamento da coluna.

posição certa para dormir

Qual a altura certa do Travesseiro?

Nem alto, nem baixo demais. O travesseiro precisa ter a altura certa para ocupar o espaço entre a cabeça e o ombro, deixando o pescoço alinhado ao restante do corpo. Para quem esperava ler sobre o melhor material para a fabricação do travesseiro ideal, uma boa notícia: a única coisa que realmente importa é que o tamanho do travesseiro seja proporcional ao seu tamanho, ou seja, que a altura do travesseiro seja a mesma do seu ombro.

É preciso ser firme!

Quando vamos escolher um travesseiro, a tendência é procurar pelos mais fofos. O problema é que, por ser muito mole, esse modelo não apóia a cabeça devidamente. Por outro lado, o exagero também não dá certo. Travesseiros muito rígidos deixam os músculos do pescoço tensos. Mais uma vez a regra do “nem mais, nem menos” se aplica aos travesseiros. O ideal mesmo é que eles sejam firmes e macios.

Tipos de travesseiros

Depois de entender a real função do travesseiro e de saber o tamanho certo, fica mais fácil escolher entre os vários tipos, fabricados com materiais diversos e em formatos diferentes. Conheça os principais:

  • Nasa (ou Viscoelástico): Produzido com tecnologia da Nasa, esse é um dos tipos mais confortáveis, pois além de não causar alergia, ele se adapta ao corpo sem pressionar a musculatura e ainda ativa a circulação sanguínea.

Travesseiro viscoelástico

  • Látex: Este material é retirado da seringueira, e sua vantagem é que por possuir uma espuma cheia de furos, permitindo uma maior ventilação, o travesseiro mantém uma temperatura mais agradável. Além disso, o material é antiácaro e antialérgico.

Travesseiro de látex

  • Molas: Como o próprio nome sugere, o travesseiro é feito com molas, por isso é bem resistente e não deforma ao longo do tempo, como acontece com os travesseiros comuns.

Travesseiro de molas

  • Fibra (ou pluma sintética de poliéster siliconada): O ponto negativo deste material é que ele gera um calor excessivo que resulta em reações alérgicas. A vantagem é que se trata de um travesseiro bastante flexível.

Travesseiro de fibra

  • Plumas e Penas: Sofisticados e fofinhos, os travesseiros feitos de plumas e penas de ganso se adequam à forma da cabeça, mas possuem uma desvantagem: não são firmes o suficiente para suportar a pressão da coluna.

Travesseiro de plumas

  • Travesseiro de corpo: Esse modelo foi produzido para garantir que a regra de posição certa para dormir seja cumprida. Ele possui um formato que facilita o alinhamento do corpo: pescoço alinhado ao corpo e coluna reta.

Travesseiro de corpo

Faça a sua escolha e tenha bons sonhos!

Facebook NadaFrágil.com.br

7 respostas para “Travesseiros: Você sabe como escolher?”

  1. Flavia Duarte Braga disse:

    Boa noite
    Onde posso encontrar o travesseiro de corpo igual da foto. Estou grávida de 3 meses e preciso de um desses para dormir.

  2. Judith disse:

    Eu tenho muita dificuldade para começar a dormir e até mesmo insônia. As vezes penso que é por que ou fica alto de mais ou muito baixo. Seria perfeito se tivesse um que se adequa ao tamanho da nossa cabeca rs.

  3. Gostaria de comprar dois travesseiros de corpo inteiro

  4. Travesseiros de corpo inteiro

  5. Maria Carmen disse:

    Olá, gostaria de comprar um travesseiro de corpo inteiro, como faço, obgd

  6. Silvia Barck disse:

    Incrível. É a melhor definição que encontrei para essa postagem.

    Tenho problema para dormir, e me disseram que um bom travesseiro poderia me ajudar. Fui em várias lojas e me deparei com vendedores totalmente despreparados. Estava cética em encontrar informações detalhadas, mas fui surpreendida ao chegar aqui e encontrar muito mais do que eu esperava.

    Muito obrigada e PARABÉNS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *