NadaFrágil.com.br

Veja Como Controlar as Emoções


Calila Galvão

Ê tarefa difícil não é mesmo gente? Controlar as nossas emoções é tão difícil quanto ver um pedaço de torta de chocolate com bastante recheio e não comer. Mas se você estiver de dieta, vai se arrepender de comer a torta no mesmo segundo após o último pedaço e vai se punir por ter cedido à tentação. Não apenas em relação à comida, mas a tudo em nossas vidas, é preciso ter um mínimo de controle para não estar sempre arrependida depois que cometer uma burrada. Pode ser bastante difícil tomar a decisão certa na hora, mas depois você se sentirá muito bem com você mesma. Seguir alguns passos para conseguir essa proeza pode ajudar a alcançar esse controle que tantos querem.

Respirando fundo

Controle a suas emoções

Realmente tem situações que nos tiram a paciência. Quanto mais nervosa ficamos, mas acelerada fica a respiração e uma grande quantidade de gás carbônico acaba se acumulando na corrente sanguínea. Isso é bastante prejudicial, pois deixa o nosso sangue mais ácido e todas as funções do nosso organismo, inclusive as vitais, precisam de um pH ideal. O que fazer? Quando perceber que está ficando ofegante, respire fundo, tente deixar a respiração o mais suave e profunda possível. Não apenas o pH vai entrar em equilíbrio, mas você também se sentirá mais calma, favorecendo o seu bem estar.

Relaxe os músculos

Controle a suas emoções

Nós vivemos sob constante pressão e a tensão muscular já é normal para muita gente. Muitos não conseguem se livrar dos terríveis pontos gatilhos que podem causar dor por todo o corpo por causa do alto nível de tensão nos músculos. Pagar uma sessão de massagem vale muito a pena, afinal de contas é o seu bem estar que está em jogo. Tem gente que pensa que é um desperdício de dinheiro, mas experimente primeiro. Você vai conseguir levar o seu dia de forma mais leve.

Faça tudo mais devagar

Controle a suas emoções

Acordar como se o mundo fosse acabar no segundo seguinte, vai estragar com o seu dia. Além disso, é provável que sua vida não seja muito bem aproveitada já que as horas vão passar despercebidas e quando menos imaginar, já é de noite e está na hora de dormir. Dê uma organizada na sua agenda, não tente fazer tudo de uma vez só colando mil compromissos para um único dia. Seu tempo não tem que ser só para o trabalho ou para a família, reserve algumas horas do dia só para você e todo o resto vai funcionar muito bem.

Seja organizada

Controle a suas emoções

Ter uma agenda na qual você organiza todos os seus compromissos pode reduzir e muito a ansiedade. Você saberá, assim que abri-la, tudo o que tem que ser feito naquele dia e quando acabar, poderá relaxar e já começar a anotar o que fará no próximo. Nunca deixe para fazer depois o que pode ser feito agora. Isso aumenta o nível de ansiedade e você pode ficar bastante arrependida. Quer um bom exemplo? Quem nunca deixou para pagar a conta no dia seguinte e bem na hora o sistema estava fora do ar? São essas situações imprevisíveis que podem deixar qualquer dia uma bagunça.

Sem pensamento pessimista

Controle a suas emoções

Pensamentos negativos nunca ajudaram ninguém a nada. Pensamentos ruins como “meu marido está me traindo?”, “será que serei demitida?” “e se eu não passar na prova?”. Para muitas culturas e religiões, pensamentos ruins atraem coisas ruins. Pelo sim ou pelo não, é melhor pensar de maneira motivadora, que tudo dará certo e que se você fará o seu melhor e se não for o bastante…paciência. Vai ver é porque não era para ser e, com certeza, algo muito melhor está a sua espera.

Tenha uma vida mais saudável

Controle a suas emoções

Se sentir feliz consigo é uma das melhores maneiras de controlar as emoções. Quando você se sente bem, orgulhosa de si, é muito difícil algo ou alguém conseguir tirar a sua paz. Isso não depende só de força de vontade. Existem fatores biológicos como neurotransmissores e hormônios que podem nos ajudar nessa empreitada. Portanto, fazer exercícios físicos, pelo menos 30 minutos por dia, tomar menos refrigerante, comer menos fritura, adicionar mais frutas e fibras ao cardápio, fará com que você se sinta melhor em relação a tudo que está a sua volta e vai melhorar o seu bem estar.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *