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Veja como se preparar para o Verão


Joyce Carla

O inverno está chegando ao fim. Faltam apenas três meses para a estação dos corpos sarados. Se você não está pronta para colocar o biquíni e desfilar pelas praias, calma! Ainda dá tempo. Aproveite a primavera para começar um plano de exercícios e de alimentação que vão te deixar com tudo em cima. Para quem trabalha o dia inteiro em frente ao computador, a tarefa é difícil, mas não é impossível. Organize a sua rotina para queimar mais calorias.

Uma vida saudável não acontece por acaso, é preciso esforço e dedicação. Antes de escolher uma atividade física, é preciso consultar um médico e fazer uma avaliação da saúde para saber quais são os exercícios recomendados para você e a frequência que eles devem ser praticados. Não é indicado fazer exercícios sem supervisão para não sofrer alguma lesão.

Corra atrás do prejuízo

VerãoA corrida é uma das atividades que mais queima caloria, em uma hora perde-se cerca de 600 calorias. O número de praticantes da corrida de rua tem aumentado no país também porque é um exercício barato, basta uma roupa leve e um tênis adequado. É preciso ter cuidado com o impacto no joelho e na coluna ao correr, por isso escolha um tênis com bons amortecedores. Além disso, é fácil incluir a corrida no seu dia a dia. Com ela você ainda melhora o condicionamento cardiorrespiratório, diminui o stress e a melhora autoestima.

Se você está há muito tempo sem se exercitar, comece de forma gradual com uma caminhada leve pela manhã de pelo menos meia hora. Isso já vai dar um grande empurrão no ânimo para o dia de trabalho. Outra opção, se você tiver mais tempo à noite, é fazer uma caminhada no fim do dia. Um exercício extra ajuda a ter um sono mais tranquilo à noite. Aproveite o passeio com o cachorro para fazer essa caminhada. O seu melhor amigo também vai adorar, e você vai queimar cerca de 150 calorias em meia hora.

Perca Peso Pulando Corda

Relembre-se da infância. Outro exercício democrático e que não requer muito investimento é pular corda. Basta a corda e você pode pular em qualquer lugar. Como essa é uma atividade muito intensa, faça algumas pausas. Além de queimar muitas calorias, você vai ganhar força muscular nas pernas e vai melhorar a coordenação motora, o condicionamento físico e a capacidade de equilíbrio. Fora isso, a única preocupação é para quem possui qualquer lesão que pode ser comprometida.

Pedalar é outra atividade que gasta muitas calorias e põe as pernas para trabalhar. Aproveita para passear em um parque com os filhos ou com amigos. Antes de colocar a bike na rua, não deixe de ajustar o banco de modo que você nunca estique completamente a perna. Assim, você se protege de um desgaste no joelho e na coluna. Malhar e se divertir ao mesmo tempo é possível também com a dança. Afaste o sofá, coloque uma música animada e mexa o corpo sem vergonha de ser feliz. Você pode perder cerca de 400 calorias em uma hora de dança.

Esportes campeões

Em várias cidades é possível praticar esportes em centros especializados sem gastar muito. É preciso ficar atenta à prática para evitar lesões. Muitos esportes têm contato físico com os oponentes, e isso pode colaborar para ganhar uns machucados de leve. Fora isso. São excelentes para queimar as gordurinhas. O futebol, paixão nacional, pode te deixar em forma em pouco tempo, pois o consumo de calorias é bem alto. Só é preciso tomar cuidado com os esbarrões e com as divididas. No mais, o condicionamento físico e as coxas torneadas fazem valer a pena participar das peladas.

Esportes em famíliaA natação é ótima para trabalhar grande parte dos músculos, já que exige tanto das pernas como dos braços. Também ajuda ao exercitar o abdome e as costas. Tenha cuidado com os choques térmicos, caso treine numa piscina aquecida. E não se esqueça de alongar bem antes e depois da natação para evitar cãibras. A hidroginástica não é bem um esporte, mas, como a natação, é uma atividade que melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade, além de ter menor impacto nas articulações.

Outros esportes bastante comuns em nosso país são: o vôlei, que ajuda a definir braços e abdome; o basquete, que trabalha braços e pernas, praticamente na mesma proporção; e o boxe, que tem atraído muitas mulheres que buscam no ringue um esporte que dê força aos músculos do braço sem ter que se matar levantando peso. Não se preocupe com machucar o rosto, os socos são feitos em sacos de areia ou em bonecos.

Dica: No site Grande Pexinxa você pode comprar e vender artigos esportivos.

Elimine as calorias no dia a dia

Além dos esportes e das atividades físicas específicas para se exercitar, há atividades que fazemos no dia a dia que ajudam a perder muitas calorias extras. Subir escadas é um desses exemplos. Se você trabalha ou mora no terceiro ou quarto andar de um prédio (até mais, dependendo da sua resistência) experimente abandonar o elevador e subir de escada. Você vai garantir coxas e um bumbum mais firmes. Veja outras atividades que você faz no dia a dia e que ajudam a diminuir a gordurinha:

Eliminando Calorias

  • Tirar pó dos móveis: queima cerca de 100 calorias a cada meia hora de limpeza;
  • Passar aspirador de pó em casa: consome cerca de 170 calorias em 30 minutos;
  • Fazer compras no supermercado: em meia hora, você perde cerca de 70 calorias;
  • Arrumar o guarda-roupas e experimentar as roupas: além de perder, pelo menos, 80 calorias, você ainda redescobre peças esquecidas e separa as que não for mais usar;
  • Brincar com as crianças: seja de esconder, de pegar, ou de amarelinha, você pode gastar até 150 calorias além de aproveitar mais o tempo com seus filhos;

Com essas dicas já é possível escolher a atividade que melhor combina com você e que melhor se encaixa na sua rotina. Comece aos poucos, você vai gostar dos resultados e seu corpo vai se acostumar tanto aos exercícios físicos que eles naturalmente começarão a fazer parte de sua vida. As atividades físicas são benéficas em todas as idades e geram grandes benefícios para a saúde.

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