NadaFrágil.com.br

Você conhece os tipos de açúcar e seus benefícios?


Fabíola Cunha

Açúcar faz mal. Açúcar é vilão das dietas. Essas e tantas outras afirmações sobre esse alimento devem ser levadas em consideração sim, mas o que deixamos de ver, muitas vezes, é o benefício contido em alguns dos tipos de açúcar disponíveis no mercado e como podemos adaptar o uso deles em nosso dia-a-dia sem prejudicar a saúde!

açúcar

Açúcar Refinado

açúcar

Branquinho, ele parece inofensivo, mas contém aditivos químicos como o enxofre, responsáveis pelo seu aspecto e coloração. É o mais comum e também o menos nutritivo, pois o processo de refinamento retira nutrientes e vitaminas naturais. Suas calorias são, portanto, vazias.

Aproveite e confira também nossas deliciosas receitas.

Açúcar Cristal

açúcar

Apesar de ser mais grosso que o refinado, tem quase o mesmo valor nutritivo, ou seja, próximo do zero. Passa por um processo menos agressivo de refinamento e perde 90% dos nutrientes. Por ser mais barato, é usado em larga escala na produção alimentícia.

Açúcar Orgânico

açúcar

Assim como muitos outros alimentos, o açúcar orgânico não recebe em nenhum ponto do processo de fabricação componentes químicos artificiais, como agrotóxicos (no cultivo da cana). Portanto, não é refinado, tendo grãos mais grossos e cor mais escura. As calorias estão todas lá, mas é um produto mais saudável e rico em nutrientes.

Açúcar Demerara

demerara

Apesar de ser purificado e refinado, ele não possui aditivos químicos e tem sabor mais suave que o mascavo, sendo também mais claro.

Açúcar Mascavo

açúcar

Sua cor e sabor lembram o de uma rapadura, o mascavo é obtido no cozimento, sem passar pelo processo de refinamento, conservando cálcio, ferro e sais minerais.

Todo tipo de açúcar, se consumido em excesso, vai fazer mal à saúde, aumentando as chances da pessoa desenvolver diabetes e obesidade, por exemplo, além de ser uma substância viciante. Mas ao invés de evitar completamente, conhecer melhor os benefícios de cada um dá a chance de se beneficiar com o tão criticado açúcar!

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *