NadaFrágil.com.br

Você sabe se proteger na internet?


Fabíola Cunha

Smartphones, tablets ou o bom e velho computador são itens que tornaram-se tão essenciais em nossas vidas quanto o chuveiro ou um fogão em nossas casas. O uso diário, constante e quase obrigatório dessa tecnologia tornou fácil dividir nossas vidas com o mundo.

internet

As redes sociais são sim formas bastante úteis de manter contato com amigos e familiares, dividindo momentos da sua vida. Mas será que essa facilidade não esconde armadilhas?

Com apenas alguns cliques, posts e mensagens, você pode entregar muita informação pessoal que comprometa sua privacidade e mesmo se colocar à mercê de roubo de identidade. Algumas ações simples são necessárias para controlar o que as pessoas são capazes de obter de você online:

A internet é permanente

internet

Tudo o que você coloca em um site, fica lá para sempre. Mesmo que você delete a conta, você não vai saber se alguém copiou ou “printou” seus textos ou fotos….

Aproveite e confira também nosso artigo sobre cursos de inglês na internet.

Seja seletivo

Você realmente sabe se o perfil que está tentando te adicionar é real? Para facilitar, apenas fique amiga de alguém online quando essa pessoa é sua amiga fora da rede.

Seja cautelosa com links

internet

Mesmo que pessoas confiáveis enviem links para páginas ou sites, tenha cuidado. Hackers procuram justamente esse tipo de confiança para lançar links que parecem ser inofensivos. Desconfie sempre da palavra “gratuito” ou ofertas em geral.

Conheça sua configuração de privacidade

Tire um tempo para entender como a rede social onde você tem conta protege suas informações e permite que você escolha quem vai ver o que você compartilha. Fotos de viagens, compras, imoveis, etc. devem ser vistas apenas por amigos e família.

Não revele informações pessoais

internet

Endereço residencial, telefone, documentos, número da conta bancária, etc. nunca devem ser informados em redes sociais. Desconfie da insistência de quem pede essas informações.

Encerrou, apagou

Feche as contas em redes sociais que você não usa mais. Não arrisque deixar informação nesses locais esquecidos, que você não frequenta mais. Feche as contas que você não usa e apague tudo o que puder de informação ali.

Desligue o GPS

internet

Se vai divulgar fotos online, desligue o GPS para que sua exata localização não se torne pública.

Gostou das dicas? Como você costuma proteger sua conta em redes sociais e suas informações pessoais? Deixe seu comentário abaixo!

 

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta