NadaFrágil.com.br

Yoga – Saiba Por Que Você Deve Praticá-la


Amanda Brandão

Atividade trazida da Índia que permite os praticantes despertar, descobrir e transformar o ser humano em todos os aspectos. A palavra Ioga ou Yoga significa atrelar, unir e juntar. Ou seja, seria a união do ser individual ao ser supremo.

A ioga é  conhecida por ser um conjunto de técnicas para o desenvolvimento da saúde física, mental e psíquica. Além disso, essa atividade ajuda a controlar o estresse e a aumentar o equilíbrio interior. A ioga é uma técnica indiana que une exercícios de relaxamento, controle respiratório e meditação – atividade que, até pouco tempo atrás, era muito usada no Ocidente.

Ioga

Recentemente ocorreu uma grande transformação na forma de como o Ocidente vê a ioga. Essa atividade se transformou em um poderoso auxiliar no tratamento de doenças, com eficácia comprovada por diversos estudos acadêmicos. Hoje em dia, tanto os adultos como as crianças estão tendo uma rotina de vida muito estressante, o que resulta em uma má alimentação, sono inadequado e por aí vai. Com isso, as pessoas acabam vivendo em um estado de tensão permanente que deixa o corpo mais vulnerável há diversas doenças.

É muito importante que as pessoas conheçam o seu próprio corpo e aprendam todos os mecanismos que ajudem a buscar um equilíbrio, e a ioga é um desses mecanismos, pois permite o autoconhecimento, ou seja, ensina as pessoas a se conhecer e ter responsabilidade sobre o seu corpo.

A ioga é uma atividade originária da Índia, ela não é nenhum tipo de terapia, nem religião e muito menos uma ciência médica. Mas, pode ajudar muitas pessoas a terem mais saúde e serem mais felizes. É claro que tudo isso vai depender do interesse pela ioga de cada um e da sua disposição de alcançar seus objetivos.

Além de trabalhar o corpo, a ioga alimenta o espírito com a riqueza de uma filosofia inspirada por mestres e sábios de muitas épocas. Abaixo alguns benefícios que a ioga pode oferecer aos praticantes:

Músculos Fortes

Engana-se quem pensa que a ioga é somente uma técnica de relaxamento, a atividade movimenta cada pedaço do nosso corpo. A ioga além de fortalecer, também alonga os músculos, proporcionando benefícios para o corpo como um todo.

Percepção do Corpo

A ioga é uma atividade poderosíssima para aumentar a consciência corporal, com a prática da ioga o praticante consegue detectar os sinais mais evidentes de tensão muscular, ou seja, o praticante consegue controlar melhorar as situações de estresse do que as outras. A pessoa passa a ter uma percepção maior da sua postura, o jeito como senta ou anda.

Emagrecendo com o Yoga

A ioga também ajuda a pessoa a se livrar de alguns quilinhos extras, mas é utilizada outra modalidade chamada de ioga Power. Essa técnica combina sequências de postura com respiração. Outra modalidade que ajuda a mandar embora alguns quilinhos extras é a ashtanga vinyasa ioga, essa técnica fixa movimentos com graus de maior dificuldade. A ioga praticada em aulas intensas consegue fazer uma pessoa perder até 600 calorias. A técnica trabalha a respiração do praticante, pois o controle da inspiração e expiração do ar ajuda a pessoa a diminuir a ansiedade que, consequentemente ajudará na vontade de comer besteiras.

Yoga ajuda na Menopausa?

Conhecida como iogaterapia hormonal é usada para as mulheres que sofrem com os incômodos dessa fase da vida, principalmente quando se depara com ondas de calor e perda de libido, sintomas mais comuns da menopausa. A postura utilizada na aula de ioga age diretamente sobre os ovários, hipófise, tireóide e nas glândulas suprarrenais, fazendo com que aumente os níveis de estrógeno e hormônio.

Integração Social

Segundo a filosofia da ioga, o nosso corpo possui sete pontos de energia, conhecidos também como “chacras”. Ou seja, os chacras se relacionam com os órgãos vitais, regem as emoções e fazem elo com o mundo sutil. Esses pontos quando estão enfraquecidos ou estão sendo muito estimulados, podem trazer diversos problemas emocionais e até mesmo doenças. Se os chacras das pessoas estiverem equilibrados por meio das aulas de ioga, elas se tornam mais eficientes na integração do corpo, da mente e do espírito.

Vida Longa

Segundo a filosofia da ioga, as pessoas que praticam a passagem do tempo não é medida em anos, e sim em inspirações e expirações realizadas ao longo da vida. Por isso, os exercícios respiratórios, chamados de pranaymas são tão fundamentais nas aulas, assim como a postura e a meditação.

Felicidade

Um dos principais objetivos da ioga é conseguir parar o fluxo dos pensamentos, fazendo com que o praticante fique focado somente no que é importante. Quando atingem esse estado, eles conseguem sentir uma sensação de felicidade indescritível, mesmo que seja somente por alguns segundos.

Mente

Durante a meditação nas aulas de ioga, o cérebro trabalha com mais tranquilidade e os ruídos dos pensamentos se tornam sutis. Quando ocorre um espaço entre um pensamento e outro o praticante chega a sua quietude. Ou seja, a mente se cala e o silêncio interno passa a ser um alimento para a alma do praticante.

Vida Tranquila

Quando nossa mente está tranquila, consequentemente o nosso astral eleva-se. Deixar a mente em paz libera uma substância chamada de endorfina, hormônio que atua no sistema nervoso central, aumentando a sensação de bem-estar do ser humano, deixando o dia-a-dia dessa pessoa mais feliz.

Coração em Paz

Todos nós sabemos que não é fácil manter nossa mente e coração em paz quando passamos por momentos de agitações. A prática da ioga não transforma a vida em um mar de rosas, mas é muito eficaz para enfrentar os momentos difíceis com mais tranquilidade, sem entrar no estado de stress.

 

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *