Escolher o buffet para casamento não costuma ser uma tarefa simples, pois a comida é um dos elementos principais da festa. Investir em um buffet de qualidade é importante para que você tenha segurança que seus convidados serão bem servidos.

É importante pesquisar pelo serviço de buffet para casamento com antecedência e ter bem definido qual o orçamento você dedicou para este fim. Selecionar a empresa que ficará responsável pelo menu do casamento requer atenção, por isso separamos dicas importantes para te ajudar a acertar nessa escolha!

buffet para casamento
Opções de canapés para buffet de casamento. Foto: Freepik

10 dicas de como escolher um buffet para casamento

Separamos abaixo dicas essenciais para te orientar a respeito de cada detalhe a ser relevado na hora da escolha do buffet para casamento. Tenha atenção a cada um deles e garanta uma boa escolha.

casal planejando orçamento
Casal avaliando papéis e fazendo contas. Foto: Freepik

Avalie o seu orçamento

Antes de mais nada, é preciso que você defina o orçamento que será dedicado para esse fim. O buffet para casamento costuma ser um dos itens mais onerosos na hora de planejar um casamento, pois envolve além da comida, uma equipe que fará todo o serviço. É importante ter em mente que este item corresponde a uma das maiores despesas comprometendo quase metade do orçamento total. Faça uma pesquisa cuidadosa pra tomar conhecimento da média dos preços praticados na cidade onde ocorrerá o casamento e selecione fornecedores que possam atender as suas possibilidades financeiras.

garçom servindo convidados
Convidados reunidos a mesa e sorrindo para garçom. foto: Freepik

Defina o tipo de serviço

Outro fator que irá influenciar diretamente na escolha do buffet para casamento é o tipo de serviço que você pretende oferecer aos convidados. Existem opções de brunch, jantar ou coquetel que se adequam a diferentes tipos de proposta de festa. Esse fator vai influenciar diretamente no orçamento, pois dependendo de qual deles você escolha, será mais ou menos oneroso.

chef de cozinha
Chef cozinhando alimentos de boa aparência e qualidade. Foto: Freepik

Não abra mão da qualidade da comida

A qualidade da comida é indispensável. Você deve ter em mente que os convidados irão degustar, durante toda a festa, diferentes tipos de comida e que elas precisam ser de boa qualidade. É importante saber a qualidade dos produtos que o buffet trabalha e ter atenção na hora de experimentar pelos pratos.

canapés bem elaborados
Prato de canapés com ótima apresentação visual. Foto: Freepik

Atenção a boa apresentação dos pratos

Além da qualidade da comida, é importante avaliar como ela é servida. A aparência é a primeira impressão que será deixada aos convidados, e por isso o buffet para casamento deve contar com uma boa técnica de apresentação, assim como no cuidado ao servir cada item. Desde a maneira de preparar os alimentos até a forma como serão dispostos em bandejas ou pratos, é importante conferir que tudo esteja bem apresentável.

casal brindando
Casal degustando pratos e brindando. Foto: Freepik

Não deixe de fazer uma degustação

A degustação é essencial para que você conheça melhor o buffet de casamento o qual está avaliando. É nesse momento que você vai poder conhecer quais são as opções de cardápio, como a comida é servida, o sabor e qualidade dos alimentos e como são feitas as apresentações de cada um deles. Aproveite esse momento para selecionar quais os pratos favoritos dos noivos e entender qual a dinâmica que o buffet segue na hora de servir além de perguntar a respeito das louças que serão usadas para cada um no dia.

bandeja com canapés variados
Opções de canapés variados. Foto: Freepik

Aposte na variedade do cardápio

Partindo do princípio que a sua lista de convidados será bem variada, reflita isso no cardápio. Defina junto ao buffet para casamento uma boa variedade de pratos para garantir que todos os convidados sejam servidos, desde as pessoas que são alérgicas a certos alimentos até as que não consomem carnes, por exemplo. Temos por hábito escolher os pratos que mais nos agradam, por isso o buffet poderá te orientar melhor a respeito.

mulheres conversando
Mulheres segurando papéis e tablet enquanto conversam. Foto: Freepik

Busque por indicações

É importante buscar indicações na hora da pesquisa de buffet para casamento. Seja de pessoas próximas ou conhecidos, busque referências. A internet conta com uma infinidade de ofertas desse tipo de serviço, mas por ser um ponto delicado, é bom receber indicações de quem já tenha contratado a empresa para saber suas percepções e até pegar referências de valores. Aproveite que você terá contato com uma série de fornecedores para os mais diversos itens que serão inclusos para a festa e pergunte a respeito.

mulher com notebook
Mulher lendo algo de curioso no notebook. Foto: Freepik

Avalie a reputação

Ao considerar uma opção de buffet para casamento preocupe-se sempre em avaliar a sua reputação. Busque por páginas em redes sociais, pesquise o site da empresa, faça uma busca no Reclame Aqui e entenda como os clientes avaliaram o serviço em cada tipo de evento e se tiveram algum tipo de má experiência. É importante saber desde os preparativos para a festa até a finalização do serviço no dia do evento.

mulher olhando calendário
Mulher analisando calendário preso a parede. Foto: Freepik

Pesquise e contrate com antecedência

Inicie a sua busca pelo buffet para casamento com antecedência, para que você conclua cada etapa sem pressa. Desde a pesquisa até a degustação, avalie cada ponto com calma e atenção para que a sua escolha seja consciente e não apressada. Busque conhecer pelo menos três opções de buffet para casamento para que você possa fazer um comparativo justo de serviço, preço e qualidade. A vantagem de contratar com antecedência não está somente na escolha do buffet para casamento, mas também na facilidade de pagamento. Como dissemos anteriormente, o serviço de alimentação de uma festa é dos itens mais onerosos da lista de casamento e por isso quanto mais tempo você tiver para pagar, melhor!

mãos sobre folhas de papel
Mão segurando caneta sobre folhas de papel. Foto: Freepik

Avalie o contrato e a idoneidade da empresa

Esse é um dos pontos mais críticos na hora de finalizar a contratação do buffet para casamento. Primeiramente, não proceda a nenhum pagamento antecipado sem estar munido de informações básicas da empresa como número do CNPJ, endereço comercial e nome dos sócios e responsáveis. Em seguida, exija um contrato de prestação de serviço e avalie cada cláusula para identificar quais são as responsabilidades de cada parte.

Fique atento a detalhes como procedimentos no caso de aumento no número de convidados, multas e condições para as mesmas e garanta que tudo o que foi acordado, desde o cardápio até a quantidade de garçons, esteja registrado no documento. O contrato é sua garantia de que o fornecedor cumprirá com tudo o que foi negociado, desde um item exclusivo até a forma de pagamento.

noivos comemorando com brinde
Noivos e amigos comemorando o casamento. Foto: Freepik

Apesar de ser um item preocupante, a escolha do buffet para casamento é um dos momentos mais agradáveis da organização. Você vai desfrutar de bons momentos na hora de fazer degustações e poderá sentir um gostinho de como será uma parte desse dia especial que está por vir!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui