10 Dicas para Tratar e Previnir a Acne

Você compra vários produtos (vários mesmo!), um para cada efeito que você deseja alcançar, seja para limpeza, hidratação ou maquiagem. Utiliza diariamente, semanalmente, faz verdadeiros rituais para alcançar a tão desejada pele perfeita.

Mas será que sua pele está mesmo saudável? Ou pontinhos negros ainda insistem em aparecer de vez em quando? E o aspecto pesado de cansaço após se maquiar? A Allure Magazine, dos Estados Unidos, listou dez mandamentos para ter sua pele limpa de verdade e banir de vez as imperfeições causadas pela acne, e a gente conta tudo para você agora.

Leia também nosso artigo sobre como acabar com as espinhas.

1. Lave o rosto

Segundo a dermatologista Zoe Draelos, da Duke University, a maquiagem que você usa pode até esconder as Cravos e Espinhasimperfeições, mas também espalha radicais livres por sua pele. O ideal é lavar o rosto pela manhã e a noite, com um sabonete líquido que contenha ácido salicílico. Outra dica importante é lavar o rosto também após a academia ou outras atividades físicas.

2. Não esprema cravos e espinhas

Tente resistir à tentação de espremer pontinhos e espinhas com as mãos. Você pode piorar a situação, tornando o local inflamado. Além de muito feio, é prejudicial para a sua pele, que pode não se recuperar mais no local, gerando as temidas cicatrizes.

3. E no caso de acne inflamada…

Desinfete a área inflamada com água mineral e depois aplique creme reparador e calmante específico para esse fim. Ele deve conter peróxido de benzoíla, que elimina as bactérias.

4. Aposte em produtos bons

Na hora de escolher uma linha de produtos para sua pele, lembre-se que os resultados não aparecerão de imediato. Em alguns casos, é necessário esperar de quatro a cinco semanas para começar a ver os resultados esperados. Não tenha pressa e faça o tratamento corretamente. Segundo David Bank, da Universidade de Columbia, se após a sexta semana de aplicação nada acontecer, aí sim é hora de procurar  o dermatologista.Cremes retinoides

  Fotos de cabelos curtos: mais de 50 imagens para se inspirar

 5. Cremes Retinoides

Cremes com retinoides (ou retinol) não são apenas para combater as rugas. Usados de maneira correta, podem ajudar a construir colágeno novo e proteger contra a acne. A noite, substitua seu creme noturno por algumas gotinhas de retinol (aplique na ponta dos dedos quantidades do tamanho de uma ervilha). Espalhe por todo o rosto. Comece aplicando apenas uma vez por semana – para não causar irritação.

6. Prevenção sempre

Quando aplicar seus produtos anti-acne, lembre-se de espalhar bem por todo o rosto, mesmo nas áreas não afetadas. Prevenir é a melhor chance de evitar que o problema apareça de maneira mais grave, ou infeccione.

7… mas nada de exageros!

Limpar além do necessário e utilizar produtos anti-acne em exagero pode ressecar ou ferir sua pele, além de não produzir o efeito esperado. Faça as aplicações conforme instruções do dermatologista e seguindo a ordem proposta pelos produtos que você adquiriu: na hora de aplicar, apenas algumas gotinhas e não a palma da mão cheia!

8. Aprenda a relaxar

Os hormônios do estresse podem fazer sua pele produzir mais oleosidade, bloqueando os poros e colaborando no aparecimento de espinhas e cravos. Tente relaxar sempre que possível e procure praticar atividades que sejam agradáveis para que sua pele também possa sentir os benefícios desse “descanso”. A dica é de Richard Fried, dermatologista e pesquisador da Pensilvânia.

9. Protetor solar é lei!

Proteja sua pele. Ponto. A acne pode tornar sua pele mais suscetível aos danos causados pelo sol, portanto o fator de proteção solar que você deve usar deve ser, no mínimo, 30.  Lembre-se de aplicar diariamente, mesmo quando o tempo estiver nublado. Na hora de escolher o produto, opte por formulas não comedogênicas, para não obstruir os poros.

  Granny Hair: a nova tendência

10. Trate cicatrizes

Mesmo quando a espinha some, as marquinhas podem continuar na sua pele. Utilize cremes de tratamento que tenham ácido salicílico e raiz licorice em suas fórmulas, principalmente na região em que ainda há pontinhos escuros.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui