NadaFrágil.com.br

Queda de cabelo: 10 mitos e verdades


Milena Costa

As pessoas acreditam em muitas coisas sobre queda de cabelo, e chegam a passar dias sem lavar na tentativa de reduzir a queda. Nesse artigo esclarecemos 10 mitos e verdades sobre a queda de cabelo.

Saiba o que você deve ou não fazer para reduzir a queda e deixar seus fios mais fortes, saudáveis e bonitos. Se você é daquelas que passa uma semana sem lavar o cabelo ou penteia o mínimo possível acreditando que ele vai cair menos assim. É importante você ler esse artigo.

queda de cabelo

Chapéu faz o cabelo cair

Mito! O cabelo não cai por você usar chapéu. Mas pode começar a ficar marcado e fragilizado se a pessoa usa chapéu todo dia o tempo todo. Então se você não o boné ou outro chapéu que aperta da cabeça nunca, é melhor parar.

Mas no geral usar chapéu não é um problema. Podendo na verdade ser muito útil em diversas situações, como para proteger o rosto e o cabelo na praia.

queda de cabelo

Lavar o cabelo todo dia faz a queda aumentar

Mito! E esse é um mito dos grandes. As pessoas normalmente acreditam que não devem lavar o cabelo todo dia. E podem até achar que devem lavar o mínimo possível. Daí passam 3 ou mais dias sem lavar. Isso é prejudicial ao couro cabeludo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre penteados para cabelos longos

Esse hábito aumenta a caspa, fecha os poros e deixa os cabelos mais fracos fazendo-o cair mais. Claro que quem tem cabelo tingido quer preservar a cor, pode lavar com menos frequência. Mas deixar o cabelo sempre limpo na verdade é uma ótima atitude para evitar a queda.

frizz

Se você quer lavar todo dia só precisa lembrar de deixar o cabelo secar bem antes de dormir. Isso serve para todos, nada de dormir ou prender cabelo molhado. Isso sim aumenta a queda, então não adianta nada reduzir as lavagens se você dorme com o cabelo úmido.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre maneiras fáceis de evitar o frizz

Alimentação influencia na queda

Verdade! Os cabelos absorvem os nutrientes que ingerimos, muito melhor até do que os produtos que usamos neles. Então se você quer cabelos fortes e bonitos vale a pena começar a se alimentar melhor.

Invista em uma boa alimentação e a sua queda de cabelo vai reduzir. Além de que você vai precisar gastar muito menos em salão de beleza.

mudar de hábitos

Estresse interfere na queda

Verdade! Nossos estados emocionais interferem na saúde dos nossos fios. Quem costuma ter muito estresse pode apresentar maior queda de cabelo. Se você mantem seu astral em alta pode ter cabelos mais saudáveis.

Claro que todo o resto também importa. Mas já foi comprovado por especialistas que pessoas com altos níveis de estresse podem perder mais cabelos do que pessoas mais tranquilas. Não dá pra largar o trabalho, faculdade ou filhos. Mas quem sabe ser adepta de algo que traga mais paz, como yoga ou outra atividade física pode ajudar. Tirar um tempinho só pra você também pode ajudar.

queda de cabelo

Química causa queda

Depende! É claro que química em excesso e no couro cabeludo, como alisamentos e descolorações pesadas podem fazer mal a saúde dos fios, causando até corte químico. Mas o uso de químicas em si não são a causa da queda de cabelos.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como cuidar do cabelo no verão e na praia

Se seu cabelo fica enfraquecido com muita química, e você ainda deixa ficar sujo por vários dias para manter a química. Não se alimenta bem e passa por estresse ou outras situações, então sim o cabelo pode apresentar maior queda. Mas isso se dá por vários fatores unidos.

queda de cabelo

Chapinha e secador causa queda

Depende! Assim como no caso da química, não é a chapinha e secador que faz o cabelo cair. Mas a união de vários fatores. Se você usa esses recursos com sensatez, sem exageros, sem puxar muito os fios, ou colar a chapinha ou secador no couro cabeludo, então não tem problema.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como montar seu cronograma capilar

Mas se você exagera, não usa protetores térmicos, puxa demais os fios e alia essa situação a outros fatores. Então sim, seus fios podem enfraquecer e apresentar maior queda de cabelos. Vale a pena usar com moderação.

queda de cabelo

Oleosidade aumenta a queda

Verdade! É a velha questão do deixar o cabelo sujo. Isso cria oleosidade e isso aumenta a queda. Usar condicionador no couro cabeludo também é ruim. O condicionador deve ser usado no comprimento do cabelo para fechar as cutículas abertas pelo shampoo.

Se você usa condicionador na raiz do cabelo, isso cria oleosidade e não deixa o cabelo respirar. Enfraquecendo e aumentando a queda de cabelo.

queda de cabelo

Prender o cabelo aumenta a queda

Depende! No geral não tem problema em prender o cabelo. Mas se você faz isso com muita força e puxando demais, então tem problema sim. Puxar muito os fios de fato enfraquece os cabelos aumentando a queda.

Quer prender o cabelo? Tudo bem, só não faça isso com muita força. Seja mais delicada com seus fios.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como manter cabelos tingidos bonitos e saudáveis

As estações interferem no cabelo

Verdade! No verão o cabelo costuma crescer mais tendo em vista que o sol estimula os hormônios e o crescimento. No inverno a caspa piora, pois o frio aumenta a descamação do couro cabeludo. No outono os fios que deveriam ter caído no verão e não caíram devido ao estímulo do sol, começam a cair dando a impressão de intensificação da queda de cabelo.

cuidar dos cabelos

Pentear muito faz o cabelo cair mais

Mito! Pentear o cabelo com grosseria faz sim o cabelo cair mais, isso porque você está basicamente arrancando seus fios. Mas pentear os cabelos com os devidos cuidados na verdade é bom para o crescimento do cabelo.

Pentear os fios com cuidado estimula a circulação sanguínea. Isso ajuda o cabelo a crescer mais. Portanto está liberado pentear os fios, desde que seja com cuidado. Vale ressaltar que ficar passando muito a mal nos fios aumenta a oleosidade, então, faça tudo com moderação.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.