Antigamente os provedores absolutos do lar eram os homens, poucas mulheres trabalhavam naquela época, apenas as viúvas ou solteiras. Elas tinham como missão cuidar dos filhos e da casa, o que por si só já é um baita trabalhão, mas de 1970 para cá este cenário mudou. Devido ao avanço industrial elas passaram a ter novas ocupações, com maior destaque e protagonismo, e surgiram muitas iniciativas para incentivar as mulheres a empreenderem.

De acordo com Krizia (Miss K), produtora executiva e apresentadora do Women Entrepreneurs HD Online Show, que já entrevistou muitas mulheres enquanto iniciavam seus negócios, a mulher começa a empreender por motivos diferentes dos homens.

“O dinheiro é uma razão importante tanto para homens quanto para mulheres, mas para as que eu entrevistei, não é um fator forte o suficiente para que elas iniciem um empreendimento que elas detestam e que seria administrado apenas pela compensação financeira. O dinheiro é o bônus que vem depois da paixão e da proposta”, diz Krizia.

mulher trabalhando com bebê no colo motivos que levam as mulheres a empreenderem
Mulher trabalhando com bebê no colo. Foto: Freepik.

Uma pesquisa desenvolvida pelo SEBRAE sobre o “Perfil da mulher empreendedora no Brasil” constatou que 66% das mulheres disseram trabalhar com o que gosta, enquanto 34% disse que empreender é realizar um sonho. Ter flexibilidade de horário fica com 52% das respostas e 40% da procura uma renda melhor do que trabalhando para outros.

A partir desta perspectiva podemos concluir que o empreendedorismo feminino vai muito além do lucro, é uma ferramenta de empoderamento. Hoje, as mulheres dominam uma série de competências e ocupam posições nunca antes imaginada, mas dentre as diversas motivações que levam as mulheres a empreenderem estão os negócios com toque caseiro, como criação de sabonetes e perfumes, produção de bolos e salgados, bordados, costuras e artesanato.

Top 10: Motivos que levam as mulheres a empreenderem
Um dos motivos que levam as mulheres a empreenderem é a paixão pelo que fazem. Foto: Freepik.

Principais motivos que levam as mulheres a empreenderem

  • Independência financeira

Ser independente financeiramente é um dos motivos que levam as mulheres a empreenderem, assim elas conseguem ter um orçamento equilibrado e reservas suficientes para viver delas se for o caso sem depender de um trabalho. O negócio próprio é a melhor maneira de alcançar esse planejamento. Mas se a grana é curta e a meta grande demais para o seu orçamento mensal, considere ter uma renda extra com atividades comuns como vender brigadeiro, hospedar cachorros enquanto os donos viajam ou ensinar algo que seja do seu domínio.

Veja algumas opções de renda extra na internet em 2021 aqui.

Trabalhar em tempo integral pode ser cansativo, mas ganhar a sua liberdade financeira é muito melhor!

  • Protagonismo feminino

Mesmo com o crescimento e evolução das mulheres no mercado de trabalho, elas ainda enfrentam muitas dificuldades para chegar a um cargo de liderança. Esse fator as desmotiva e leva as mulheres a empreenderem, cenário onde as expectativas são melhores. No entanto, para fazer isso bem, é preciso se qualificar, estar atenta às tendências e as oportunidades.

Use todas as artimanhas femininas apreciadas pelo mundo corporativo como: versatilidade, resiliência, capacidade de atuar de forma polivalente, sensibilidade, poder de conciliação para fazer acontecer.

Mulher ensinando pela internet motivos que levam mulheres a empreenderem
Ensinar pela internet é uma grande tendência do empreendedorismo feminino. Foto: Freepik.
  • Flexibilidade

O reconhecimento profissional é muito importante, mas ter a possibilidade de estar presente na vida dos filhos enquanto trabalha é impagável. Essa flexibilidade de horários é um dos principais motivos que levam as mulheres a empreenderem, já que 68% delas trabalham em casa.

Mesmo trabalhando em casa, não dispense uma rede de apoio para a divisão das tarefas domésticas, ou então verá seu desempenho e rentabilidade diminuir de forma significativa.

  • Trabalho com propósito

A maioria das mulheres escolhem seus empreendimentos por paixão ao que fazem, e querem sentir que estão de alguma forma fazendo a diferença e deixando um impacto positivo no mundo.

Elas querem algo que faça sentido, que tenha propósito e que traga, principalmente satisfação pessoal. Quando existe um propósito, uma motivação ou um sonho por trás da ação empreendedora, os resultados são perceptivelmente melhores. Dentre os motivos que levam as mulheres a empreenderem, este é o combustível necessário para não desistir ou desanimar nos momentos de dificuldade.

Mulher ensinando a filha a costurartrabalho com propósito motivos que levam as mulheres a empreenderem
Mãe ensinando a filha a costurar. Foto: Freepik.

Leia também: Tendências de Empreendimento para Mulheres em 2021

  • Criatividade

Embora o mundo corporativo dê o seu valor à profissionais criativos, a verdade é que a rotina maçante das empresas bloqueia a criatividade de qualquer pessoa. A não ser que você trabalhe no Google, ou em outra empresa que preze pela criatividade no dia a dia, claro!

A melhor forma de estimular a criatividade é superar a monotonia e experimentar coisas novas todos os dias. Assim como dormimos e nos alimentamos, precisamos treinar ser criativas. Como Mário Quintana dizia, “não é inspiração pura, é trabalho, não é só ficar esperando que o santo baixe, é preciso puxar o santo pelos pés e isso dá trabalho…”.

Entregue-se ao “ócio criativo” com mais frequência, a criatividade é um dos diferenciais que levam as mulheres a empreenderem.

pintar é um dos motivos que levam as mulheres a empreenderem
Mulher em um ateliê de pintura. Foto: Freepik.
  • Frustração no emprego e a maternidade

O ponto de partida que levam as mulheres a empreenderem muitas vezes é a frustração no emprego formal. Mas ainda falta coragem para tomar a iniciativa, pois é possível constatar, através de pesquisas, que as mulheres ingressam no mercado mais tarde do que os homens, e 75% das empreendedoras decidem empreender após a maternidade.

Avalie os pontos positivos e negativos antes de deixar o emprego para empreender, e tenha em mente que também vão existir desafios. Só para se ter uma ideia, mesmo tendo nível de escolaridade 16% superior aos homens, elas continuam ganhando 22% menos que os empresários segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

  • Violência doméstica

Quando uma mulher empreende, ela se torna dona do seu próprio dinheiro e assume as rédeas da própria história. Assim, ela tem mais chance de interromper ciclos de violência contra si e sua família.

  • Incentivos de sobra

Iniciativas como as do SEBRAE, estimulam mulheres a empreenderem e têm transformado positivamente o cenário do micro empreendedorismo no Brasil. Existem também grandes redes independentes dispostas a auxiliar quem pretende empreender. As dificuldades de como gerir o seu negócio podem ser minimizadas com os contatos certos.

reunião entre empreendedores motivos que levam as mulheres a empreenderem
Empreendedores celebrando o sucesso de seus negócios. Foto: Freepik.
  • Mercado de franquias

Você não precisa ter uma ideia inovadora para criar um negócio do zero, um dos motivos que levam as mulheres a empreenderem é se tornar uma franqueada.

As franquias geralmente oferecem todo o suporte quanto à definição de um plano de negócios e prestam o auxílio necessário para uma gestão eficiente. Acompanhe as tendências de mercado e invista em algo que faz sentido para você.

  • De geração para geração

Você pode até ter um emprego formal, mas se tem um empreendimento que vem sendo conservado pela sua família, ninguém melhor do que você para conservar o legado por gerações.

Todas as habilidades de que precisa para ser uma empreendedora de sucesso podem ser treinadas e aprendidas. Não é por acaso que empreendedoras estão sempre atualizando seus conhecimentos.

Mulher trabalhando no salão de cabelereiros motivos que levam as mulheres a empreenderem
Cabelereira fazendo escova em outra mulher. Foto: Freepik.

Está esperando o que?

Seja qual for o motivo que está te levando ao empreendedorismo, tome conhecimento do seu próprio potencial e do mercado em que atua, e não meça esforços para realizar o seu sonho de ter a sua própria empresa.

Se este post foi útil para você, compartilhe com outras pessoas e incentive outras mulheres a empreenderem também!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui