Reuniões online se tornaram uma realidade para muita gente na quarentena. Com isso, a grande dúvida é: como se vestir para encontrar seus colaboradores, colegas de trabalho ou clientes?

Parece estranho, mas pense que ao ligar a câmera você está entrando no seu ambiente de trabalho. Então busque se arrumar, principalmente se você está representando a empresa, e também claro, para se sentir plena e ter um dia produtivo.

São dicas bem fáceis para você se transformar rapidamente, mas antes entenda o porquê de tudo isso. Quando você pratica o autocuidado, o seu corpo e mente ficam felizes com isso e, a sua sanidade mental nesse momento desafiador, tende a melhorar fazendo com que você se sinta mais confiante. A sua autoestima fica mais elevada quando você está contente com a sua imagem.

Outro item importante é a sua presença profissional, que sim faz toda a diferença, quando você está minimamente arrumada para reuniões online.

Qual imagem que quer passar para as pessoas que estão do outro lado da câmera na chamada de vídeo?

Reunião online em empresa corporativa
Equipe corporativa em reunião online. Foto: Freepik.

Dicas para se sentir plena em reuniões online

Reuniões online #Dica1 – Vista-se para trabalhar, mesmo de home office

Tire o pijama e preste atenção no que realmente aparece no vídeo, normalmente o dorso. Elementos que deem um charme à região como decotes, golas, mangas, cores e estampas são bem-vindos, porém cuidado com muitos enfeites ou brilhos.

Vale seguir o dresscode de vestimentas que você usaria num dia normal de trabalho. Você não se apresenta com roupas amassadas ou manchadas, não é mesmo?

Se o ambiente pede algo mais formal, aposte em uma camisa social, blazer, blusa com decote careca para trazer mais credibilidade, ou ainda camisas com laço na frente, elas são perfeitas para demonstrar elegância.

E mesmo que o ambiente seja mais despojado, nada de barriga de fora, transparências exageradas, nem decotes profundos em reuniões online. Pode ser que venha a aparecer até a metade do corpo e aí, não vai pegar bem.

Cuidado com as t-shirts com frases, pois no vídeo sai ao contrário e pode causar algum ruído desnecessário.

Na dúvida, vista uma blusa básica branca ou preta e invista em um colar discreto para demonstrar personalidade.

Mulher com lenço estilosa em reunião online
Mulher estilosa com lenço no pescoço e blusa com cores suaves em uma chamada de vídeo. Foto: Freepik.
Reuniões online #Dica2 – Mantenha o foco

Caprichar nos acessórios pode simbolizar estilo mesmo à distância, apenas evite pulseiras e colares muito chamativos ou que façam barulho nas reuniões online. Lembre-se que o foco é a conversa e não os itens que você está usando.

mulher asiática em reunião online com roupa discreta
Mulher asiática com vestimenta discreta em frente ao computador com fone de ouvido. Foto: Freepik.
Reuniões online #Dica3 – Cuidado com a parte inferior

Tudo bem que em reuniões online nem sempre aparece a parte inferior, no entanto, evite saias curtas, shorts ou calça de moletom. Permaneça com algum calçado apresentável também, vai que você precisa se levantar para pegar alguma coisa no meio da reunião.

E se o enquadramento for mostrar suas mãos, para apresentação de algum produto por exemplo, vale manter as unhas sempre bonitas e apostar em anéis.

Reunião online chamada de vídeo home office
Mulher acenando para o computador em reunião online de home office. Foto: Freepik.
Reuniões online #Dica4 – Como estão seus cabelos?

Se olhe no espelho antes de iniciar reuniões online para verificar se está tudo em ordem com a sua imagem. Cabelos chamam atenção no vídeo e podem acabar com o seu visual.

Em dias de bad hair, aposte em uma pressilha, um rabo, uma tiara ou lenço para disfarçar. É importante analisar o contexto todo para transmitir a imagem adequada.

reunião online bad hair day mulher com lenço no cabelo
Mulher com cabelo preso e lenço para disfarçar o bad hair day em frente a tela do computador. Foto: Freepik.
Reuniões online #Dica5 – Local adequado

Escolha um ambiente da sua casa com fundo neutro e, que tenha boa iluminação. Cuidado para não deixar pilhas de roupas para passar ou a pia cheia de louças aparecendo, banheiro aberto, ou coisas do tipo. Ninguém precisa conhecer detalhes da sua intimidade.

Existe um recurso em algumas plataformas para desfocar o fundo, ou ainda que permite incluir algum plano de fundo fictício.

Crie um ambiente para as reuniões online com cara de trabalho, jamais faça uma chamada sentada no sofá da sala ou na cama e, peça aos outros integrantes da casa para não ser incomodada durante reunião online, se possível!

mulher com fones de ouvido em reunião online
Mulher com fone de ouvido com microfone em frente ao computador. Foto: Freepik.

E para finalizar, porém, não menos importante, siga a sua rotina de beleza normalmente!

Assim como falamos que é importante se vestir como se você estivesse no seu ambiente de trabalho, manter os cuidados com a pele são essenciais. O protetor solar protege da luz solar que passa por vidros e janelas, e também da luz azul emitida pelos eletrônicos que utilizamos em casa, como computador, tablets, smarthphones e TV´s responsáveis por causar o fotoenvelhecimento e manchas na pele.

Além disso, uma maquiagem leve para disfarçar manchas e imperfeições, com corretivo, blush, máscara de cílios e batom, não leva muito tempo e, faz toda a diferença no vídeo.

Portanto, para se arrumar, passar protetor e uma maquiagem leve antes de reuniões online, você precisa se planejar para não se atrasar.

Essas dicas foram pensadas para você se sentir bem com você mesma, que tal aplicar no seu dia a dia? Adapte ao seu estilo pessoal e arrase!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui