Com o ano novo chegando, as dicas financeiras para 2021 já estão aparecendo por aí. Ainda mais por considerarmos que 2020 foi um ano completamente atípico, o que nos deu margem para repensarmos nossos gastos e nosso equilíbrio financeiro, visando a saúde das nossas finanças.

Porém, da mesma forma, com a chegada do fim do ano novas dúvidas podem surgir. Além de ser o momento adequado para colocarmos em prática novas medidas que irão melhorar o nosso fluxo de ganhos e rendimentos no próximo ano. E para te ajudar quanto a isso, fizemos este guia de dicas financeiras para 2021, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vem com a gente!

Para ler mais tarde: Habilidades em alta no mercado de trabalho

5 dicas financeiras para 2021- Comece o ano novo da melhor forma

Veja as nossas 5 dicas financeiras para 2021 com muito mais gás e energia para enriquecer!

5 dicas financeiras para 2021
Mesa com porquinho e vidro com moedas espalhadas. Foto: Freepik

Dicas financeiras para 2021: 1- É hora de fazer um checkup profundo dos gastos e ganhos

O ano está acabando e este é o melhor momento para nos debruçarmos em uma espécie de “retrospectiva dos gastos”. É agora que poderemos compreender onde o nosso dinheiro foi mais investido e o que deixou a desejar ao longo do ano.

Leia também: Como atingir a independência financeira?

Para isso, o ideal é que você faça uma planilha detalhada, pelo menos dos gastos fixos mensais. Assim, você poderá ter uma visão ampla do que é essencial e do que pode ter sido “gastos além”.

E é justamente nestes gastos a mais que você irá se focar neste primeiro momento. É preciso observar em qual gargalo o seu dinheiro foi mais colocado, e quais efeitos determinado investimento lhe trouxe. Por exemplo, se você gastou muito com delivery, é hora de repensar esta atitude, não acha?

5 dicas financeiras para 2021
Mulher jovem segurando um cofrinho na mão. Foto: Freepik

Se você é do tipo da pessoa que não tem o costume de manter os gastos na ponta do lápis, este processo pode ser um pouco demorado. Porém, ele é essencial para que você tenha uma visão ampla de tudo que foi consumido ao longo do ano.

Leia também: Dicas para poupar e investir – Veja aqui

Uma dica que podemos lhe dar é você separar os gastos por “seções”, como lazer, alimentação, saúde e gastos fixos. Tudo isso deixará o seu “checkup” muito mais completo e interessante, e você terá uma visão melhor do que pode ter sido gasto além da conta.

Com isso posto em prática, você poderá seguir com essas dicas financeiras para 2021 e vamos para o seguinte passo.

Dicas financeiras para 2021: 2- Entenda tudo que pode ser remanejado para render mais e gastar menos

Depois de fazer toda a análise dos seus gastos, anotando-os em uma planilha ou até mesmo usando lápis e papel, é hora de avaliar tudo que poderá ser remanejado.

Aqui podemos incluir não somente o que foi gasto e pode ser “cortado”, mas sim, os tipos de investimentos que também foram acontecendo ao longo do ano, e quais deles renderam mais, ou menos.

5 dicas financeiras para 2021
Mulher enchendo pote de vidro com moedas. Foto: Freepik

Isso dará margem para que você transfira o seu dinheiro de investimentos não tão rentáveis e coloque-o em algo mais estratégico e efetivo.

O mesmo vale para todos os gastos. Por exemplo, se você possui muitos gastos com plataformas de streaming, porém, sabe que assiste mais uma delas do que as outras, cabe a você tomar a decisão de abrir mão desse excesso.

Assim, escolha o que é mais a sua cara e o que realmente faz parte da sua vida cotidiana e invista nesta alternativa. Com isso, será muito mais equilibrado e fácil manter as contas em dia.

Veja mais: 10 sites e apps que ajudam a economizar em viagens

Lembre-se de fazer um pente fino de gastos e cortar todos os excessos. Veja onde você pode ter perdido dinheiro por simples descuidos, como por exemplo, não ter o costume de fazer uma lista de supermercado.

Tudo isso deve ser feito com paciência e com o pé no chão. Ou seja, não adianta querer simplesmente cortar todo o lazer como se isso fosse algo extremamente supérfluo. Pois, no calor do momento de querer gastar menos, muitas pessoas acabam cortando o lazer pela raiz. Porém, isso pode custar a sua saúde mental e até mesmo o seu desempenho no trabalho, sabia?

Por conta desses fatores, crie um equilíbrio: para gastos, compras, lazer e, obviamente, investimentos, remanejando-os a partir das conclusões tiradas do checkup anterior.

5 dicas financeiras para 2021
Três montes de moedas empilhadas e no monte mais alto há uma plantinha. Foto: Freepik

Dicas financeiras para 2021: 3 – Estabeleça metas coerentes e defina um plano para chegar lá

Agora que você já tem um panorama aprofundado, já conseguiu cortar gastos excessivos e soube remanejar os seus investimentos de maneira coerente, é hora de traçar novos planos e metas.

Mas, o que considerar neste ponto? Bem, uma dica que podemos lhe dar é que você tenha sempre esclarecida quais são as suas fontes de renda atuais. Tendo-as em mente, você consegue criar objetivos para serem alcançados a partir delas, e também para serem alcançados com novas possibilidades.

Um exemplo: Se você gosta de trabalhar com revenda de produtos por catálogo, sabe que esta é uma ótima fonte de renda, correto? Entretanto, para 2021 você pode criar uma nova rotina de vendas e até mesmo novas formas de atrair clientes e assim vender mais, aumentando essa fonte de renda.

5 dicas financeiras para 2021
Mulher segurando um vidro com economias para viajar. Foto: Freepik

Da mesma forma, você pode pensar em criar uma nova renda para você, como por exemplo, trabalhando como secretária remota aos fins de semana. Assim, você cria mais uma fonte ativa para a sua vida, trazendo mais sustentação financeira para este ano que tenderá a ser novamente desafiador.

Leia também: Home Office: Dicas de decoração e organização para quem trabalha em casa

De todo modo, é importante criar metas para cada fonte, pensando estrategicamente em como pôr em prática tudo que será feito para chegar lá. Seguindo o nosso exemplo de revendedora, trace novas formas de abordar clientes nas redes sociais, por exemplo, e siga os passos para atingir este objetivo.

Dicas financeiras para 2021: 4 – Invista nas facilidades dos aplicativos e da tecnologia

Até aqui você já pôde ter dicas financeiras para 2021 começar de uma forma mais equilibrada e interessante. Entretanto, como manter tudo isso ao longo do ano?

Uma forma de garantir que você mantenha tudo dentro do esperado e não fuja das suas metas é usando a tecnologia. Você pode, por exemplo, apostar em aplicativos que são desenvolvidos para acompanhar todas as finanças de uma pessoa.

E quando falamos todas, nos referimos à todas de verdade. Pois sabemos que muita gente ainda não tem o costume de anotar pequenos gastos e consumos diários, sendo que eles, somados no longo prazo, podem ocasionar um efeito expressivo no dinheiro.

Mas, antes de qualquer coisa, não estamos falando que cortar o cafezinho é a solução. Mas sim, estar ciente de que ele acontece em tanto e tanto tempo, é importante seguir as dicas financeiras para 2021, sim para a sua saúde financeira.

5 dicas financeiras para 2021
Mulher focada enquanto toma café em frente ao computador. Foto: Freepik

Veja também: Marca pessoal: Fortaleça nas redes sociais

Por isso, os aplicativos de organização financeira podem ser uma boa pedida, especialmente para os desorganizados. Você poderá criar tags e etiquetas para os seus gastos, facilitando a visualização lá no fim de 2021, quando você rever estas dicas financeiras para 2021 e reelaborar as suas finanças.

Dicas financeiras para 2021: 5 – Comece a montar uma boa reserva de emergência

Com todas as dicas financeiras para 2021 já postas em prática, vale destacarmos uma das mais importantes: montar uma reserva de emergência.

Cremos que você já tenha ouvido essa dica inúmeras vezes, mas talvez não tenha dado a devida atenção. Porém, 2020 veio para nos mostrar que uma reserva financeira é muito mais valiosa e imprescindível do que pensamos e imaginamos. Por isso, fica de lição para as dicas financeiras para 2021: pensar nas adversidades e se preparar para elas.

Sendo assim, você precisa estar ciente de que a montagem da sua reserva de emergência não acontecerá da noite para o dia, tampouco de um mês para o outro. Especialmente se você ainda estiver com as contas apertadas e não conseguir guardar muito todos os meses.

5 dicas financeiras para 2021
Foco nas mãos fazendo anotações sobre finanças. Foto: Freepik

Porém, pense que cada R$10,00 que você guarda, são dez que você poderá usar em uma emergência lá na frente! E mesmo que pareça pouco agora, saiba que o poder do longo prazo é valioso, e lhe traz bons frutos, por isso essas dicas financeiras para 2021 são importantes.

Lembre-se que depende de você! E que o seu futuro está nas suas mãos. Acredite no seu potencial e na sua organização, e tenha um 2021 mais saudável financeiramente. Mantenha o foco e tenha um próspero ano novo!

Bons rendimentos!

Leia mais:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui