5 Dicas para manter a casa em ordem

Você precisa de dicas para manter a casa em ordem? Muita gente tende a separar um dia da semana para fazer toda a limpeza da casa. Ou tirar a noite para lavar toda a louça. Nesse artigo você confere 5 dicas bem simples para manter a casa em ordem.

Faxina

Assim vai ficar mais fácil de deixar tudo limpo e organizado. Além de evitar que você perca tempo e tenha muito mais trabalho. Por isso nesse artigo você aprende alguns hábitos que você pode incluir na sua vida e ficar mais tranquila quanto à limpeza da casa.

Distribuição de tarefas

Para começar é bom relembrar que já se foi o tempo em que a mulher deveria cuidar da casa. Hoje nós sabemos que homens e mulheres tem os mesmos afazeres e que você mulher, não precisa e não deve ficar exausta e se sujeitar a fazer todo o serviço pela família inteira.

Mãe e filha

Se você não mora sozinha e sim com um namorado, marido e/ou filhos. É preciso aprender a distribuir tarefas. Hoje nós trabalhamos, estudamos, temos nossas vidas e todos da casa devem colaborar. Esperamos que nossas leitoras sejam mulheres livres desse tipo de amarras.

Dicas para dividir as tarefas:

  • Crianças Pequenas

Se você tem filhos pequenos eles devem começar a aprender de cedo que ninguém tem que fazer tudo por ele. Comece ensinando o pequeno que ele deve guardar os brinquedos. Com 4 anos as crianças já começam a aprender sobre esse tipo de responsabilidade.

  • Crianças Maiores

Para as crianças maiores com pelo menos 10 anos, já dá para ensinar a lavar a louça que sujou. E pedir outras coisas pequenas como colocar água e comida para o bichinho da família ou tirar o lixo. Além de conseguir uma ajuda, você ainda ensina sobre responsabilidades e colaboração.

  • Adolescentes
  Dicas para decorar a sua festa junina

Além de pequenas tarefas como tirar o lixo e lavar a própria louça. Adolescentes também podem lavar a própria roupa e limpar o quarto. Isso não vai ser o fim do mundo e vai apenas tomar poucas horas semanalmente deles. Meninos e meninas devem aprender sobre esse tipo de responsabilidade e até um pouco de independência.

  • Outras pessoas

Para outros moradores da casa como um parente ou companheiro. O ideal é que as tarefas da casa sejam dividas igualitariamente com você. Exceto se a pessoa for um idoso ou doente que não tenha condições físicas de ajudar.

Limpeza leve

Ao longo da semana separe um dia ou outro para fazer uma limpeza leve na casa. Pode ser só varrer a casa superficialmente para tirar o excesso de pó. Na faxina geral semanal isso vai ajudar reduzindo o excesso de sujeira e deixando o seu trabalho mais fácil.

Limpeza leve

Para quem tem animais de estimação vale a pena fazer essa faxina de leve ao longo da semana. Pode ser a cada três dias. Apenas para tirar o excesso de pelos pela casa e evitar proliferação de parasitas. Pode ser passando um aspirador de pó se preferir.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 7 dicas para manter a área de serviço bonita e organizada

Dia da roupa suja

Não precisa lavar a roupa suja no mesmo dia que você faz a faxina geral da casa. Hoje em dia, com o milagre da máquina de lavar, você pode deixar a roupa na máquina enquanto vai trabalhar.

Você pode até mesmo ter cestos de roupas sujas que separem as roupas da forma que você prefere lavar. Assim vai ficar muito mais fácil de lavar as roupas e deixar a sua vida mais prática e tranquila.

  Produtos de cabelo para colocar na mala nesse final de ano

Vale a pena pedir para alguém que fique na casa para colocar a roupa na secadora ou no varal. Depois é só recolher e guardar quando você chegar do trabalho ou outra atividade que tenha precisado sair. Assim já tem uma tarefa a menos para o dia da faxina geral.

Banheiro

O banheiro também pode ser resolvido em um dia diferente para manter a casa em ordem. Isso por que banheiros são um pouco mais cansativos. Além de serem mais sujos, precisarem de produtos mais pesados e de um esfrega-esfrega aqui e ali.

Por isso fica mais fácil se você tirar uma horinha de um dia que esteja menos atarefada com outras coisas para faxinar o banheiro. Se você não morar sozinha vale a pena dar essa tarefa a outra pessoa que seja menos ocupada que você. Basta ensinar como fazer.

Uma boa ideia também é procurar produtos que facilitem a limpeza. Pode ser uma água sanitária mais potente para você não ficar um tempão esfregando o vaso. Um produto que limpe os azulejos mais rápido. Tudo pela praticidade.

Confira também nosso artigo sobre aromatizantes naturais para fazer em casa

Faxina geral

No fim tem a faxina geral. Aquele dia de varrer, espanar, passar pano e limpar cada móvel e decoração da casa. Seguindo todas as dicas para manter a casa em ordem que demos antes, esse dia será menos pesado.

Faxina geral

Consequentemente você vai conseguir deixar a casa em ordem e tudo limpo e organizado sem dispor de tanto esforço em apenas um dia. E também sem fazer tudo sozinha caso não more sozinha.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui