NadaFrágil.com.br

5 Técnicas para manter o foco nas suas atividades


Milena Costa

Manter o foco poder ser uma tarefa difícil para muita gente. Sabe aquele relatório que você precisa fazer hoje, ou aquela atividade importante da escola. Algumas pessoas tem muita dificuldade de manter o foco e pode ser falta de algumas técnicas para aprender a se concentrar melhor.

Vale lembrar que nem todo caso de falta de concentração pode ser resolvido com essas dicas. Já que muita gente possui transtornos que podem prejudicar suas habilidades de se concentrar. Por isso nada de preconceitos, se nada está dando certo com você, seu filho, ou alguém que você conhece, a visita ao médico é muito importante.

mudar de hábitos

Tire o tempo para bobagens

Nada de enxergar aquelas bobagens do cotidiano como inimigas. Claro que se você passar horas no celular não vai dar conta das suas atividades. Mas não precisa tentar banir essas coisas radicalmente.

Vale a pena separar um tempinho para fazer essas coisas. Se é ver uma série, checar as redes sociais, navegar na internet acompanhando algum famoso. Faça isso em 10 minutinhos antes de ir fazer a sua atividade. Assim você sabe que já fez o que queria e agora pode se concentrar na sua tarefa.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como mudar de hábitos de forma efetiva

Se afaste daquilo que desconcentra

manter o foco

Para muitas pessoas, muitas mesmo, o celular é o grande vilão. Com tantas coisas legais e recursos que eles possuem. As pessoas passam horas consumindo informações desnecessárias. Tente deixar o celular longe e no silencioso então.

Para manter o foco, é bom ficar longe de tudo aquilo que vai atrapalhar. Não é só o celular. Pode ser aquela pessoa que fica conversando com você. Ou qualquer outra distração. Tente deixar longe enquanto precisar direcionar atenção para uma tarefa importante.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre organização pessoal no trabalho

Tenha papel e caneta por perto

tomar decisões

Mulheres principalmente, que possuem diversas tarefas em casa e no trabalho, ficam com a cabeça cheia. Você lembra daquele item que precisa comprar. Da tarefa do filho que falta ajudar a fazer. Ou se preocupa com qualquer outra coisa da casa e do trabalho.

E aí manter o foco fica impossível. Mas é preciso lembrar que essas outras coisas você não vai poder fazer agora. Por isso é legal anotar em um papel e continuar fazendo a sua atividade. Assim seu cérebro pensa que aquela atividade já está anotada e não precisa ficar te lembrando.

Mas para isso dar certo é bom pegar o hábito de anotar e depois ir lá e fazer. Fazer e riscar aquilo da anotação. Assim você consegue ter mais foco no que precisa fazer, pois sabe que quando anota aquilo é resolvido. Vale a pena ter um caderninho para isso.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre ser multitarefa e saiba se é bom ou ruim

Desacelere

manter o foco

Com a correria do cotidiano, tantas coisas para fazer em tão pouco tempo. Se tem algo que nós fazemos é acelerar. E aceleramos mais e mais até não darmos conta de tudo. Estarmos exaustos e jamais conseguirmos manter o foco.

É muito importante ter atenção para o que você consegue fazer. Aceite que você é humana e que seu dia tem 24horas como o de todo mundo. Depois retire um tempo para você e para cuidar de si mesma.

Aceite que você vai fazer o que consegue fazer. Claro que boa organização e otimização do tempo ajuda a dar conta de tudo. Mas é preciso aceitar que você pode falhar e que às vezes não é possível dar conta de tantas coisas. Cuide mais do seu bem-estar mental e emocional.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como organizar a semana de uma forma produtiva

Lembre-se a razão dessa atividade

trabalhando

Às vezes um simples post-it no computador com uma frase motivadora já ajuda. Mas é bom também lembrar de conversar consigo mesma. Por que essa atividade é importante? Você precisa entrega-la hoje por causa da sua carreira, dos seus estudos? Isso é importante para você?

Diga a si mesma por que está fazendo aquela atividade e qual o motivo de ser importante manter o foco. Isso ajuda a entender o que nós precisamos fazer. Ver mais à frente, como aquilo feito será bom, ajuda a se concentrar mais em terminar a atividade da melhor forma possível.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.