No artigo de hoje vamos lhe ensinar 7 dicas de decoração para desestressar e ajudar a relaxar, sem ter que gastar grandes fortunas com isso.

Afinal, a nossa casa é o melhor espaço para pôr a nossa energia em dia, além de ser o local ideal para nos conectarmos com nós mesmos.

Por conta disso, pensar em uma decoração que priorize o nosso bem estar é de suma importância. E é sobre isso que trataremos no decorrer deste artigo.

Para ler mais tarde: Viver Mais E Melhor? Aprenda Com As Japonesas

7 Dicas de decoração para desestressar.

Abaixo você encontra 7 dicas de decoração para desestressar de uma maneira natural, apenas com alguns cuidados simples com a decoração de ambientes:

Deixe a sua casa sempre arejada e permita a entrada de luz

Um ambiente bem arejado é uma das melhores formas de desestressar e criar um espaço mais confortável. Tendo em vista que todo mundo fala que precisa de um “ar fresco”, quando se sente muito estressado, este tipo de cuidado com a sua casa poderá trazer bons efeitos.

Dicas de decoração para desestressar
Mulher se exercitando no meio de sua sala. Foto: Freepik

Para isso, você pode apostar em janelas mais amplas, ou procurar posicionar ventiladores nas entradas (janelas e portas). Assim você permite que todo o ar flua de uma maneira mais natural e confortável, gerando bem estar. Entretanto, lembre-se que em dias muito frios, você pode optar por isso, mas sem exageros.

Leia também: Como impedir a negatividade de estragar seu dia

Entre em contato com a natureza, sem sair de casa

A natureza é um dos melhores locais para que possamos se reconectar com nós mesmos, além de criar uma atmosfera muito mais aconchegante. Desse modo, uma das dicas de decoração para desestressar que mais surte efeito é, justamente, trazer a natureza para dentro de casa.

Para isso você deverá utilizar opções como folhagens, jardins verticais, jardins de inverno e muitas flores. Especialmente as flores poderão lhe ajudar na tarefa de deixar a casa mais bonita e receptiva, diluindo a sensação de estresse exacerbado.

Afinal, quem é que nunca observou uma florzinha e ficou pensando em coisas boas? Especialmente quando a mesma exala um bom perfume? Pense nisso!

Dicas de decoração para desestressar
Mulher de pé em sua cozinha. Foto: Freepik

Aposte em cores mais sóbrias e leves

As cores mais claras e sóbrias são sempre a melhor opção para não disparar mil e um pensamentos em nossa mente. Isso fará com que os pensamentos acelerados se concentrem em algo mais calmo, diminuindo a ansiedade e o estresse.

Leia mais: Estampas na decoração de casa: como combinar?

Para isso, aposte em opções como branco, cinza, tons terrosos, tons pastéis e até mesmo preto, desde que não exageradamente. Quando você se sentir sobrecarregado, vá até um ambiente com cores equilibradas e inspire o ar calmamente, observando os detalhes das cores leves.

Dicas de decoração para desestressar
Quarto com cores sóbrias. Foto: Freepik

Cuide bem da sua cama!

Uma coisa é certa: Uma noite bem dormida é capaz de curar muitos males que assombram a nossa saúde, incluindo o estresse e a ansiedade. Por isso, cuidar da sua cama é extremamente importante, e arriscamos dizer que é o ponto principal deste artigo.

Afinal, não adianta um ambiente preparado para o relaxamento, se na hora de dormir você não consegue ter uma boa noite de sono, não é mesmo?

Por isso, lembre-se de sempre investir em uma roupa de cama bonita, macia, cheirosa e bem cuidada. Além disso, arrume a sua cama todos os dias, para ter mais aconchego ao entrar no seu quarto. Você pode ainda combinar as cores da roupa de cama com as da cortina, deixando tudo ainda mais harmonioso.

Dicas de decoração para desestressar
Mulher feliz lendo livro sentada na sala. Foto: Freepik

Você poderá gostar de: Apneia do sono também é preocupação para mulheres

Use o cheirinho de limpeza ao seu favor

Sabe aquela sensação que sentimos depois de terminar a faxina? Pois é! Você pode senti-la por muito mais tempo, desde que use atributos para ter este efeito. Para isso, os aromatizantes podem ser uma ótima pedida.

Lembre-se de que as opções refrescantes, como eucalipto, dão sensação de limpeza, bem estar e renovam as nossas energias. Enquanto que opções como lavanda, já são mais calmantes e são ótimas para dormir.

Você pode ir intercalando os aromas, deixando a casa sempre no ponto ideal, de acordo com a rotina do seu dia a dia. Além disso, lembre-se que você pode usar os óleos essenciais para ter um efeito ainda mais duradouro, e que abarque outros benefícios para a saúde física e mental.

Mulher sentada no sofá lendo livro
Mulher sentada no sofá lendo livro – Foto: Freepik

Cuidado com os acúmulos

Ambientes com muitos objetos e bagunça são porta de entrada para o estresse e a ansiedade. Pois quem é que nunca se sentiu irritado ao ver um cômodo todo bagunçado?

Por isso, antes de encher qualquer espaço da sua casa com mil peças decorativas, analise o quanto isso pode ou não se transformar em uma poluição visual. Caso se torne, você poderá render dores de cabeça e dias de muito estresse e cansaço mental.

Veja mais: 6 Atitudes minimalistas para levar uma vida mais leve

Sendo assim, opte sempre pelo essencial. Use uma decoração que seja harmoniosa, leve e sem excessos. Transpareça a sua personalidade a partir de itens estratégicos, sem ter aquela necessidade de encher com mil e uma coisas.

Dicas de decoração para desestressar
Mulher acordando e se espreguiçando. Foto: Freepik

Crie um banheiro aconchegante

Você sabia que dentre todas as dicas de decoração para desestressar, a de ter um banheiro bonito é uma das mais importantes? Pois é!

Isso porque é neste espaço que podemos tomar um bom banho depois de um dia repleto de obrigações. Assim, se estivermos em um banheiro bagunçado, com peças quebradas, e ainda, sujo, não teremos um banho renovador. E isso pode custar o nosso bem estar e a sensação de limpeza.

Veja mais: Carpe Diem: Aprenda a aproveitar o seu dia

Portanto, cuidado com isso. Procure sempre por azulejos de qualidade, e um jogo de banheiro, com vaso e pia, que sejam limpos e bem cuidados. Além disso, os cuidados com a higienização do espaço também é importante.

Se você tem banheira, redobre os cuidados. Além de usar, inclusive, sais de banho, para relaxar ainda mais no fim do dia.

Dicas de decoração para desestressar
Mulher sentada na banheira, com diversas pétalas de flores sobre a água. Foto: Freepik

Sua saúde mental merece atenção

As dicas de decoração para desestressar e ajudar a relaxar nada mais são do que uma oportunidade de você cuidar mais da sua saúde mental.

Afinal, diante de dias corridos e rotinas que nos “engolem”, podemos acabar deixando de lado a oportunidade de cuidarmos de nossa mente. Por isso, pare sempre um tempinho por dia, para refletir, repor as energias, meditar, descansar… Estes pequenos cuidados pessoais poderão impactar o seu bem estar ao longo de todo o dia.

Não sobrecarregue a sua mente e o seu corpo, focando apenas nas obrigações e tarefas. Desacelerar faz parte do processo, e lhe impulsiona para cada vez mais longe, de uma maneira saudável.

Pense nisso!

Leia mais: Hobby: Como encontrar uma atividade que te faça feliz

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui