7 Dicas Para Ser Bem Sucedida na Carreira Profissional

O sucesso profissional é um desejo unânime quando se trata de pessoas. Isso não é diferente entre as mulheres. Principalmente quando, nas últimas décadas, são elas que ditam as regras em muitos âmbitos e já tomam conta de muito mais deveres que vão além do lar.

Quando paramos para pensar no lado profissional, é certo que o foco no trabalho precisa receber muita atenção e tanta dedicação quanto for possível se o desejo for alcançar o sucesso. Uma promoção não vem da noite para o dia para quem não se esforça. Então, mãos à obra. Hora de trilhar o “caminho” até o sucesso profissional.

Carreira Profissional

1. Visualize seu ponto de chegada

Quando se está no início da carreira é normal fantasiar com seu futuro. Imaginar como estará daqui a uma década, por exemplo, que faixa salarial deseja alcançar e que cargo pretende ocupar são pensamentos corriqueiros. Pouca gente, porém, dá a devida atenção a essas previsões iniciais. Seja por desânimo no meio do caminho ou por acomodação, muitas mulheres simplesmente “desistem” em determinado ponto de suas vidas e acabam perdendo aquela vontade do início de carreira. Não se deixe abalar. Leve em consideração seus planos e visualize-os como metas a serem alcançadas.

Na prática: É provável que aqui e ali você terá de fazer adaptações e correções, ou até mesmo recomeçar algum projeto; porém, lembre-se sempre do seu desejo inicial e corra novamente para alcançá-lo.

Carreira Profissional

2. Seja organizada

A regra de ouro para todo mundo sempre será organização e planejamento. Tenha uma rotina organizada. Isso inclui vários pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Anote todas as suas tarefas e priorize-as. Observe seus horários e mantenha sempre um ritual de anotar tudo. Tudo mesmo. Sua agenda pode ser comum ou até mesmo virtual, mas não abra mão de honrar seus compromissos. Todos eles.

  Digestão Perfeita: Você Sabe Comer Direito?

Na prática: Utilize a tecnologia a seu favor. Algumas plataformas e servidores de e-mail disponibilizam lembretes e calendários para eventos importantes. Adquira o hábito de organizar seu dia e evite tarefas postergadas para depois. Isso só sobrecarrega a você mesma.

Carreira Profissional

3. Networking

Carreira Profissional

Crie sua rede de contatos profissionais e faça bom uso dela. Isso significa não desprezar nenhum cartão de visita que receber nem perder a conexão com ex-colegas. Sempre que possível, mostre-se interessada em conversar e trocar experiências. Se você estiver presente, mesmo que através de uma rede social, na vida do outro, é muito provável que ele se lembre de você quando tiver de indicar alguém a determinado cargo.

Na prática: utilize as redes sociais para o bem. Mantenha seus sites/blogs atualizados e com conteúdo relevante. Produza um portfólio online com dados atualizados. Invista em cartões de visita modernos, que chamem a atenção de maneira positiva e inusitada.

Leia Também:

4. Mantenha-se atualizada

Mesmo que já esteja há muitos anos na mesma função, procure seu diferencial. Jamais permita que o passar do tempo roube de você sua praticidade e capacidade de se adaptar a novas situações. Leia muito. Adquira o gosto por ler livros que te interessem, artigos de Internet que sejam úteis, compartilhe notícias e participe de fóruns. Enriqueça seu intelecto e vocabulário de maneira prazerosa. Procure cursos relacionados a sua área, idiomas novos, especializações, workshops e viagens culturais sempre agregarão melhorias para você mesma. Por maior que seja o bem que isso trará ao seu ambiente de trabalho, lembre-se que a maior recompensa será sua.

  Saiba Tudo Sobre a Menopausa

Na prática: defina uma meta de leitura. Escolha um livro e leia-o até o fim, uma quantidade de páginas pré-determinadas por dia. Perceba que, com o passar do tempo estará lendo mais e mais, e com maior rapidez. Outra ação valiosa é configurar seu navegador para que a página inicial seja a de um site informativo importante. Mesmo quando tiver pouco tempo, leia todas as manchetes e mantenha-se a par do que acontece no mundo.

Carreira Profissional

5. Inspire-se em mulheres de sucesso

Procure histórias que valham a pena e inspire-se nelas. Há um incrível número de mulheres bem sucedidas em suas mais diversas áreas de trabalho que são mundialmente conhecidas por seus exemplos. Leia sobre suas vidas, pesquise suas ideias e guarde para você tudo o que sentir que também faz parte de sua identidade. Isso significa que você não precisa imitá-las, deixando de ser quem é. Na verdade, você utilizará o que também fizer parte de sua essência, buscando o sucesso que elas já alcançaram. Lembre-se de imprimir sua própria marca em tudo o que fizer e não perca sua ética ou compromisso com você mesma.

Na prática: Leia biografias e notícias sobre as pessoas que te interessam. Converse sobre elas e cite-as sempre que tiver oportunidade.

Carreira Profissional

6. Aprenda a solucionar problemas

Pode até não parecer, mas sua contribuição sempre será muito importante para sua carreira e vida profissional. Os criativos tendem a se destacar em seus âmbitos profissionais e serão sempre questionadas diante de uma situação. As pessoas aprenderão a ouvir o que você e a valorizar isso também.

Na prática: Observe tudo o que precisa ser melhorado. Encontre soluções práticas para você, para sua empresa, para sua casa. Anote tudo. Pratique sempre o hábito de pensar nas melhorias que deseja ver e como isso poderia ser feito. Com o tempo, esse exercício trará mais criatividade e capacidade de sugerir ótimas ideias no ambiente de trabalho.

  Mulheres Comandam 42% das Franquias no Brasil

Carreira Profissional

7. Mantenha a humildade

É muito fácil “perder-se de você mesma”. Altos salários, valorização profissional, sucesso comprovado, tudo isso enche os olhos de qualquer pessoa e podem fazê-la transformar-se em outra. Todas as vezes em que estiver em uma situação superiormente interessante à anterior, procure se lembrar e valorizar todo o seu esforço e dedicação para estar ali. Parece clichê, mas não perca sua boa vontade, sua capacidade de aprender e interagir, seu bom humor e sua disposição para conversar com as pessoas. Jamais se desligue de sua rede de contatos e procure sempre rodear-se de pessoas das quais realmente valha a pena ter a companhia. Mantenha o foco em sua felicidade, sempre; mas não se esqueça do mundo ao seu redor.

Na prática: sempre procure dar o melhor de si em tudo o que fizer, mas valorize todo o esforço que as outras pessoas também estão fazendo ao seu redor. Lembre-se: ninguém é uma ilha!

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui