O absorvente de pano vem sendo cada vez mais utilizado por mulheres que gostam de aderir a uma ideia mais sustentável e ecologicamente correta.
Pudera… Uma vez que sabemos que os absorventes descartáveis são extremamente prejudiciais para o planeta terra, nada melhor do que apostar em algo confortável, fácil de usar e que não prejudica o ambiente, certo?
Entretanto, sabemos também que ainda existem muitas dúvidas que “rondam” a mente das mulheres quando o assunto é usar um absorvente de tecido. E, por isso, fizemos este guia com 11 perguntas e respostas sobre o tema, para lhe ajudar a dar esse passo importante nos seus cuidados íntimos.
Vamos lá! 😉
- Dica: Se quiser a resposta para uma pergunta específica, use o nosso índice para encontrar as informações de que você precisa.

Índice
Como funciona absorvente de pano?
Basicamente, ele funciona de uma forma parecida com o absorvente descartável. Porém, ele não contém componentes químicos em sua estrutura, mas sim, apenas camadas de tecido específicas, que são impermeáveis. Assim, o absorvente de pano absorve o fluxo menstrual e “armazena” no seu interior, deixando-o ali enquanto você o usa.
Como consequência, ao invés de jogá-lo fora depois de usar, você apenas o deixará de molho para a decantação, higienizando-o e deixando-o secar em seguida. Falaremos sobre isso mais adiante.
Para ler mais tarde: O que é sexo casual? Quais cuidados tomar?
Quais os benefícios do absorvente de pano?
São diversos os benefícios que você pode explorar ao apostar em um absorvente de tecido. Veja alguns deles:
- Diminui as chances de assadura e alergias causadas pelo absorvente, uma vez que o ecológico não contém produtos químicos em sua composição, como perfumes ou outros.
- É mais confortável e não dá a sensação de “abafamento” na região íntima.
- Diminui as chances de causar mau odor, uma vez que as bactérias podem se proliferar com mais facilidade no absorvente descartável e, no de pano, você apenas poderá sentir cheiro de sangue, normal.

- Se você usar o absorvente adequado ao seu fluxo menstrual, as chances de vazamento diminuem consideravelmente.
- O absorvente não fica embolando conforme você movimenta o corpo.
- Você pode ajeitar o absorvente facilmente. Por exemplo, se você está caminhando e sentiu que ele está um pouquinho torto, basta ir a um lugar mais privado e puxá-lo pela pontinha para ajeitá-lo, afinal, ele não “gruda” na calcinha.
- O botão é extremamente firme e não vai deixar o absorvente abrir e escapar do lugar.
- Você pode se sentir muito mais confortável com o toque de algodão.
- Promove economia no longo prazo, uma vez que a durabilidade do absorvente é bem expressiva.
- Não marca na roupa.
- É super fácil de limpar, diferente do que muita gente afirma sem ter testado.
Quais os malefícios do absorvente de tecido?
Bom, como nem tudo são flores nessa vida, você deve estar se perguntando: Mas e os pontos fracos desse absorvente? Quais são? Veja o que conseguimos ponderar para você:
- Os botões que prendem o absorvente podem incomodar quem anda de bicicleta.
- Em dias muito úmidos e chuvosos, pode ser que você tenha que secar o absorvente com o secador.

- Você pode se sentir incomodada de trocar o absorvente fora de casa (embora exista porta absorvente de tecido, que facilita o processo).
- Você não conseguirá ver a cor da menstruação no absorvente, uma vez que ele é na cor marrom. Assim, você só poderá observar a consistência do sangue no vaso sanitário e no papel higiênico.
- Para algumas pessoas, o valor à curto prazo pode ser elevado, mas, é necessário calcular o custo-benefício e a economia em anos, ok? 😉
- Quem não mora sozinha pode ter vergonha de pendurar o absorvente no varal, embora seja algo natural que toda mulher deveria se desinibir.
Como usar absorvente de pano?
É bem simples usar o seu absorvente de pano. Veja:
- Assim que o seu absorvente chegar, lave-o normalmente, com sabão neutro e sem amaciante.
- Assim que a máquina terminar o processo longo de lavagem, retire o absorvente da máquina e deixe secar no sol.
- Quando o absorvente estiver 100% seco, é hora de usar:
- Comece posicionando o absorvente aberto na sua calcinha.
- Use as abinhas para passar por baixo da base da calcinha. Feche os botões.
- Vista-se normalmente e veja se o absorvente está na melhor posição.
- Use o absorvente por no máximo 8 horas, a depender do seu fluxo.
- Depois é só tirar com cuidado (se estiver muito cheio, absorva um pouco do sangue com o papel higiênico) e guardar dobradinho dentro do porta absorvente.
- Coloque-o de molho assim que chegar em casa e siga as recomendações do próximo tópico.

Veja também: Exame preventivo: Entenda a importância e tire dúvidas
Como lavar absorvente de pano? Como limpar absorvente de pano?
Agora que você já está ciente do que é, como funciona, como usar e quais os benefícios e malefícios do absorvente de tecido, vamos aprender a como lavar corretamente! É muito simples. 😉
- Retire o seu absorvente usado e dobre-o fechando-o com os botões (da mesma maneira que eles vieram de fábrica).
- Guarde-os em um saquinho ou bolsinha impermeável até levá-lo para casa.
- Em casa, pegue o absorvente e abra com cuidado.
- Encha uma bacia com água o suficiente para cobrir o absorvente.
- Coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio na água.
- Mexa bem.
- Coloque o absorvente com a parte suja virada paga baixo, em contato com a água.
- Deixe o absorvente descansando ali, de molho, por, no mínimo, 15 minutos e, no máximo 12 horas. Esse período do molho provocará o que chamamos de decantação, ou seja, separará o sangue do absorvente.
- Assim que a decantação acontecer, leve a bacia com água ao tanque e despeje tudo ali. Use a água da torneira para encher o absorvente e aperte, espremendo-o.
- Repita isso até que a água saia limpa ao espremer o absorvente.
- Depois, use umas três gotinhas de sabão líquido neutro para esfregar todo o absorvente. Esfregue uma parte na outra, por uns 3 minutos. Se preferir, nessa etapa você pode colocar o absorvente para lavar junto com as suas calcinhas, mas sem usar algum sabão com aditivos ou amaciante, ok?
- Depois, coloque para torcer na máquina de lavar.
- Por fim, pendure em um local bem arejada (como uma janela) e que o sol bata diretamente no absorvente de pano. O sol funciona como um desinfetante e mata todas as bactérias.

Depois que ele estiver absolutamente seco, você pode guardá-lo dobradinho ou usá-lo novamente.
Quanto tempo dura um absorvente de pano?
Tudo depende de uma série de cuidados que você pode ter com o seu absorvente de pano. Entretanto, se você usar cada absorvente 1 vez por ciclo, a tendência é que ele dure até 6 anos! Claro que isso tem relação com algumas questões, como:
- A forma como você lava.
- O clima da sua cidade.
- A maneira como você usa.
- A maneira de secar o absorvente.
- A quantidade de fluxo.
- Entre outras variáveis.
Contudo, podemos afirmar que um absorvente de tecido pode durar, no mínimo, cerca de 3 anos.
Aqui temos outras dicas importantes para você: Como aliviar a cólica menstrual – Dicas e sugestões
Usar absorvente de pano ou coletor menstrual?
Uma dúvida muito recorrente quando pensamos no absorvente de tecido é com relação a sua eficácia. E, em paralelo a isso, comparamos com o coletor menstrual. Mas na real, será que há um melhor?
A resposta é depende. Depende do que pode ser mais confortável e fácil para você. Aqui, o segredo é testar.
Há quem prefira o coletor por ser mais fácil de limpar e não precisar ser trocado, apenas esvaziado.
Há quem prefira o absorvente por não se sentir à vontade de introduzir algo dentro da vagina, e assim, prefere algo externo.

Por isso, vai de cada mulher. É necessário testar e ver o que pode ser mais atrativo para você. Lembre-se de que o seu conforto deve ser posto em primeiro lugar sempre.
Porta absorvente de tecido: Para que serve? Como usar?
O porta absorvente de tecido é um tipo de necessaire utilizada para guardar os absorventes usados e dobrados. Ele é impermeável e garante que você possa guardar o absorvente dentro da sua bolsa, sem ninguém desconfiar.
Basta tirar o absorvente, dobrar e fechar, e colocar dentro da bolsinha. Em seguida, guardar na sua bolsa e retirar apenas em casa.
Lembre-se de também higienizar bem esse porta absorvente no fim do ciclo. E se ele ficar muito sujo no meio do caminho, higienize-o ao chegar em casa e deixe secando junto com os seus absorventes de pano.
Quanto tempo pode ficar com absorvente reutilizável?
Depende. Tudo depende do seu fluxo menstrual. Porém, há quem diga que é possível ficar até 12 horas com o absorvente, enquanto outros especialistas apontam que 8 horas é seguro e diminui as chances de proliferar algum tipo de bactéria no sangue.
Portanto, avalie bem a sua situação e analise quanto tempo o fluxo é aguentado pelo seu absorvente. Além disso, leve em consideração algum odor ou característica atípica do absorvente.
Por via das dúvidas, não ultrapasse as 8 horas mais recomendadas. 😉
Depois veja este nosso conteúdo: Conheça as Causas da Menstruação Atrasar

Como lavar absorvente ecológico primeira vez?
Anteriormente já demos uma pincelada nessa pergunta, mas aqui vamos detalhar com mais dicas para ajudar você a higienizar da melhor maneira possível:
- Abra a embalagem do absorvente e retire-o de dentro.
- Coloque-o na máquina de lavar, aberto, junto com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de sabão neutro para cada 10 absorventes.
- Coloque para lavar no ciclo mais longo.
- Assim que finalizar a lavagem e a centrifugação, pegue cada absorvente e pendure em um local ventilado. Deixe os absorventes serem aquecidos com os raios solares.
- Assim que estiverem totalmente secos, estarão prontos para o uso.
Onde comprar absorvente de pano?
Na Korui você pode encontrar uma grande variedade de absorventes de pano. Existem kits prontos para quem quer degustar, ou quem tem ciclo leve, moderado ou intenso. Além disso, você pode comprar opções avulsas de pequenos, médios e noturnos.
Vale destacar que a Korui também oferece os protetores de calcinha, que são excelentes para quem tem muita secreção durante o período fértil.
Viu só como o absorvente de pano é melhor do que o que você imaginava? Então que tal experimentar essa possibilidade? Depois nos conte a sua experiência aqui nos comentários!
Aproveite agora e veja estas outras dicas: