Se tem uma coisa que consegue incomodar qualquer mulher são as olheiras. Mesmo que você tenha dormido o dia inteiro e esteja super relaxada, as elas insistem em permanecer. Elas nos deixam com a aparência de cansada e, dependendo da intensidade da cor dela, não há corretivo que resolva o problema.
Saiba como disfarçar as olheiras usando nossos truques de maquiagem para disfarçar a olheira.
Índice
Principais causas das olheiras
Você tem olheiras com frequência e não sabe de onde essas benditas surgem? Pois é, existem várias causas para esse problema. A principal e mais comum é pela falta de descanso suficiente. Noites inteiras sem dormir, além de gerar o cansaço físico e mental também refletem na sua boa aparência. Outros motivos são:
- Muitas horas na frente do computador;
- Estresse no trabalho;
- Má circulação na área dos olhos;
- Problemas hereditários também podem ser os responsáveis;
- Doenças debilitantes de longo prazo;
- Gripes e resfriados;
- Sinusite e rinite;
- A idade, já que com o passar dos anos o nível de colágeno diminui deixando a pele mais fina;
Tipos de olheiras
Existem basicamente 3 tipos de olheiras: a falsa, pigmentar e a vascular. A falsa tem esse nome porque a pessoa não tem realmente uma olheira. O fato da área dos olhos ser mais escura se deve à anatomia do rosto. Por causa da estrutura óssea, os olhos ficam mais fundos fazendo sombra na região.
A pigmentar possui uma cor castanha devido ao excesso de circulação na região. A cor característica aparece devido as grandes taxas de ferro presente no sangue e da melanina, uma proteína que dá coloração a nossa pele e aos pelos. Já na vascular, como o próprio nome diz, é causada por uma dilatação dos vasos na área dos olhos.
Tratamento estético para combater as olheiras
Existem diversos tratamentos estéticos para as olheiras e eles podem ser encontrados facilmente nas clínicas de estética dos quatro cantos do país. Um dos tratamentos mais eficazes e mais utilizados pelos profissionais é o Tratamento a Laser. Ele diminui a quantidade de vasos na região, clareia a área tratada e ainda aumenta a produção de colágeno, oferecendo maior elasticidade.
Outro tratamento que está dando o que falar é a Luz Pulsada. Ela pode ser aplicada tanto por um dermatologista quanto por um fisioterapeuta especialista. Esse aparelho consegue atingir as áreas mais escuras da região e fazer o clareamento da área, deixando a pele mais uniforme.
Tratamentos caseiros para olheiras
Quem não tem dinheiro para pagar um tratamento estético ou só tem o final de semana sobrando na agenda, pode fazer uso dos tratamentos caseiros. Além de serem completamente naturais, custam muito mais barato e você pode aplicar a qualquer momento em casa. A desvantagem? Os resultados serão mais demorados.
Chá de Camomila
A camomila é uma planta já bastante conhecida por ser um clareador natural. Ela é vista, principalmente, em produtos para cabelos claros. Faça um chá mais concentrado e coloque para gelar. Depois, basta umedecer uma gaze ou algodão e aplicar na região das olheiras.
Óleo de amêndoa
Basta aplicar cinco gotas do óleo em um chumaço de algodão e colocar na região das olheiras. Você deve deixá-lo lá por, pelo menos, 30 minutos. Por fim, basta lavar o rosto com água fria e sabão.
Mas e o famoso pepino? Várias vezes você já deve ter visto em novelas e filmes as mulheres aplicando rodelas de pepino nos olhos. Dizer que essa verdura clareia as olheiras por si só é apenas um mito da mesma forma que outros alimentos como maçã e batata. Na verdade, o que ajuda a reduzir a aparência das olheiras é o fato dos legumes estarem gelados e não os nutrientes em si.
O que fazer para amenizar?
Algumas pessoas possuem olheiras de origem genética. Neste caso, é praticamente impossível de converter a situação por completo. O que você pode fazer é colocar compressas de gelo, dormir uma boa noite de sono e fugir da luz do sol já que ela aumenta ainda mais a pigmentação da pele.
Outra boa maneira de amenizar as olheiras é fazendo uma maquiagem usando o corretivo adequado. Se você tem olheiras roxas, a cor amarela é a ideal. Olheiras mais azuladas ou de cor marrom têm preferência pelo corretivo salmão e as mais vermelhas podem ser disfarçadas com um corretivo de cor verde.