Acupuntura funciona? Saiba tudo sobre esse tratamento alternativo

A Acupuntura é um método chinês para tratar doenças, e também para aliviar as dores. Hoje em dia, o método já é bastante reconhecido, especialmente no tratamento de diversos distúrbios dolorosos. O procedimento é à base de agulhas que podem ser colocadas em diversos locais do corpo. Os tratamentos mais usados com a prática da acupuntura são para tratar doenças como, asma, surdez, úlceras, doenças nos olhos e doenças mentais.

Acupuntura funciona? Saiba tudo sobre esse tratamento alternativo

De acordo com a filosofia chinesa, a doença e a dor são devido a um desequilíbrio que para os chineses são nomeados como Yin e Yang. Eles acreditam que a acupuntura restaura o equilíbrio. Os acupunturistas colocam agulhas finas em um ou mais dos pontos específicos espalhados em nosso corpo. A inserção da agulha não oferece dor alguma ao corpo, apenas proporciona uma sensação de peso ou dormência enquanto as agulhas estiverem nos pontos espalhados pelo corpo.

Nos dias atuais, a acupuntura é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil.

Como funciona?

Acupuntura

Os especialistas sugeriram três teorias de acordo com a acupuntura e como ela funciona. Na primeira teoria acredita-se que os meridianos ou “canais de energia” existem e se conectam com os órgãos do corpo de maneira específica. De acordo com essa primeira teoria, a acupuntura aumenta a atividade ao longo dos canais de energia, ou seja, influência o funcionamento de um determinado órgão.

Acupuntura funciona? Saiba tudo sobre esse tratamento alternativo

A segunda teoria também afirma que a acupuntura realmente é eficaz, pelo menos em parte. Nessa teoria acredita-se que a acupuntura aumenta a produção cerebral de analgésicos naturais que são chamados de “endorfinas”. Essas substâncias estão relacionadas diretamente com a sensibilidade dolorosa do corpo. O fato é que a estimulação através da acupuntura pode ativar o hipotálamo e a glândula pituitária, o que resulta nos efeitos sistêmicos. Em alguns casos, o uso da acupuntura detectou alterações na secreção de neurotransmissores e neurohormônios e na regulação do fluxo sanguíneo.

Acupuntura funciona? Saiba tudo sobre esse tratamento alternativo

Já na terceira teoria acredita-se que a acupuntura tem capacidade de funcionar via sistema nervoso, interrompendo as mensagens de dor enviadas para o cérebro. Essa terceira teoria é conhecida também como “Teoria do portal da dor”. Portanto, deve ser observado que na acupuntura, assim como em outras terapias alternativas, os efeitos chamados de “inespecíficos” é que respondem pela eficácia no tratamento em si.  Alguns fatores determinam a evolução do tratamento como, qualidade no relacionamento, expectativas do pacientes, mas também o relacionamento entre médico e paciente.

  Respondemos 6 Dúvidas Sobre a Hora do Parto

Afinal, a acupuntura é eficaz?

Acupuntura

O tratamento eficaz vai depender de acordo com cada paciente, mesmo se os problemas forem semelhantes.  O número de agulhas aplicadas e a extensão do tratamento variam de pessoa para pessoa. Assim, como qualquer outro tratamento alternativo, algumas pessoas não respondem bem ao tratamento e acontece o mesmo com a acupuntura. Contudo, na maioria dos casos as pessoas apresentam respostas positivas, principalmente nos casos de náuseas, vômitos, gestação, pós-quimioterapia e pós-operatório.

Existem também diversos estudos comprovando a eficácia da acupuntura nos tratamentos de dores dentais, cólica menstrual e fibromialgia. Entretanto, outros estudos não mostraram nenhuma resposta favorável no tratamento da acupuntura sobre dores e no abandono do tabagismo.

Acupuntura funciona? Saiba tudo sobre esse tratamento alternativo

O tratamento com acupuntura ainda gera muitas dúvidas e polemicas, porém as evidências mostradas já são o bastante para estimular novas pesquisas para provar a eficácia da acupuntura. Na maioria dos casos, os pacientes garantem uma melhora significativa em diversos tratamentos e doenças devido à acupuntura.

Pontos e Agulhas da Acupuntura

Acupuntura funciona? Saiba tudo sobre esse tratamento alternativo

Assim como qualquer outro tratamento, a acupuntura começa com uma consulta. O acupunturista irá lhe perguntar sobre o seu histórico médico e qualquer outro problema que você estiver naquele momento. Em seguida, o profissional irá lhe examinar e identificar qual órgão está relacionado ao seu problema. A seguir, ocorre-se uma espécie de mapeamento dos pontos de pressão no meridiano apropriado, de acordo com o seu problema.

Acupuntura funciona? Saiba tudo sobre esse tratamento alternativo

Existem doze meridianos principais que passam pelo corpo. Cada meridiano do corpo contém diversos pontos de pressão. Dessa forma, as agulhas precisam ser colocadas na área do problema imediato. Por exemplo, as agulhas da acupuntura podem ser colocadas na bexiga para tratar dores lombares. Normalmente, os pontos em diferentes partes do corpo (exemplo: frente ou costas, lado direito ou esquerdo, ou acima e abaixo da cintura) são tratamentos ao mesmo tempo para tratar a eficácia do tratamento.

Woman Receiving An Acupuncture Therapy

No momento em que o acupunturista estiver pronto para começar o tratamento, o profissional irá limpar os pontos desejados do seu corpo com álcool ou algum outro desinfetante, e então irá inserir aproximadamente três ou quinze agulhas em sua pele (a quantidade de agulha depende do seu problema). A profundidade com que as agulhas entram varia de menos de 6 mm até 7,6 cm.

Na maioria das vezes, as agulhas da acupuntura possuem a espessura de um fio de cabelo e são feitas de aço inoxidável sólido. Pode até ser que algum paciente sinta uma leve dorzinha no momento da colocação da agulha, mas após as agulhas serem inseridas nos pontos, o desconforto passa imediatamente. Alguns pacientes dizem que se sentem totalmente relaxados durante a sessão de acupuntura, as dores variam de paciente para paciente.

  Travesseiros: Você sabe como escolher?

Acupuntura funciona? Saiba tudo sobre esse tratamento alternativo

Normalmente as agulhas vão permanecer em seu corpo entre 5 e 20 minutos, enquanto as agulhas estiver em sua pele, o acupunturista poderá girá-las, aquecer ou aplicar alguns estímulos elétricos nelas para obter resultados mais satisfatórios em seu tratamento. A maior parte dos pacientes passa por sessões semanais de acupuntura durante 12 semanas aproximadamente. No entanto o número de sessões pode variar bastante, dependendo do problema que está sendo tratado.

Preço da Acupuntura

No inicio do tratamento, pode ser que você deva realizar visitas mais frequentes ao seu acupunturista. Mas à medida que o sintoma do seu problema vai desaparecendo, essas visitas vão se tornando menos frequentes com o passar do tempo. O preço da sessão de acupuntura vai variar bastante dependendo da experiência do acupunturista, do número de sessões e da cidade em que você irá realizar o tratamento. Além disso, hoje em dia existem várias empresas de seguro privado que cobrem o custo do tratamento.

Acupuntura funciona? Saiba tudo sobre esse tratamento alternativo

Tratamento com Acupuntura

Desde os anos 50, os médicos chineses realizam cirurgias utilizando apenas a acupuntura como anestesia. O paciente permanece totalmente consciente e sem dores durante a operação. Alguns dizem que a acupuntura é indicada para cirurgias complicadas no estômago, tórax, pescoço e cabeça.

Acupuntura funciona? Saiba tudo sobre esse tratamento alternativo

Em outros casos a acupuntura é indicada para reduzir a intensidade no uso de analgésicos e antiinflamatórios variados, dessa forma, o tratamento com a acupuntura diminui os efeitos colaterais devido a certos medicamentos. Vale ressaltar que a acupuntura não utiliza apenas agulhas para tratar os problemas das pessoas, mas também pode ser feita utilizando-se uma séria de recursos, como por exemplo, aplicações sistêmicas, ventosas, moxa, aurículo, magneto e eletro.

Quando a Acupuntura é indicada?

Acupuntura funciona? Saiba tudo sobre esse tratamento alternativo

A acupuntura é indicada nos seguintes tratamentos: tratamento de dor após uma cirurgia, tratamento de náuseas e vômitos após uma quimioterapia, complemento do tratamento de pessoas viciadas em drogas, reabilitação de derrame cerebral, dores de cabeça, cólicas menstruais, inflamações no cotovelo, fibromialfia, dores miofascial, osteoartrite, dores lombares, síndrome do túnel do carpo e tratamentos para pacientes que sofrem com a asma.

  Baixo nível de estrogênio merece atenção

Afeições físicas que podem ser tratadas com Acupuntura

Acupuntura funciona? Saiba tudo sobre esse tratamento alternativo

Distensão muscular: Alivio da dor e desaparecimento dos sintomas em até 82% dos casos.

Dor cervical: A acupuntura é eficaz em até 67% dos casos.

Pescoço rígido: A cura pode ser obtida em até 80% dos casos em apenas uma única sessão.

Espondilose cervical: Nesses casos, a acupuntura possui uma melhora bastante significativa.

Dor aguda na coluna: Melhora imediata da dor, além de perceber um aumento significativo na flexão-extensão das costas e ganho na condição de manter o corpo ereto.

Acupuntura funciona? Saiba tudo sobre esse tratamento alternativo

Dor lombar: Eficácia em 72% dos casos.

Ciática: Acupuntura distal com agulha superficial: Eficácia em até 72% dos casos; acupuntura local com agulhas profundas: Eficácia em até 96% dos casos.

Inflamação no tórax e nas costelas: A cura através da acupuntura pode ser obtida em até 65% dos casos.

Dor no joelho: A eletro-acupuntura é o mais recomendado nesses casos, pois melhora até 65% dos casos.

Acupuntura funciona? Saiba tudo sobre esse tratamento alternativo

Afecções de pele que podem ser tratadas com Acupuntura

Acne: As pessoas que se submeteram ao tratamento da acne cm acupuntura puderam ver uma melhor significativa após 10 dias de tratamento. A acne desapareceu em até 59% dos casos.

Eczema: Melhora razoável.

Acupuntura funciona? Saiba tudo sobre esse tratamento alternativo

Irritações na pele: Melhora significativa.

Micose: As pessoas que usaram a acupuntura para tratar a micose puderam ver o desaparecimento desse problema em até 53% dos casos, após 3 meses.

Afecções no pulmão e nas vias respiratórias que podem ser tratadas com Acupuntura

Acupuntura funciona? Saiba tudo sobre esse tratamento alternativo

Gripe comum: Melhora razoável.

Dor de garganta: Melhora em até 90% dos casos.

Amidalite: Com a acupuntura foi possível perceber um alivio significativo da dor e da febre.

Rinite alérgica: Eficácia em até 97% dos casos (superior e muitas vezes até mais duradoura do que a medicação convencional).

Bronquite aguda: Foi possível perceber uma melhora bastante significativa.

Asma: Efeito antiasmático em até 93% dos casos, além de perceber uma melhora na ventilação pulmonar ema te 68% dos casos.

Doença pulmonar obstrutiva crônica: Foi possível perceber uma melhora significativa após 3 semanas de tratamento com a acupuntura.

Separei mais esses conteúdos para você:

10 COMENTÁRIOS

  1. gostei da materias. estou a fazer tratamento com acupuntura de micose na cabeça e alopecia a 3 meses. nao sei se devo continuar ou nao?

  2. Boa tarde, gostei da materia, mas vale resaltar que além disso a OMS, constatou a veracidade da acupuntura sendo uma Mediciana Tradicional Chinesa, no Brasil, ainda temos muito o que aprender, mas no exterior ela é uma medicina normal e bem conceituada.
    Os meridianos são simplesmente canais de energia ao qual passam pelo corpo, infelizmente a ciência ainda não tem máquinas que possam provar o fato, porém, se a pessoa que recebe uma sessão de acupuntura ou reiki e tiver sensibilidade, ela ira perceber a energia fluindo pelos canais energéticos essa é a maior prova da sua existencia.
    Sou reikiana e acupunturista e muitos dos meus pacientes, constatam na hora da sessão que sentem a uma energia passando pelos pontos onde se encontram a agulha e no caso do reiki, sentem a energia fluir pelo corpo e chacras.
    Tenho muitos casos de cura inclusive de hepatite ao qual é raro por ser viral, dentre as curas estão, mioma, fibrimialgia, dores agudas na coluna, enxaqueca, melhora de aproximadamente 80% nos casos de AVC, entre outros.
    Todos que tiverem oportunidade procurem fazer acupuntura, ela é um benefício e pode ser usada como preventivo e não só quando o paciente estiver em crise.
    Lembrando na filosofia chinesa temos que estar em harmonia, físico, espirito e mente para ser um todo e a mediciana tradicional chinesa busca o equilibrio do homem, não apenas sanar o problema imediato como a alopatia. A alopatia aliada a MTC é perfeita, une o oriente com o ocidente nos conhecimentos em busca da harmonia do homem.

    • Oi querida tudo bem? estou fazendo e já fiz cinco e até hj estou com dor será que estou nas mãos de uma profissional??? Tenho Hérnia de circo tomei muitas drogas nossa quando fui fazer estava bem melhor já e estava com medo de voltar as dores fortes pois dava choque no pé não estava sentindo os dedos dor na lateral da panturrilha nas costas e dentro da nadegas .Ufa e hj o que mais esta me incomodando é dor no osso da perna esquerda bem em cima não estou dormindo bem ela falou que eu iria dormir e nada…Estou mto irritada e sem paciência.Tenho 49 anos. Gostaria que me ajudasse morro em belo horizonte. vc conhece algum para me indicar? desculpe o desabafo.Ah,é na L4 L5 entra cranial S1.Bjs Gostei de você. Deus te abençoe muito

  3. Efeito placebo! Onde estão os as provas dos tais meridianos ‘energéticos’? Já foram detectados por tomografia ou ressonância magnética? O texto todo só fala em ‘acredita-se’. Três teorias tentam explicar e nenhuma foi provada? Até colocando pedra em cima de ponto de dor pode aliviar sintomas como a… dor, a pessoa quer tanto que funcione que a dor passa porque tinha de passar e o tolo acha que foi a pedra, ou agulha, ou qualquer coisa. E não é porque é ‘milenar’ que torna a prática inquestionável e imune a testagem. Ter escravos também já foi prática milenar, nem por isso deve ter validade no século 21.

    • Boa noite
      Faz assim, entra no site da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE,OMS – ONU e veja a publicação de mais de 300 estudos randomizados entre outros sobre os tratamentos realizados pela comunidade internacional.
      Ai depois….
      Lembrando somente suas situações a Homeopatia demorou 200 anos para ser considerada especialidade médica em 1993 e tem médicos ganhando muito dinheiro
      A medicina Ortomolecular nunca foi reconhecida e tinha vários médicos ficando ricos com ela…Gostaria de lêr seu comentários sobre estes dois casos…obrigado

  4. semanalmente faço tratamento com acupuntura.Minha grande queixa era dor,devido calculos renais,dentre outras como;enxaqueca,irritaçao,cansaço fisico,falta de iniciativa,enfim…eu estava pessima.Hoje me sinto disposta para muitas atividades, as dores amenizaram consideravelmente.Inicialmente fui por aconselhamento medico,hoje vou por motivos veridicos.ACONSELHO!!!!!!

  5. iniciei hoje um tratamento com acumpuntura para uma hernia de disco, estarei postando os resultados sejam quais forem, para que mais pessoas possam se usufruirem desse medicamento caso seja positivo o que eu acredito. obrigado.

  6. Adorei a matéria sobre a acupuntura,porém existem pontos que e necessário ressaltar..
    A acupuntura não é especificamente praticada por médicos,a causa ainda não esta ganha,perante a justiça.
    E ressaltando também a acupuntura trata inúmeras afecções,desde psicológicos, músculo-esquelético entre outros não apenas os descritos na matéria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui