Conheça quais os alimentos antioxidantes para o Verão 2021. Veja como você poderá consumi-los de diversas formas, em várias refeições do seu dia!

Os alimentos antioxidantes são substâncias que inibem os radicais livres, retardando o envelhecimento celular e ajudando a prevenir doenças como o câncer.

Portanto, para uma alimentação saudável neste verão, apostar nos alimentos que são ricos neste tipo de propriedade trará bons resultados para a sua saúde.

Quer conhecer quais são os alimentos antioxidantes para o Verão 2021? Então é só continuar a leitura deste post e fica por dentro da lista dos principais alimentos.

Para ler mais tarde: Projeto verão 2021: As últimas novidades para você manter a boa forma

Alimentos antioxidantes para o Verão 2021 – Descubra quais você deve comer

Estamos no verão, e tudo que queremos é relaxar e cuidar da saúde, praticando exercícios físicos e cuidando de nossa alimentação.

Os Alimentos Antioxidantes para o Verão 2021
Mulher preparando salada. Foto: Freepik

Isso porque o contato direto com o sol, as comidas calóricas e o cansaço da estação mais quente do ano podem prejudicar sua saúde e aparência.

Por isso, os alimentos antioxidantes têm um papel importante, ajudando muitas vezes a diminuir o colesterol ruim, prevenir doenças e garantir uma melhor aparência da pele.

Conheça abaixo, quais são os principais alimentos da nossa lista.

Veja também: Zumba: Como pode te ajudar a emagrecer no verão 2021

Antioxidantes para o Verão 2021 – Açaí rico em antioxidantes e vitaminas

Além de refrescante para tomar no verão, o açaí apresenta muitos benefícios, sendo uma excelente fonte de fibras e um ótimo antioxidante para o organismo.

As vitaminas C e E, são responsáveis por diminuir a oxidação das células do corpo, combatendo os radicais livres, o envelhecimento precoce da pele e combatendo doenças.

Contudo, a fruta também pode ser uma ótima aliada quando o assunto é proporcionar energia para o corpo e cérebro, porém, para quem deseja emagrecer, combinar exercícios físicos é fundamental.

Saiba também que o açaí possui vitaminas de tipo A, D e K, que ajudam no sistema imunológico e digestivo, além das grandes quantidades de antocianina, que previne problemas cardiovasculares.

Os Alimentos Antioxidantes para o Verão 2021
Um prato saudável com saladas. Foto: Freepik

Leia mais: Janta engorda? O que você deve comer à noite

Como consumir o açaí no verão?

A fruta em si já é a cara do verão, por seu sabor inconfundível e benefícios que ajudam também na prevenção de várias doenças.

Para emagrecer, o recomendado é que você consuma o açaí in-natura, sem adição de ingredientes como leite condensado, leite em pó ou Nutella.

Outra dica menos calórica é comer açaí com xarope de guaraná e banana, que tem potássio, vitaminas e substâncias antioxidantes.

Antioxidantes para o Verão 2021 – Limão é uma fruta cítrica que previne doenças

O limão é uma fruta cítrica muito saborosa, que combina com diversas receitas como sucos, batidas e é muito utilizado como tempero para alimentos.

Com uma grande quantidade de vitamina C, o limão ajuda a prevenir resfriados e gripes veraneias, que podem ocorrer nos climas mais secos.

Leia também: Quais alimentos evitar no verão 2021

Além disso, possui uma substância chamada limoneno, que atua como antioxidante no organismo, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças como a hipertensão.

Para a pele, o limão evita o aparecimento de rugas, marcas de expressão e mantém o tecido mais hidratado por conta das grandes quantidades de vitamina A.

Os Alimentos Antioxidantes para o Verão 2021
Mulher preparando sua refeição. Foto: Freepik

No emagrecimento saudável, o limão possui papel fundamental, ajudando a desintoxicar o organismo tirando a sensação de inchaço e garantindo uma saciedade depois de consumi-lo.

Portanto, você pode consumir o limão como suco natural, combinado com suco detox e também para temperar saladas e comidas leves e nutritivas.

Frutas vermelhas para consumir no verão

A maioria das frutas vermelhas possuem elementos como os antioxidantes, sendo esta uma ótima alternativa para suas refeições no verão.

Leia mais: Os 7 maiores mitos sobre alimentação

Você pode incluir na sua dieta de verão 2021 variados alimentos ricos em vitaminas do complexo B, C, E e K, encontrados em frutas como morango, maçã, framboesa e amora.

Outra frutinha queridinha das dietas é a Goji Berry, que proporciona energia através das suas quantidades de vitaminas, proteínas e aminoácidos.

Assim como o açaí, a melancia também é uma das frutas vermelhas mais refrescantes, além de uma grande aliada da saúde, possuindo vitamina C e minerais como cálcio, potássio, magnésio e sódio.

Os Alimentos Antioxidantes para o Verão 2021
Mulher sorridente com sua sacola de feira na mão. Foto: Freepik

Ela ajuda na hidratação do corpo, tem poucas calorias (30 kcal por 100 g consumidos) se tornando um ótimo alimento para consumir no verão.

É importante saber que a cor avermelhada das frutas é resultado de um antioxidante chamado licopeno, por isso, está na nossa lista de alimentos saudáveis.

Você poderá gostar também de: Spinning: Deixa a perna grossa e define a barriga?

Antioxidantes para o Verão 2021 – Nozes e uvas passas para um lanchinho saudável no verão

No grupo de oleaginosas estão as nozes, perfeitas para consumir como lanchinhos entre as principais refeições do seu dia.

Diante disso, as nozes são fontes antioxidantes, como a substância resveratrol e o ômega 3, além claro do Zinco, Potássio e vitaminas dos complexos C e E.

Outra fonte de resveratrol é a uva passa, que pelo processo de desidratação concentra uma grande quantidade de nutrientes, que ajuda a prevenir inflamações e controla o colesterol ruim.

Os Alimentos Antioxidantes para o Verão 2021
A mesa vista de cima com diversos alimentos. Foto: Freepik

Contudo, para garantir um lanche saboroso entre as refeições, você pode aproveitar o mix de oleaginosas, como as castanhas, amêndoas e pistache.

Antioxidantes para o Verão 2021 – Opções para consumir o mix oleaginosas

As oleaginosas são ótimas opções para acrescentar no seu cardápio, além de lanche entre as refeições, são perfeitas em acompanhamento.

Veja também: Os benefícios do exercício físico para o cérebro

Você pode comer o mix de oleaginosas junto com saladas naturais frescas, molhos, iogurte natural ou em uma porção in-natura para lanches rápidos.

No entanto, você não deve exagerar na quantidade consumida das oleaginosas, pois além de nutritivas elas são ricas em gorduras e possuem alta densidade calórica.

Para um lanche ou acompanhamento diário de uma refeição, consuma moderadamente uma quantidade de até 30g de nozes ou uva passas.

Vegetais são ótimos alimentos antioxidantes para o verão 2021

O consumo de vegetais são ótimas opções de alimentos antioxidantes para o verão 2021, e nesta lista temos alguns queridinhos da sua refeição.

O brócolis por exemplo, é um vegetal rico em vitaminas C, E e uma substância chamada de sulforano, sendo esta um tipo de antioxidante natural que ajuda a prevenir o câncer de boca.

Os Alimentos Antioxidantes para o Verão 2021
Mulher com sua sacola de compras na mão. Foto: Freepik

Leia mais: Verão 2021: 4 dicas para facilitar sua vida na praia ou piscina

Além de desintoxicar o organismo, ele é muito saboroso, podendo ser preparado cozido a vapor ou no natural, acompanhado de outras saladas.

Um outro vegetal rico em substâncias antioxidantes é o espinafre, com grande quantidade de fibras e ferro, que juntos promovem um bem para o cabelo, unhas, ossos e protegem as córneas dos olhos.

Além de todos esses alimentos antioxidantes para o verão 2021, outras opções mais leves e nutritivas como aveia, melão e abacaxi formam fontes de antioxidantes.

Os exercícios físicos e a quantidade certa de cada alimento são indispensáveis quando o assunto é saúde, por isso, nada de exagerar ou restringir apenas esses alimentos, ok?

Portanto, diversifique seu cardápio, aposte em uma quantidade variada de cada uma das opções de alimentos antioxidantes para o verão 2021 e tenha uma refeição mais nutritiva e saudável.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui