Alimentos Funcionais Ajudam na Dieta

Nos dias de hoje estar em forma é quase que uma obrigação. Além disso, o fato de nos sentirmos bem conosco é uma forma de afastar pensamentos negativos e ficar longe de males como a depressão. Todo mundo quer uma resposta feliz do espelho, mas para isso deve ser feito um esforço mínimo para ter o resultado desejado. É por isso que estamos vivendo a era das dietas. Tem dieta para tudo: para emagrecer, para engordar, para ganhar músculos entre outras.

Tem muita gente se esforçando ao máximo para comer o que não gosta só para ficar com o corpo lindo no verão. Mas você não acha que seria bom dar uma ajudinha no cardápio? É justamente para isso que os alimentos funcionais estão no mercado, aliás, não apenas para isso, eles também ajudam no controle de certas doenças que podem ser controladas pela ingestão dos alimentos certos.

O que são alimentos funcionais?

São alimentos que têm o poder de trazer benefícios à saúde além de seu valor nutricional. Eles possuem características específicas e podem ajudar na redução de risco de doenças crônicas degenerativas como o diabetes e o câncer. Em sua fórmula podemos encontrar compostos como a isoflavona que reduz os sintomas da menopausa, o licopeno que é antioxidante ou os probióticos que reduzem a constipação.

Você vai encontrar diversos alimentos como pães, biscoitos, iogurtes, queijos, bebidas de soja que ganham o rótulo de alimentos funcionais. Eles também combatem os radicais livres, reduzem a absorção de gordura pelo organismo e ajudam no funcionamento do intestino.

Exemplos de alimentos e bebidas funcionais

Em 26 e 27 de março de 2013 aconteceu uma feira no Transamérica Center, na cidade de São Paulo onde uma empresa chamada Vitafoods mostrou diversas novidades que devem chegar ao mercado muito em breve. Você encontra um pouco de tudo, tem água que melhora a atenção, o sistema imunológico e digestivo, iogurte contra infecção urinária, requeijão, chocolate e biscoitos com colágeno, chiclete que reduz a vontade de comer e até veneno de cobra que combate as rugas. Veja outros bons exemplos de alimentos funcionais:

  Você sabe o que é o parto humanizado?

[nggallery id=587]

Como consumir alimentos funcionais

Engana-se quem pensa que a única coisa necessária é se entupir de alimentos funcionais e assim tudo vai funcionar da melhor maneira. Esse tipo de alimentação não substitui as fontes naturais de nutrientes como as frutas, hortaliças e verduras. Se você não tiver uma boa dieta, uma que tenha na proporção correta, a presença de todos os grupos alimentares os efeitos podem ser prejudiciais. Por exemplo, se as fibras forem ingeridas na quantidade correta, mas sem a ingestão de água que seja suficiente, em vez de melhorar a prisão de ventre a grande quantidade de fibras pode atrapalhar o caminho do bolo fecal. O melhor mesmo é comer tudo na medida correta.

Outro detalhe: crianças que possuem menos de cinco anos não devem ingerir esse tipo de alimentos. Isto porque os valores nutricionais deles estão alterados e podem trazer danos à saúde da criança que ainda está sem todas as suas defesas. Outro detalhe importante é que os alimentos funcionais não substituem a medicação. Se você toma remédios para controlar o nível de colesterol no sangue deve continuar a tomá-los. Os alimentos funcionais não substituem os alimentos e sim os complementam.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui