Alimentos que Ajudam a Controlar a Ansiedade

Quem sofre de níveis altos de ansiedade crônica, sabe o quanto é difícil lidar com esse problema, tão incompreensível para a maioria das pessoas, que acabam achando um “exagero” ou uma “bobagem” as sensações descritas pela vítima de ansiedade.

É perfeitamente normal sentir-se ansiosa por situações diferentes que estejam por acontecer: o inicio em um novo emprego, começar a faculdade, uma mudança inesperada, etc. A ansiedade é um mecanismo saudável, comum e perfeitamente normal. O problema é quando a ansiedade começa a ocupar muito mais espaço em sua mente do que o considerado necessário, ou simplesmente se desencadeia em situações cotidianas, que não apresentam mudança ou risco algum. É nesse ponto que a ansiedade começa a afetar sua vida. E é aí que você deve procurar ajuda.

Conheça também os alimentos termogênicos.

Ansiedade e PânicoAnsiedade

Não tratar um quadro de ansiedade pode levar a pessoa a desenvolver episódios de crises de pânico (crise ansiosa aguda) ou agorafobia (medo excessivo de sair de casa sozinha). Por isso o tratamento no início é tão importante. Geralmente esse tratamento é feito através de técnicas de relaxamento e sessões de terapias

Muitos indicam técnicas de ioga, meditação e exercícios físicos, além de também indicarem uma dieta mais saudável.

Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade

Certos alimentos, principalmente doces, podem ajudar momentaneamente a pessoa ansiosa a se acalmar. Chocolate, café a açúcar, por exemplo, são ótimos para isso. O problemas é que esse bem estar é passageiro, portanto não vale muito a pena investir em alimentos como estes.

Em contrapartida, existem sim alguns alimentos que podem te ajudar a vencer as crises de ansiedade. Incluí-los em suas refeições diárias pode ser uma ótima contribuição para que seu corpo e sua mente se restabeleçam de maneira satisfatória e deixando você livre para viver uma vida absolutamente normal. Separamos cinco alimentos que fazem parte dessa lista tão importante.

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1. Carboidratos

Carboidratos

Você deve investir em alimentos que contenham triptofano. Essa substancia é capaz de acalmar seus ânimos, promovendo a sensação de bem estar e te ajudar a se equilibrar, principalmente em períodos de crise. Pães, cereais e biscoitos integrais são uma boa opção nesse caso, principalmente no café da manhã.

2. Gordura do bem

Abacate

Outros alimentos que também possui triptofano são o abacate, as nozes e as castanhas. Você pode optar por consumir esses alimentos entre as refeições, mas em quantidades moderadas. Apesar de possuírem gordura considerada saudável, nada de exageros para não ganhar peso.

3. Grãos

Arroz e lentilha

Se você não tem o costume de consumir grãos, saiba que o arroz, o feijão e a lentilha também podem ser aliados. Invista nos grãos na hora do almoço ou do jantar. São alimentos extremamente fáceis de encontrar e preparar e que já fazem parte do prato principal de muita gente.

Dica de leitura: 10 alimentos que ajudam a perder barriga.

4. Espinafre

Espinafre

Extremamente saudável, o espinafre contem acido fólico que ajuda no funcionamento do cérebro e é praticamente um “antidepressivo natural”. Inclua o espinafre em suas refeições, com quatro ou cinco porções semanais, variando os pratos e os usos da hortaliça. Experimente também fazer o suco. O “suco verde” promove energia e disposição, ajudando também a desintoxicar o corpo.

5. Frutas Cítricas

Sucos Cítricos

Que tal trocar o refrigerante de uma vez por todas? Assim como o chocolate e o café, essa bebida pode até te deixar mais tranquila num primeiro momento, por conter grandes quantidades de açúcar, mas o resultado é temporário. Substitua por sucos de frutas cítricas, como a laranja, o limão e a acerola.

Essas frutas contem uma grande quantidade de vitamina C, que é perdida na hora da crise aguda de ansiedade, como uma resposta ao estresse que o corpo está sofrendo. Por isso, repor essa carência é tão importante e pode ajudar a estabelecer a sensação de bem estar.

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