Aprenda a Criar seu Próprio Blog

A Internet nunca mais foi a mesma depois que a blogosfera ganhou fôlego na rede. E já se vão anos desde que o primeiro “diário online” foi criado, no final dos anos 90.

A maioria dos blogs ainda é de cunho pessoal, com posts que exprimem a opinião do autor e suas ideias, assim como acontecimentos do dia-a-dia. Mas os blogs temáticos também vêm ganhando muito espaço na preferência dos leitores, que se tornam seguidores fiéis por gostarem do assunto que o blog trata.

Se você também curte a ideia de ter seu próprio espaço na web, mas não sabe muito bem por onde começar, siga esse planejamento rápido para criar seu blog.

O Tema para seu Blog

Aprenda a Criar seu Próprio BlogSe você não deseja falar sobre assuntos pessoais nem escrever sobre sua rotina, pode investir num tema específico. Seja para trocar dicas de maquiagem, de livros, de filmes, falar sobre moda, poesia… busque algo que você se interesse e em que não se importe de desperdiçar alguns (ou muitos) minutinhos diários. Fale sobre algo que goste de verdade, para que o blog não caia no esquecimento depois de um tempo. E nem você não caia na preguiça.

Quando decidir qual será seu tema, você deverá focar exclusivamente nele. Posts muito variados, misturados e sem “objetivo” específico tendem a fazer os leitores ficarem confusos sobre que mensagem realmente seu blog quer passar. Consequentemente, eles acabam parando de visitar a página.

Procure uma empresa de hospedagem para Sites

Cadastre-se numa plataforma de blogs, é ela que “lançará” seu blog na Internet. Lembre-se que a maioria dos sites permitem cadastro gratuito, então mãos à obra. Escolha um nome bem interessante, que chame a atenção e te torne “única” na blogosfera.

  Veja como as redes sociais podem afetar a sua vida

Agora se você deseja iniciar seu blog de uma forma mais profissional, existem empresas de hospedagem como a CentralServer  onde por apenas R$ 53,70 por trimestre poderá ter o seu blog, para isso basta assinar um plano de hospedagem e instalar a plataforma de blogs WordPress usando o instalador de aplicativos  do painel de controle. Além disso, numa hospedagem profissional você poderá registrar o seu domínio e ter um endereço próprio na internet, exemplo: www.meunome.com.br.

Em seguida, customize seu blog, utilizando cores e templates diferentes. O template é o “visual” do blog, a cara que ele vai ter. Se você não sabe como fazer isso, busque tutoriais na Internet ou siga as dicas da própria plataforma que hospeda o blog. Em sua grande maioria, há a possibilidade de mexer nas fontes, nas cores, no plano de fundo… Outra ideia é buscar um template feito por alguém que é fera na área. Você pode pagar por esse serviço ou simplesmente encontrar um que seja gratuito. Existem muitos sites com templates disponíveis para utilização.

Capriche no Conteúdo

Aprenda a Criar seu Próprio BlogBlog cadastrado, template em ordem, tudo certinho. O que falta agora? Recheio. Isso mesmo. O conteúdo é o item mais importante de todos. Ele vai definir a qualidade do seu blog e a quantidade de visitas que você receberá de outros internautas. De nada adianta ter uma página linda se você não a “alimentar” com posts bacanas.

Os posts são os textos que você criará para seu blog. Invista em imagens e links informativos para que seus leitores entendam exatamente a mensagem que você quer passar. As imagens podem ser suas ou retiradas de sites da web que disponibilizam imagens ilustrativas gratuitas. Tome cuidado para não usar fotografias pessoais nem imagens cujo direito autoral você desconhece sem a devida autorização.

  11 Dicas para ser mais produtivo no trabalho e na vida

Seja Social na Web

Não adianta achar que desde o princípio seu blog será uma verdadeira sensação na Internet. Não vai. Com a quantidade de sites para serem visitados diariamente, a variedade é muito grande para o internauta.

Para cativar público leitor para seu blog, visite outras páginas que tratam do mesmo assunto que você. Faça comentários nas postagens que te agradar e volte sempre que possível para ver que assuntos estão sendo comentados por lá.

Crie contas em redes sociais para seu blog (se você tiver tempo e disponibilidade para isso, claro). Mantenha seus seguidores sempre informados sobre postagens novas em seu blog e outras curiosidades que estejam relacionadas às áreas de interesse afins.

Aprenda a Criar seu Próprio Blog

Mantenha-se Antenada

Se você tem um blog sobre notícias da música ou do cinema, procure sempre informar seus leitores sobre as estreias e lançamentos relacionados. Maquiagem e moda também estão em constantes atualizações, portanto, atualize-se junto com elas.

Quem decidiu publicar suas próprias histórias (ou contos, poesias…), pode até ficar mais tranquilo com relação à velocidade das notícias por aí. Mas nem por isso pode deixar o blog sem atualização durante muito tempo. Os visitantes desanimam se vêem a mesma postagem todas as vezes que decidem te visitar. Tenha sempre novidades. Elabore um cronograma de postagens semanais (quantas e sobre o quê) e aprenda a andar com um caderninho de notas. Todas as vezes que surgir uma boa ideia numa conversa com as amigas ou observando uma cena qualquer no meio da rua, anote para transformar aquilo em uma postagem para seu blog.

Divulgue seu Blog

Não tem a menor graça escrever para ninguém. O mais legal de ter um blog na web é saber que alguém está lendo você e acompanhando suas ideias.

  Ficar em casa ou voltar ao trabalho: o que é melhor para o bebê?

Comece a investir na divulgação de seu blog. Deixe para fazer isso após ter uma média de 10 postagens, pelo menos. Se você começar a divulgar cedo demais, os visitantes não “botarão muita fé” no seu trabalho e não verão conteúdo suficiente para voltar outras vezes.

Coloque o endereço de acesso ao blog na sua assinatura de e-mail e em todos os comentários que fizer em outras páginas da web. Troque links com outras blogueiras, de maneira que você divulgue e seja divulgada ao mesmo tempo.Aprenda a Criar seu Próprio Blog

Outra dica valiosa é utilizar as chamadas “tags” (marcadores) em suas postagens. Elas são palavras-chave que ajudam seu blog a aparecer nas pesquisas de buscadores de Internet cada vez que o item pesquisado faz parte de um texto seu.

Divirta-se!

Descubra o quão legal pode ser a blogosfera e conheça novas pessoas. Faça de seu blog uma verdadeira terapia de relaxamento, um momento em que você pode escrever sobre o que te agrada de verdade. Divirta-se a e compartilhe suas ideias por aí.

Separei mais esses conteúdos para você:

2 COMENTÁRIOS

  1. olha li tudo e adorei suas dicas meu seguidores vao adorar tambem eu sei naon le curti no facebook porque nao quero confusao . E tambem quero que voce olhe minhas dicas (WWW.MAATEOINFINITO.COM.BR) esta certo e so isso a minha opiniao ok
    bjs Yêda maria …………

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui