Muito trabalho, pouco tempo para diversão, horas de sono cada vez mais escassas… Se está difícil manter uma boa relação com sua rotina diária, é hora de se organizar!

Porém, a organização diária vai além da listinha de coisas a fazer; ela requer concentração, disposição e força de vontade. Com paciência e um pouquinho de prática, você não vai mais precisar que seu dia tenha 40 horas para poder dar conta de tudo!

Aprenda a Organizar Seu Dia e seu Tempo
Calendário com pins para organizar. Foto: Freepik

Sempre utilize uma agenda

Ela pode ser virtual ou tradicional, mas precisa estar sempre á mão. Como existem diversos modelos e tamanhos por aí, escolha aquela que vai de acordo com a quantidade de afazeres diários.

Não confie em sua memória e anote tudo o que precisa fazer na respectiva data. Seja dali a meses ou no dia seguinte. Anota no momento em que souber do compromisso, mesmo que de maneira rápida, para não esquecer.

Consulte sua agenda diariamente e risque os compromissos que já realizou. No fim do dia, dê uma rápida olhada nos compromissos do dia seguinte e anote detalhes, se precisar.

Além disso, acostume-se a manter em sua bolsa um moleskine ou bloquinho de notas para uma eventualidade.

Aprenda a Organizar Seu Dia e seu Tempo
Homem organizando agenda no iPad. Foto: Freepik

Divida o tempo e planeje sua semana

Separe o tempo estimado para cada tarefa e cumpra-o. Lembre-se de fazer pequenas pausas durante o dia para se refazer, respirar um pouco e só então recomeçar o trabalho.

No fim da semana reagende todas as tarefas que ainda não foram cumpridas, visualizando como será sua semana seguinte e já planejando ações que deverão ser tomadas.

Evite a procrastinação

Deixar para amanhã o que poderia ser feito hoje é uma tentação que nos assola há séculos. Isso só acumula tarefas e resultados difíceis. O brasileiro, então, que tem fama de “deixar tudo para a última hora”, sabe bem o que é isso.

Portanto, antes de abrir mão de uma tarefa, comece a executá-la, mesmo sem vontade. Pode ser que no meio do caminho você descubra que ela era muito mais simples e rápida do que você supunha.

Aprenda a Organizar Seu Dia e seu Tempo
Mulher anotando na agenda. Foto: Freepik

Mantenha sua mesa de trabalho em ordem

Você perde minutos preciosos procurando documentos no meio da bagunça? Então é hora de rever a organização de sua mesa.  Evite acumular papéis desnecessários, jogando-os no lixo na primeira oportunidade.

Uma vez por semana, separe alguns minutos para verificar se não há nada inútil atrapalhando as coisas que são realmente importantes e imprescindíveis para o trabalho. Jogue fora absolutamente tudo que você não vai mais utilizar ou que seja fácil adquirir outro quando necessitar.

Leia também: 7 Dicas Para Ser Bem Sucedida na Carreira Profissional

Faça uma coisa de cada vez

Ser multitarefas acaba deixando você mais cansada e com a sensação de que não fez tudo o que deveria, da maneira que deveria. Portanto, quando se dedicar a uma tarefa, não envolva-se com outra. Concentre-se em um trabalho por vez. Dessa forma, além de dar o melhor de si para fazer bem feito, você evita o estresse e a canseira depois.

Dê a você seu próprio tempo

Decida a que horas você precisa acordar e quando vai dormir. Assim como lojas e estabelecimentos tem hora para fechar, você também precisa ter hora de parar. Não consuma horas de sono em tarefas difíceis. A concentração se perde e o risco de cometer algum erro é enorme.

Aos poucos você vai perceber que organizar suas tarefas diárias, sejam em casa ou no trabalho, é algo mais simples do que você imaginava.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui