Aprenda Como Acabar com a Caspa de uma vez por Todas

0

Como Acabar com a Caspa

Elas não são nada discretas, e nos fios escuros se destacam ainda mais. As caspas causam coceira e muito constrangimento. Quem tem, faz de tudo para se livrar delas, mas nem sempre as tentativas dão certo. Estima-se que metade dos brasileiros sofra com a caspa pelo menos uma vez ao ano.

Se literalmente queremos acabar com o mal pela raiz, precisamos descobrir o que causa a caspa, a coceira, e como deixá-la sob controle, já que ainda não há cura definitiva.

 O que é caspa?

Como Acabar com a Caspa

Assim como a nossa pele, o couro cabeludo se renova de tempos em tempos, geralmente a cada mês. Essa renovação provoca uma descamação natural do couro, e isso é normal em qualquer pessoa. O problema é que quando há um descontrole na produção das células, essa renovação fica acelerada.

A descamação descontrolada do couro cabeludo é chamada de caspa. Os pedacinhos resultantes dessa descamação vão se unindo e absorvendo a oleosidade dos cabelos, fazendo com que eles aumentem de tamanho e se tornem placas ainda maiores.

  O que causa a caspa?

Como Acabar com a Caspa

Oleosidade nos cabelos: Pode ser genética ou desenvolvida depois. A produção excessiva de óleo (gordura) no couro cabeludo provoca a descamação da pele.

Fatores psicológicos: Quando a pessoa está ansiosa, depressiva ou estressada, ocorre um descontrole (aumento) da produção do óleo no couro cabeludo.

Fungos: Como existem micro-organismos naturais que vivem dessa oleosidade, quando a produção das glândulas sebáceas aumenta, consequentemente há um aumento na produção dos fungos também, fazendo com que eles produzam um ácido que irrita o couro cabeludo.

Bebidas alcoólicas: O álcool causa desequilíbrio na produção das secreções oleosas (glândulas sebáceas), e como o excesso de oleosidade causa caspa, ele se torna um vilão para quem quer se livrar dela.

  Dicas e truques de como tratar as Sardas

Açúcares e Gorduras: Assim como a bebida alcoólica, o consumo exagerado de alimentos gordurosos ou com muito açúcar afeta diretamente a produção de gorduras no couro cabeludo.

Como Acabar com a CaspaProdutos químicos: Quem faz uso de produtos químicos para alisar ou pintar os cabelos também sofrem uma descamação descontrolada do couro cabeludo.

Calor excessivo: Banhos muito quentes e exposição exagerada do couro cabeludo ao calor (secador e chapinha) aumentam a produção das glândulas sebáceas, fazendo com que o excesso de oleosidade cause a caspa.

Clima Frio: Assim como o calor excessivo, o frio também causa descontrole na oleosidade, por isso é comum que as pessoas percebam a presença ou aumento da caspa nas estações mais frias, ou quando há uma mudança brusca de clima.

 Como controlar a caspa?

Como Acabar com a Caspa

Lave os cabelos com frequência: Se a principal causa da caspa é o excesso de oleosidade, o melhor a fazer é manter os cabelos sempre limpos. O ideal é lavá-los diariamente para evitar que a gordura fique acumulada nos fios e no couro cabeludo.

Evite açúcares, gorduras e bebidas alcoólicas em excesso: Para quem já sofre com a caspa, consumir esses alimentos em excesso irá aumentar ainda mais a oleosidade dos cabelos.

Não deixe o suor acumular: Se você costuma andar debaixo do sol ou praticar atividades que fazem suar, lembre-se de lavar os cabelos sempre, pois o suor irrita o couro cabeludo e provoca a descamação.

Como Acabar com a CaspaNão durma com os cabelos molhados: A umidade no couro cabeludo pode causar a proliferação de fungos, que irritam o couro e causam a caspa. Da mesma forma, também não é bom prender os cabelos enquanto estiverem úmidos. Seque bem os cabelos quando lavá-los.

Evite banhos quentes: Como falamos anteriormente, o calor excessivo faz com que a produção das secreções oleosas aumente.

  Porosidade capilar: Saiba identificar e tratar seus fios

Não deixe resquícios de xampu e condicionador: É muito importante enxaguar bem os cabelos para remover todo o produto aplicado, pois se ficar poderá engordurar o couro cabeludo. Evite também passar condicionador na raiz do cabelo, pois essa parte já possui oleosidade natural que hidrata os fios. Além disso, quem tem cabelos oleosos precisa mesmo é reduzir a oleosidade, e não aumentá-la.

Use xampu específico para caspa: Para controlar essa desagradável descamação acelerada, procure usar diariamente um produto ideal para isso. É importante consultar um dermatologista antes, afinal, baseado na intensidade do seu problema, ele saberá exatamente do que o seu couro cabeludo precisa.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui