Os Benefícios e as Propriedades do Açaí

A fruta é bastante consumida no norte do país e vários outros países já “passaram a mão” na receita de longevidade e boa saúde do povo brasileiro. Muitos brasileiros não dão valor aos benefícios imensos que essa pequena iguaria pode oferecer ao nosso organismo, mas saibam que em países europeus um pouco da nossa fruta vale muito dinheiro.

Características do Açaí

O nome vem do idioma tupi e significa fruta que chora, que faz uma alusão ao líquido que sai da fruta. É nativa da região amazônica, em países como Venezuela, Colômbia, Equador, Guiana e outros. Os maiores produtores são os estados do Pará e da Amazônia e juntos conseguem fornecer básicos 85% de toda a produção do mundo.

As maravilhosas propriedades do Açaí

Aplicações do Açaí

O açaí pode ser encontrado de diversas formas, nos mais variados tipos de pratos e receitas. Consegue participar do almoço, lanche e jantar tanto como comida ou como bebida altamente apreciada. Na região amazônica, a forma mais tradicional de consumo é consumir o açaí junto com farinha de mandioca ou tapioca em temperatura ambiente.

Nas outras regiões brasileiras o açaí é consumido de uma maneira diferente: em forma de polpa e misturado com o xarope de guaraná formando uma pasta e pode ser acompanhado por frutas ou cereais como a granola. Ele é bastante consumido por pessoas que praticam esporte físico com frequência, pois além de fornecer energia também ajuda a eliminar toxinas do corpo.

Tenho certeza que muitas pessoas já ouviram falar que o açaí possui alto teor de gordura e por isso acabam não consumindo. É verdade que ele possui grande quantidade de gordura, em torno de 73%, mas em sua maioria é gordura monoinsaturada e gordura poli-insaturada. Esse tipo de gordura ajuda o corpo a eliminar o colesterol ruim e aumenta o nível do bom colesterol, o HDL, dessa forma contribui para prevenir doenças como a aterosclerose.

  Academia só para mulheres - É a melhor opção?

Como o Açaí age no organismo

Esse grande benefício que a fruta trás possui um mecanismo muito fácil de entender. A substância extraída da polpa possui fitoesteróis e compete com a gordura na parede do nosso intestino. Em vez de absorver a gordura, o intestino acaba “escolhendo” o açaí e a gordura é eliminada pelas fezes.

Dentre outros fantásticos benefícios do açaí, temos a ação antioxidante pela presença das antocianinas, que combate os radicais livres e nos faz envelhecer mais devagar e com muito mais saúde. Além disso, ele consegue dar saciedade, melhora o sistema imunológico, fonte de ferro e repõe as energias.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui