NadaFrágil.com.br

Balaiagem no Cabelo: Como Fazer


Leticia Moraes

Com a chegada do sol de verão, o objeto de desejo de 10 entre 10 mulheres é poder reluzir um cabelo bem tratado, com brilho, movimento e muita luz. É, portanto, nessa temporada, que a Balayage passa a ser uma das mais procuradas técnicas para clarear as madeixas com naturalidade e segurança.

Balaiagem no Cabelo: Como Fazer

Quem pode fazer balaiagem no cabelo?

A técnica é ideal para mulheres glamorosas que desejam harmonizar seus penteados com os looks de verão.

A balaiagem é um processo especial de clareamento capilar usado para fazer mechas no cabelo, enfatizando e equilibrando a cor dos fios, para deixá-los com o brilho e a luz do sol.
Ainda que requeira uma boa assistência profissional, como garantia de lograr a finalização desejada, a balaiagem é mais “descompromissada” do que outras formas de mechas, porque não tem a preocupação de estabelecer linhas e mechas rigorosamente bem definidas como outras técnicas fazem. E muitos menos danosa à saúde dos cabelos.

Balaiagem no Cabelo: Como Fazer

 

Ela é, na verdade, um toque artístico nos cabelos, uma vez que, como traduzido de seu próprio nome de origem (balayage significa varrer, em francês), o processo faz uma varredura nos fios, à mãos livres, sem uso papel alumino ou toas, e acompanhando o próprio movimento do cabelo, para criar sutis nuances de tons que normalmente vão do loiro ao mel – tons de cores que deixam os fios com uma aparência de ter o bronze da exposição ao sol.

A balaiagem pode ser usada em qualquer tipo de cabelo, liso, ondulado ou crespo, curto ou longo. Se realizada corretamente, não maltrata os fios, nem os deixa mais rebeldes e volumosos.

Balaiagem no Cabelo: Como Fazer

O forte apelo dessa técnica é a grande potencialidade de gerar efeitos muito diferentes, desde reflexos suaves e naturais até nuances fortes, punk ou com muita tendência.

Outra palavrinha mágica quando se trata de balayage é liberdade. Sendo ela uma maneira muito conveniente para colorir o cabelo, permitindo a você ter um look de moda, como se o cabelo tivesse sido tocado pelo sol naturalmente e se sentir bem com sua aparência, sem ser escrava do salão.

Origem da balaiagem no cabelo

Balaiagem no Cabelo

Esta técnica de coloração surgiu em Paris, na década de 1970, a palavra “balayage” foi utilizada para fazer referência à forma como a cor é aplicada nos cabelos.

No final da década passada, a técnica chegou aos Estados Unidos e ao Brasil, tornando-se muito popular nos salões e cabeleireiras americanas. Entre as latinas, de cabelos mais escuros e castanhos, a técnica consagrou-se como alternativa para aquelas que desejavam abrir um pouco a cor das madeixas sem chegar ao loiro total e uniforme.

Balaiagem no Cabelo: Como Fazer

A modelo brasileira Gisele Bundchen, é uma das adeptas e precursoras da técnica na América do Sul, já há mais de cinco anos para ser muito sutil.

A técnica da balaiagem no cabelo

Balaiagem no Cabelo

No processo de balaiagem, os destaques de coloração em contraste são pintados à mão num movimento circular, que se move a partir da raiz em direção às pontas do cabelo. Na base, a cor é aplicada de forma mais leve e sutil, enquanto que, na parte inferior, nas pontas, ela é mais intensa e concentrada. O resultado é um efeito de revelo na tonalidade naturalmente visível aos olhos, como recém-saído debaixo do sol.

Balaiagem no Cabelo

Todo o processo é bastante demorado, pois exige atenção, olho crítico e mãos firmes, como de um artista plástico.

Para o retoque, quando o cabelo cresce, a raiz é escondida com nova cor aplicação da cor somente na base do cabelo.

Novidades da balaiagem no cabelo da temporada

Balaiagem no Cabelo

Nesta temporada, a técnica de clareamento das mechas por balaiagem ganha novas versões para se adaptarem aos vários tipos de cabelo.

A principal delas é a Mechas Tridimensionais ou Mechas 3D que garante mechas mais naturais e sofisticadas ao mesmo tempo e dão a impressão de mais – ou menos volume nos cabelos.

É realizada sobre uma base (raiz do cabelo) clara combinando com outras duas cores diferentes para conseguir um efeito de profundidade.

Balaiagem no Cabelo

A balaiagem 3D tem a vantagem de permitir maior intervalo de tempo para o retoque, em média, dois meses, de acordo com o crescimento da raiz do cabelo. No entanto, a técnica exige hidratação e cuidados mais intensos para mantê-los saudáveis e com o brilho desejado.

Outra versão muito propicia para este verão e para aquelas mulheres que desejam estar lindas, sem abrir mão de praticidade, é a balayage em degrade.

Mechas em Degradê

Também chamadas “ombré highlight”, as mechas em degrade criam um efeito de graduação de cores, partindo de um cabelo que é mantido escuro na raiz, por exemplo, e, sequencialmente sendo clareado, até atingir um tom parecido ao loiro californiano nas pontas.

Balaiagem no Cabelo

A degradação das mechas pode ser feito com até três ou quatro nuances, que vão clareando ao longo do comprimento dos fios.

Bastante recomendável para cabelos mais longos e de fios inteiros, sem repicados ou camadas. A grande vantagem que faz técnica bastante popular é o fato de que ela é de fácil manutenção.

A balaiagem e o tom da pele

A seguir, damos algumas dicas para ajudá-la a escolher a cor que combine melhor como o tom de pele.

Pele é clara

Balaiagem no Cabelo: Como Fazer

  • Evite marrons profundos (e, certamente, preto), pele pálida é propensa a vermelhões e o cabelo escuro acentua a cor dessas áreas, além de endurecer suas feições faciais.
  • Os tons que garantem melhores resultados para as peles mais claras são cobre, marrom claro e mel.
  • Considere a possibilidade de algum toque dourado para dar um brilho extra.

Pele escura

Balaiagem no Cabelo

  • Evite avançar alguns tons mais claros do que sua cor natural para conseguir um brilhante e mais quente.
  • Recomendamos não abusar ou agredir seu cabelo mais do que dois tons mais claros, porque pode comprometer seu look fazendo com que pareça uma imagem uniforme demais ou opaca.
  • Tente tons de caramelo ou canela para iluminar os contornos do seu rosto e no cabelo, principalmente nas partes onde o sol se reflete naturalmente.
  • As mulheres que possuem cabelos ondulados e cachos mais largos e soltos devem apostar em fios mais claros, com tonalidades mais douradas que ilumina as madeixas e evidencia o corte.

Facebook NadaFrágil.com.br

3 respostas para “Balaiagem no Cabelo: Como Fazer”

  1. Marlene disse:

    Sempre faço mechas,será que posso passar a fazer balaiagem em meu cabelo?

  2. thaiane disse:

    Você sabe oque essa menina da primeira foto fez no cabelo?? Queria fazer igual!Espero a resposta,obrigado

  3. MONICA disse:

    eu quero faser igual da utima menina como faso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *