Na decoração de uma casa, o banheiro não costuma ser o foco da atenção. No entanto esse pequeno espaço não precisa ser uma tela em branco e sem graça. Arquitetos e decoradores têm apresentado ideias bastante coloridas e criativas para os banheiros e lavabos de qualquer tamanho. Se você vai reformar ou quer apenas dar uma cara nova para esse espaço na sua casa, vamos dar algumas dicas para deixar o seu banheiro funcional e bonito ao mesmo tempo.

O branco é a cor preferida pois fica mais fácil de deixar o ambiente limpo. Contudo, alguns detalhes coloridos, como em faixas ou com pastilhas, podem dar um ar mais moderno ao seu banheiro. Se você estiver em dúvida sobre que cores utilizar, comece colocando objetos de decoração coloridos aos poucos para ver qual se encaixa melhor com o seu estilo e com a sua rotina. Troque as toalhas e os tapetes ou use vasinhos e porta-escovas de uma cor que você goste.

Para quem Precisa de uma Reforma Geral

Se você está de casa nova e quer fazer uma reforma geral no banheiro. Aposte nas linhas retas e nas cubas sobre as bancadas. A aparência é belíssima e a instalação é praticamente a mesma das pias normais, com a cuba embutida. As louças podem e devem seguir a mesma linha das cubas. Misturar louças arredondadas com cubas quadradas não fica bonito. Há muitas opções para as peças em metal. Escolha primeiro as louças, depois os metais que combinam. Além de formato, você também pode escolher cores diferentes para as cubas.

Mesmo os banheiros pequenos não precisam ter apenas a pia, o vaso e o chuveiro, fazer armários sob a pia é uma excelente ideia para otimizar o espaço. Para quem prefere os móveis planejados, uma dica importante é prestar atenção ao material e ao revestimento utilizados, pois eles precisam resistir à umidade. Use sempre madeira impermeabilizada. Uma alternativa para os armários ou mesmo um parceiro são os nichos. Eles podem ser usados entre a bancada e o armário ou mesmo no lugar dos armários. Neles, é possível colocar vasos e outros objetos de decoração de forma mais visível e atrativa.

  Penteados para Daminhas - Dicas e Sugestões

As cores e os estilos usados em sua casa podem ser levados também ao banheiro. Muitos decoradores têm utilizado até mesmo o preto nesse espaço. Você não precisa ousar tanto, mas pode colorir o ambiente. Cores claras e mais alegres, como o verde água ou o azul celeste, ficam lindas e remetem à natureza de forma singela. Nos banheiros pequenos, as cores claras ajudam a dar a sensação de amplitude. Usadas com detalhes em cores sóbrias, como cinza ou grafite, dão um toque mais sofisticado.

Então, faça-se a luz

A iluminação é um capítulo à parte para quem se propõe a grandes mudanças no banheiro. Para as mulheres, a luz no banheiro é de vital importância. É com ela que a beleza feminina é realçada. Cuidado na escolha das lâmpadas. Procure as que não esquentem muito e que não distorçam as cores. O melhor é incluir luzes atrás do espelho, para não criar sombras. Se houver iluminação natural, aproveite-a ao máximo. Além de mais confortável, ela é mais econômica e aumenta a sensação de espaço.

Na área do banho, a tendência é o uso de pastilhas coloridas de duas ou três cores diferentes formando gráficos aleatórios ou degradê do chão ao teto. Uma opção diferente são as peças de revestimento maiores, que diminuem o rejunte. De acordo com decoradores, essas peças ajudam a dar uma aparência maior ao banheiro. A transparência é outro ponto forte para aumentar o espaço. Prefira um box liso, sem texturas ou jateado. Eles acabam dividindo o ambiente e deixam a sensação de aperto. A dica da transparência também pode ser usada na bancada. Como uma alternativa ao mármore ou granito, use o vidro.

  Amamentar faz bem! Estudo aponta benefícios para as mamães

Leia Também:

Pequenas Mudanças que Fazem a Diferença

Se você não pode ou não quer fazer uma grande reforma, há pequenas modificações que darão uma nova cara ao seu banheiro. A renovação do rejunte, por exemplo, faz parecer que você trocou os azulejos. Você pode usar até mesmo rejunte colorido para destacar a decoração com adesivos específicos para áreas úmidas. Há várias opções nas lojas de material de construção de adesivos de vinil com impermeabilização de verniz.

Para colorir o ambiente, há decoradores que usam até mesmo papel de parede no banheiro. Pouco usual, mas dá um efeito bem bacana e diferente ao espaço. Se você for usar essa dica, cuidado com a umidade e com a qualidade do material. Outra modificação que traz vários benefícios é um espelho em toda a parede da bancada em vez de um espelho pequeno acima da pia. Além de ampliar o ambiente, essa mudança também ajuda a iluminar mais o ambiente refletindo a luz.

Você também pode trocar a tampa do vaso, os puxadores dos armários e até a lixeira para dar um ar novo ao ambiente. O chuveiro é outro detalhe que modifica banheiro. Você pode trocar a sua ducha normal por uma de teto ou uma estilo cachoeira, que fica estilosa em qualquer decoração. Para os cantos, incluir pequenas prateleiras é outra forma de aproveitar o espaço. Nelas você colocar plantas e flores. Isso vai deixar o banheiro bem mais aconchegante.

Ecologia e Sustentabilidade estão na Moda

Como em vários setores, a ecologia e a sustentabilidade também estão na moda da decoração. É cada vez mais comum usar madeira de reflorestamento e pisos ecologicamente corretos seja no jardim, na sala, nos banheiros ou mesmo nos quartos. É fácil encontrar torneiras e válvulas de descarga que gastam menos água. Aproveite as dicas e use a sua criatividade para incrementar o visual desse cômodo tão importante na casa.

  Utensílios de Cozinha Indispensáveis

Confira Algumas Fotos de Banheiros Decorados

[nggallery id=466]

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui