Você sabe quais os benefícios da atividade física para a pela? Se ainda não sabe, este é um bom momento para conhecer todas as vantagens de praticar exercícios de forma regular!

Isso porque não é nenhum segredo que uma vida ativa faz bem para nós, não é mesmo? Mas é importante destacar que as vantagens são inúmeras, e impactam diversos fatores da nossa saúde e do nosso corpo.

Pensando nisso, listamos 9 benefícios dos exercícios para a pele que com certeza vão lhe ajudar a se sentir mais motivada a mexer o corpo! Acompanhe e saiba mais!

Quais os benefícios da atividade física para a pele?

Os benefícios da atividade física para a pele são inúmeros. Porém, temos uma lista com 9 deles que são de “cair o queixo”. Afinal, você não vai nem acreditar na quantidade de vantagens que os exercícios físicos têm para oferecer com relação à saúde da nossa pele!

Veja abaixo cada um dos principais benefícios de ter uma vida bem ativa:

Melhora a circulação sanguínea e entrega mais nutrientes à pele

benefícios da atividade física para a pele
Mulher bebendo água depois dos exercícios. Foto: Freepik

Quando começamos a praticar exercícios, percebemos que os batimentos cardíacos aceleram, certo? Ao acelerar, o nosso corpo, como um todo, recebe mais sangue devido à melhora na circulação. Essa melhora é responsável por levar sangue para os nossos músculos terem força e oxigênio durante a prática de exercícios.

Leia também: Pele antes e após o uso da maquiagem: Quais cuidados devo ter?

Só que a melhora na circulação sanguínea não traz benefícios apenas para os músculos, durante o treino. Ela também traz muitas vantagens para a pele! Afinal, muito mais nutrientes estarão circulando por todo o nosso corpo, fazendo com que a pele receba mais componentes que a ajudam a ficar saudável e bonita.

Benefícios da atividade física para a pele – Melhora a oxigenação da pele

Assim como os nutrientes chegam mais rapidamente a nossa pele, a oxigenação também é aumentada. Isso quer dizer que as nossas células do tecido cutâneo estarão recebendo tudo o que precisam para ficarem mais bonitas, firmes e saudáveis. Um verdadeiro combo de benefícios da atividade física para a pele!

Aumento da produção de colágeno é um dos benefícios da atividade física para a pele

benefícios da atividade física para a pele
Mulher fitness sorrindo. Foto: Freepik

Os exercícios físicos também são responsáveis por melhorar a produção de colágeno. Este colágeno constitui os tecidos do nosso corpo e, além disso, é responsável por deixar a pele mais saudável, firme e bonita. Consequentemente, os exercícios melhoram a aparência da pele de uma forma geral.

Combate os radicais livres por meio dos antioxidantes do corpo

O nosso corpo também é capaz de produzir antioxidantes, que têm como objetivo impedir que os tecidos envelheçam precocemente e sofram com os temidos radicais livres.

Quando mexemos o corpo, essa produção de antioxidantes é ainda maior e melhor. Consequentemente, a nossa pele tende a ficar ainda mais protegida contra os temidos agentes causadores de envelhecimento.

Propicia a produção de fibroblastos, deixando a pele mais firme

benefícios da atividade física para a pele
Mulher fitness se alongando. Foto: Freepik

Você já ouviu falar em fibroblastos? Pois bem, estes são responsáveis por deixar a nossa pele muito mais forte, bonita e firme. Logo, diminui aquela temida flacidez que uma vida sedentária é capaz de desencadear na aparência do tecido cutâneo.

Sendo assim, esse é um dos benefícios da atividade física para a pele que mais aparece logo após a inclusão de exercícios na rotina: com o passar do tempo você verá que a pele do rosto está mais jovial, firme e saudável.

Veja mais: Quais os benefícios de produtos orgânicos para pele?

Melhora o sono e consequentemente a pele – que se regenera quando dormimos

Quem tem uma vida ativa, e pratica exercícios físicos regularmente, consegue ter uma noite de sono muito mais revigorante. Isso significa que diversas funções do organismo funcionam com mais harmonia. E isso inclui a renovação da nossa pele.

Além disso, quando dormimos bem os níveis de cortisol diminuem. Quando estes diminuem, a pele consegue se regenerar mais facilmente e, por isso, os benefícios da atividade física para a pele incluem uma boa noite de sono!

Diminuir o estresse e problemas de pele associado a ele é um dos benefícios da atividade física para a pele

Não é de hoje que ouvimos falar que o estresse pode causar impactos nocivos em nossa saúde como um todo. Afinal, o corpo e a mente estão interligados, e isso é um fato.

Dessa maneira, diminuir os índices de estresse é promover uma pele mais saudável e menos doenças associadas às cargas emocionais descompassadas.

Mas o que isso tem a ver com os benefícios da atividade física para a pele? Bem, quando praticamos exercícios o nosso cérebro libera substâncias químicas responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer.

Essa sensação, por sua vez, é quem faz com que sintamos menos estresse e ansiedade ao longo do dia. Consequentemente, a nossa pele é impactada pela nossa saúde mental mais equilibrada.

Incrível como tudo se interliga em nosso corpo, não é mesmo?

O suor pode limpar a nossa pele e diminuir inflamações

benefícios da atividade física para a pele
Mulher fitness fazendo pose para a foto ao ar livre. Foto: Freepik

O suor também traz benefícios para a nossa pele. Ele ajuda a desobstruir os poros, diminuindo inflamações como espinhas e cravos. Além disso, deixa toda a pele mais limpa, leve e bonita.

Porém, aqui vale um adendo muito importante: embora este seja um dos benefícios da atividade física para a pele, deixar o suor na pele por muito tempo também pode ser bem ruim.

Leia mais: Cuidados com a pele do rosto no verão – 6 dicas importantes

Isso quer dizer que depois que você terminar a prática de exercício é preciso lavar bem a pele, removendo todo o suor. Caso contrário, se a transpiração secar na pele é possível que você acabe tendo muita oleosidade e, consequentemente o efeito rebote aconteça: apareçam muitas espinhas e cravos.

Além disso, não se esqueça de repor a água “perdida” durante a transpiração, ok? Beba bastante líquido depois da atividade física e foque em consumir, ao menos, dois litros de água todos os dias.

Estimula a renovação celular da pele, melhorando as defesas do tecido cutâneo

benefícios da atividade física para a pele
Mulher fazendo intervalo na academia. Foto: Freepik

Um dos benefícios da atividade física para a pele que também pode fazer toda a diferença é com relação à renovação celular. Esta é estimulada quando temos uma vida mais ativa e mantemos o corpo sempre em movimento.

A consequência dessa renovação é a de uma pele mais protegida contra agentes externos que possam vir a ser nocivos. Ou seja, quando praticamos atividades físicas nós melhoramos a imunidade da nossa pele, deixando-a mais saudável e protegida.

Como consequência, nos vemos livres de diversos tipos de inflamações e doenças de pele, mantendo-a, assim, muito mais bonita.

Invista nos benefícios da atividade física para a pele!

benefícios da atividade física para a pele
Mulher fitness sorrindo na academia. Foto: Freepik

Agora que você conheceu os principais benefícios da atividade física para a pele, é hora de montar uma rotina de treino para você. Comece a praticar exercícios regularmente e veja como isso pode fazer toda a diferença para a saúde do tecido cutâneo. Cuide-se!

Leia também: O que faz mal para a pele? Conheça 14 hábitos prejudiciais

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui