Biotina: O Que É e Para Que Serve?

Também conhecida como vitamina B8, vitamina B7, ou vitamina H, a biotina é uma das vitaminas que fazem parte do Complexo B. Ela é essencial ao ser humano, e por se tratar de um composto hidrossolúvel (absorvido pelo intestino e levado aos tecidos através da circulação), precisa de reposição diária, já que o corpo não pode armazená-la, por isso faz com que o excesso seja expelido na urina.

Função da Biotina

A biotina trabalha no organismo como uma enzima, processando as gorduras, açúcares, proteínas e carboidratos, gerando energia para o corpo e produzindo ácidos que mantém a pele, as unhas e os cabelos em bom estado. Ela também atua no sistema nervoso como calmante.

Onde encontramos a Biotina

derivados do leite
Foto: Freepik

Existem muitos alimentos onde podemos encontrar essa vitamina, entre eles estão: leite e derivados (como queijo, manteiga e iogurte), carne de boi, aves e peixes, gema de ovo, nozes, soja, aveia, gérmen de trigo, espinafre, couve-flor, arroz integral e frutas (principalmente laranja, melão, abacaxi, banana, morango, melancia e abacate).

Os que possuem grandes quantidades de biotina são: gema de ovo, soja, leite e peixe. Mesmo após o cozimento, a vitamina permanece sem alterações.

peixe
Foto: Freepik

É importante saber que a clara do ovo crua inibe a absorção da biotina no corpo. Mas isso só acontece se o ovo estiver cru. A clara cozida ou frita não representa nenhum problema para a biotina. A ingestão frequente de bebidas alcoólicas também reduz significativamente a absorção dessa vitamina.

Também é possível encontrar a biotina em cápsulas vendidas em farmácias. Algumas possuem uma fórmula pronta e outras são encomendadas em farmácias de manipulação. Mas para tomar esses complementos é necessário o acompanhamento de um médico, geralmente dermatologista, pois além de ser mais seguro, para comprar esses produtos é preciso ter em mãos uma receita médica.

  Você conhece a maquiagem airbrush?

Leia Também:
Sucos Emagrecedores
Conheça a Dieta da USP

Nem mais, nem menos, apenas o necessário!

Benefícios da biotina: Os principais benefícios da biotina são: fortalecimento das unhas, combate à queda de cabelo, renovação da pele e redução do colesterol. Apesar de não ser esse o principal foco da biotina, ela também pode auxiliar nos tratamentos de emagrecimento, já que atua no processamento das proteínas, carboidratos e gorduras.

emagrecimento
Foto: Freepik


Efeitos da falta de biotina no corpo: Apesar de não ocorrer com muita frequência, a deficiência de biotina pode acontecer em pessoas que passaram por uma desnutrição grave de proteínas, em pessoas alcoólatras ou pelo consumo excessivo de clara de ovo crua ou de medicamentos para epilepsia.

Essa deficiência pode causar dores musculares, problemas dermatológicos, seborréia, queda de cabelo, furúnculos, flacidez, perda de apetite, colesterol alto, anemia e até depressão.

dor muscular
Foto: Freepik

Reações ao excesso de biotina: Não há casos conhecidos de efeitos causados pelo excesso dessa vitamina, pois, como falamos anteriormente, o corpo absorve apenas a quantidade necessária para a sua função diária e depois elimina o excesso pela urina. Portanto, não adianta tomar doses altas de biotina. O ideal é que ela seja consumida diariamente em quantidade suficiente. São recomendadas doses de 100 a 200 microgramas por dia (facilmente absorvidas numa alimentação diária equilibrada).

Biotina engorda?

Não. A biotina não causa aumento de peso. Como vimos, ela é essencial para o bem estar do nosso corpo e está relacionada a alimentos saudáveis e à redução do colesterol.

alimentação saudavel
Foto: Freepik

Também não podemos afirmar que ela por si só emagrece, mas a verdade é que se aliada a um tratamento de emagrecimento e a uma dieta balanceada, pode gerar bons resultados para quem quer perder peso. Por isso é comum encontrar biotina na fórmula de inibidores de apetite, onde somam o seu papel de transformar as proteínas e carboidratos em energia à outras vitaminas e componentes.

  Cortes de Cabelo para rosto Redondo

Adquira hábitos alimentares saudáveis, inclua não apenas a biotina na sua dieta, mas também alimentos de todas as classes: carboidratos, fibras, proteínas, aminoácidos, lipídeos, outras vitaminas e minerais. Não faça dietas por conta própria. Procure um médico e siga suas orientações. A sua saúde agradece. =)

Separei mais esses conteúdos para você:

72 COMENTÁRIOS

  1. Genteee! Uso colágeno Hidrolisado NAARA da Jeunesse há 1 ano. Precisamos repor a partir de 30 anos! Minhas unhas pararam de quebrar, estão fortes; assim como o meu cabelo:parou de cair e está com mto brilho e crescendo muito !

  2. Fiz exames laboratoriais, há poucos dias e, como tenho hipotireoidismo, foi solicitado TSH e T4. O resultado deu alterado e, abaixo, o laboratório colocou uma observação:o uso de biotina pode mascarar o resultado do exame de tireóide. Se estiver usando, suspenda por 72 horas e repita o exame.
    Só que já procurei e não encontrei nenhum medicamento que eu ingira e que contenha biotina. Acredito ser em algum alimento.
    ATENTEM PARA ISSO, CASO FOREM FAZER EXAMES DE SANGUE”

  3. Flor comecei a tomar biotina da maxnutri para fortalecer cabelo.Mas gostaria de saber qual horarios certo
    Se e apos a refeiçao ou antes ?
    Estou tomando uma no cafe da manha e outra no almoço !!! Depois da alimentacao ..posso continuar assim ?

  4. Serícimo, seríssimo, seriíssimo.
    Hoje em dia importa o que se entende o a forma que se escreveu.
    Aqueles velhinhos que não tem o que fazer, e vivem tomando chá com bolacha, e inventando moda para se escrever e vender mais livros, não estão com nada.
    Devemos fazer uma revolução cultural e admitir a escretia da maneira como se fala.
    Abaixo o x, y,z, w, toda essa lixeira que só serve para atrapalhar.
    AGORA,O INTERESSANTE AQUI, É O REMÉDIO PARA CALVICE, UNHA, ETC…

  5. Na ultrafarma tem Biotina por 11,99 vem 30 comprimidos, tomar um ao dia. Da linha Sidney Oliveira – Biotina
    tomei e gostei……o preço é muito bom……experimentem
    um abraço silvia

  6. Estou tomando Biotina e posso falar que é um milagre!!! Depois de 4 meses nunca mais nasceu uma espinha no meu rosto e o meu cabelo cresceu muito.

    • Oi Ju, essa semana vou mandar manipular as minhas, estou tão ansiosa e pesquisando tudo sobre, vi seu comentário e queria muito vê seu ANTES e DEPOIS, me segue no insta @samandainacio e me manda no direct, queria muito vê!!!ou no facebook, Samanda Inácio.

  7. Engraçado achei que o assunto em pauta fosse biotina e não Língua Portuguesa , qta hipocrisia do ser “humano” se pegar com coisas tão imbecis, tomem a biotina e sejam felizes. #queporre

  8. Acabei de comprar à biotina,faz 2 dias que estou tomando????
    Minhas unhas estão todas trincando.
    Pois uso luvas cirúrgicas toda noite, e não me dou bem com elas????
    Meu cabelo também está quebrando muito !
    Será que vai melhorar?
    Já estou ansiosa p/ ver o resultado ????????

    • Para fortalecer as unhas, é bom colágeno. Foi o que funcionou pra mim, as minhas estão crescendo fortes e pararam de se desmanchar sozinhas. A pele melhora, tb. Procura em loja de produtos naturais colágeno hidrolisado em pó (em cápsulas é caro e vem muito pouco), e usa uma colher de sopa por dia. Eu compro sem sabor, e misturo em iogurte ou batida de frutas, mas se vc preferir existe com sabor, pra dissolver em água. Vai do gosto de cada um.

      • Genteee! Uso colágeno Hidrolisado NAARA da Jeunesse há 1 ano. Precisamos repor a partir de 30 anos! Minhas unhas pararam de quebrar, estão fortes; assim como o meu cabelo:parou de cair e está com mto brilho e crescendo muito ! Tão satisfeita que passei a ser distribuidora da empresa!

  9. um ponto importante não foi comentado =
    deve-se ingerir biotina isoladamente ou melhor no
    complexo b ? ficam discutindo a nossa língua portuguesa ,
    caçando erros (cassar com dois s é com outro significado). ocorre erros ao digitar e erros não intencionais , e assim somos testados a vida inteira , em exames e concursos , apesar de ter estudado e muito nos bancos escolares.

  10. Qual o melhor horário para tomar? Fiz uma viagem pro exterior e trouxe 2 potinhos, lá é muito barato. Bem que podia ser aqui também.

  11. Não é o dermatologista nem outro médico que prescreve, o correto é encaminhar o paciente a um nutricionista, Esse profissional é o único que pode investigar a falta ou excesso de qualquer nutriente (COM RECORDATÓRIO ALIMENTAR E/OU SOLICITAÇÃO DE EXAMES)As vezes o médico prescreve e a pessoa já consome e muito.
    E, se necessário fazer a prescrição de biotina isolada ou associada.Vitaminas e minerais. Um micronutriente geralmente precisa dos outro ou de algum outro.

  12. O foco aqui é BIOTINA, gente, FOCA!!! Eu uso um medicamento chamado metotrexato (quimioterápico) para psoríases. Percebi que meus cabelos caem demais e na parte frontal ficou mais ralo. Será que a biotina faz os fios engrossarem?

  13. Minhas queridas, conheço muitas pessoas letradas e inteligentíssimas que cometem erros de português graves, portanto isto não é apenas privilégio de quem não teve oportunidade de estudar. No entanto não acho que a correção tenha sido feita de forma grosseira, apenas informativa. Sendo assim, não há razão para ninguém se sentir humilhado, mas sim, beneficiem-se de mais este conhecimento. Beijoss

  14. Awê, o povo tá querendo é dar aula de português em uma página que fala de saúde.Podem me ajudar a passar em um concurso?!?

    Obs: não posso pagar pelas aulas contando com sua boa vontade e disposição.

  15. Bom dia! Meu nome é Maria e comecei a fazer o uso da Biotina, porém algumas pessoas me disseram que o medicamento tira o efeito do anticoncepcional, alguém pode me ajudar nessa dúvida?

    • Maria, se for só a Biotina não interfere, é uma vitamina. Mas se for um remédio com biotina, vc precisa conferir a bula. Olha lá em “interações medicamentosas” e vê se fala alguma coisa em interferir com efeito de anticoncepcional.

  16. Gente, achei a matéria excelente, mas no quesito “português” não seria mai viável apontar que seríssimo ou seriíssimo é com 2s e não com c ?, pois fiquei sem entender o motivo q ninguém falou nisso.
    Por favor, não me entendam mal, longe de mim criticar alguém até pq esse espaço não é pra isso, é q fiquei sem entender mesmo!

  17. Olá, por gentileza tenho alopécia há vários anos, já fiz muitos tratamentos sem resultados, desanimada parei com tudo, e sofro com isso, tenho artrite reumatoide grave e sou diabética, não sei se tem relação. Caso você tenha alopécia e conseguiu resolver ingerindo BIOTINA mande mensagem no meu e-mail, desde já agradeço!

  18. Esta mensagem é para parabenizar e agradecer à Sra. Ou Srta. CATI por sua maravilhosa aula. O assunto é seriíssimo. Meu trabalho inclui redigir quase diariamente. No geral, nunca descuido de consultar bons dicionários para ter absoluta certeza do que estou a escrever. Aulas desse nível, recebo-as com alegria.
    Acrescento que, das coisas que os portugueses nos legaram, uma das melhores, senão a melhor, é o maravilhoso idioma, infelizmente desprezado por muitos. Nota 1000 para você.

  19. Adorei o artigo
    Sou Naturólogo de Profissão(especialista em Talassoterapia) tenho observado resultados excelente nos meus pacientes(após fazer a correção da insuficiência de Biotina)
    Boa observação Profª. Lucinéia!

  20. Bem esclarecedoras as informações…mas esses comentários maldosos aí, não gostei, não…sou professora de Português e acho muito chato corrigir ou zombar assim, quem escreve ou fala errado. Tem hora pra tudo!

  21. As farmácias de manipulação se multiplicaram na minha cidade como praga. Muitos médicos estão com convênios com elas, ou são parentes dos proprietários, e dai ficam receitando fórmulas e já indicam onde fazer! Por essa razão eu não confio mais em fórmulas manipuladas! Já ouvi casos em que fizeram perícia e as cápsulas continham apenas farinha de milho! Então eu prefiro comprar Biotin da Sundown, pois vou fazer 70 anos e estou com alopecia, só que não estou conseguindo encontrar nas farmácias de Porto Alegre. Alguém é daqui e sabe onde vendem? Agradeço a atenção.

  22. Nossa perderam o foco da notícia…. Nã nã nã. Então, minhas unhas estavam terríveis, lascando, manchadas e tudo o que há de pior. Minha dermatologista maravilhosa me receitou Biotina e uma base a base de tretinoina que nossa maravilhoso. Gastei 43 reais nos 2 produtos e em uma semana de uso já tive um excelente resultado.

    • “Adorei”, por gentileza me envie uma cópia de sua receita, p/ eu saber a dose diária, por qto.tempo tomar a biontina; a base p/ unhas tem pronta ou é formulada? Tem a receita por favor? Tenho vergonha de minhas mãos devido ás unhas descascadas, tão lascadas que ñ cobrem a carne do dedo, ñ tenho convênio e no posto de saúde é só daqui DEZ MESES, isso se na data marcada ñ estiverem em greve ou a médica faltar, já me aconteceu isso.
      Muito obrigada e fico no aguardo de sua resposta.

  23. Realmente,minha Nutt me indicou, além de mudar meus hábitos alimentares, uns comprimidinhos (suplemento à base de vitaminas contendo, inclusive, Biotina) e, olha, já posso exibir minha mão, pois minhas unhas não cresciam há mais de um ano, e o meu cabelo caía de montão. Estou muito satisfeita, afinal, trabalho com várias pessoas e digito o dia todo.

  24. Gostei muito do artigo, porém, quando se fala em adquirir hábitos saúdáveis “procure um médico”, acho que seria muito legal se dizer: procure um Nutricionista, por que não? Ele é o profissional que, certamente, vai te ajudar a mudar seus hábitos e ter uma melhor qualidade de vida. Acredite!

  25. Voces conseguiram cala a boca de umas pessoas que estavam criticando a escrita do outro. Gostei de ver!!! Nem todos tem a oportunidade de estudar neste nosso país!

  26. Biotina, essencial para a saúde. Estudo nutrição e além de biotina, façam ingestão diária de todas as vitaminas do complexo B, além das vitaminas A,D,E,K que são lipossolúveis = precisam de uma pequena quantidade de gordura boa ou seja, ingerir azeite cru para otimizar a absorção. Deve-se também para bom funcionamento do organismo a ingestão de vitamina C, atuante como antioxidante e anti-histamínico(combate alergias). É importante para aqueles que desejam um corpo saudável a ingestão de todos os tipos de frutas, hortaliças(verduras e legumes) logo que esses contém quantidade significante de vitaminas e minerais, também a ingestão de carnes leves e brancas e por 1 a 3 vezes na semana a ingestão de fígado saudável e carnes vermelhas. A sobremesa é importante para felicidade do corpo logo que, libera serotonina e outros neurotransmissores de prazer. Devendo ser adquirida sem excesso. A pratica de atividades físicas, sejam elas aeróbias ou intensas está intrinsecamente relacionada a Saúde e perda de peso atuando também como co fator para diminuição do LDL(gordura de baixa densidade ou gordura ruim). Todos os nutrientes e alimentos acima descritos, tem o poder de combater cânceres e as mais variadas disfunções do metabolismo corporal.Comam e sejam felizes!

  27. Eu também me incomodo muito com erros de português, mas tem muitas pessoas que erram por ignorância mesmo, não tiveram oportunidade de estudar, o que é horrível são jovens, estudantes que comentem erros absurdos !!!!

  28. Eu usei dois anos unhas postiças,acabei com as minhas unhas,já tinha feito e tomado de tudo nada resolvia,minhas unhas estavam horríveis,até que um dia uma médica me receitou a biotina,foi maravilhosa,tomei três meses fantástico.

  29. Olá. Tive um estresse muito forte e acabei por ter uma alopécia frontal leve . Meu dermatologista recomendou a Biotina 3mg. Vou fazer na manipulação. Espero obter bons resultados.
    Os cabelos são muito importantes para nós mulheres e sua falta acarreta um grande desconforto.
    Sou lacto vegetariana e me alimento com muitos grãos, derivados do leite, legumes e verduras, ainda muitas frutas.
    Mas o estresse é algo muito impactante em nossas vidas.

  30. Achei a atitude de vcs duas péssima, a pessoa apenas comentou que achou o artigo interessante e vcs metendo o pau? Pfv hein galera, mais humildade, pq esse tipo de coisa não leva a nada! Se for corrigir, que seja de maneira adulta e sem humilhar ngm!

  31. Seriíssimo*

    Escrevem-se com “i” dobrado os superlativos originados de adjetivos com a terminação “-io” precedida de consoante: frio = friíssimo; ímpio = impiíssimo; macio = maciíssimo; sério = seriíssimo; sumário = sumariíssimo. 😉

    • As duas palavras existem e são formas corretas do grau superlativo absoluto sintético do adjetivo sério. Devem, contudo, se adequar ao tipo de discurso, ou seja, se formal ou se informal. A palavra seriíssimo é a forma mais gramaticalmente correta e formal e a palavra seríssimo é a forma privilegiada pelos falantes da língua. Seríssimo e seriíssimo se referem a uma pessoa, a alguma coisa ou situação muito séria, extremamente séria.

      • Retificando
        Após ler quase todos os comentários entendi a diferença entre os dois modos de escrever. Qto aos comentários, penso que precisamos ser mais humildes e guardar nossas armas. A pessoa que comentou a escrita usada da palavra simplesmente escreveu a forma correta.Aí todos resolveram defendê-lá. E aí criou-se uma celeuma. Não havia o mínimo de motivos p isso. Vamos ser mais semeadores da paz, isso que o mundo precisa e se necessário defender coisa é pessoas indefesas. Mais amor e menos desamor.

  32. EU achei muito iteressante esta publicação .eu tenho um problema sericimo com minhas unhas ,eu como bastante verduras, frutas iogurte, a esta sempre se lascando tem epoca então que é um horror fico muito chateada com isto me lembro q anos atra minhas unhas era comprida ,, mas agora

    • Por acaso vc tem algum problema relacionado a mal funcionamento de tireóide?

      Se sim, toima algum medicamento pra isso?

      Porque se toma eles fazem quebrar a unha!

      Desejo melhoras e uma ótima sorte a vc ok. Bjs

    • odacirarosset

      Posso entender o que vc está passando, ocorreu o mesmo comigo, e por anos. Manchas brancas descamativas em todas as unhas, umas mais que outras. Não havia o que resolvesse. Por fim, mudei de manicure. A nova manicure ensinou-me um remedinho, veja você que coisa fácil.
      Oleo secante na ponta das unhas (não por cima ou em volta e, sim, por baixo, na pontinha das unhas). Como esse truque eu nunca havia tentado, comecei imediatamente. Agora, mais ou menos um mês após, as unhas estão irreconhecíveis, duríssimas, incríveis! Quase nem acredito. Se existem efeitos colaterais, desconheço. Só sei dizer que deu muuuito certo. Estou repassando em sinal de gratidão por alguém ter-me apontado uma solução que eu, sozinha, talvez não encontrasse, rsrs

    • Olá meninas, tenho tireoidite de hashimoto e em consequencia queda de cabelos e unas fracas. Para o fortalecimento das unhas uso e recomendo uma formula receitada pela dermatologista e comigo funcionou

      Base fortificante: formol 5% , carbonato de calcio 2%, Nonychosine V 1%, Onymyrrhe 1%
      1 vidro de 8 ml dura bastante e custou me 26,00 em fevereiro 2017

      Uma dica: pintem com frequencia com esmaltes escuros!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui