Dúvidas sobre o Botox (Toxina Botulínica)

As rugas e as linhas de expressão são um verdadeiro tormento na vida das mulheres. A indústria dos cosméticos está sempre lançando uma novidade sobre alguma substância capaz de retardar o envelhecimento. Mas, o tempo não é um bom amigo da classe feminina e ele insiste em trazer a tona uma das ideias mais desagradáveis: a juventude está indo embora. É claro que uma boa maquiagem, andar sempre bem arrumada e com os cabelos arrumados é um item essencial, mas não há nada de errado recorrer a métodos mais persuasivos para lhe deixar alguns anos mais jovem.

b2

O que é Botox (Toxina Botulínica)

A toxina botulínica um tipo de complexo de proteínas extraído da bactéria Clostridium botulinum, que podem ser facilmente encontradas em alimentos enlatados em má conservação. Ela, em determinadas condições consegue fornecer sete tipos diferentes de toxinas: A, B, C1, D, E, F e G. A do tipo A e B são as mais utilizadas nos consultórios para a realização de procedimentos estéticos. É a injeção da chamada toxina botulínica purificada, que consegue inibir a ação da acetilcolina. Essa substância é um neurotransmissor e é responsável por levar informações de contração muscular ao cérebro. Como a toxina consegue bloquear essa informação, o músculo não se contrai e como consequência, o seu rosto se desgasta menos e não envelhece com tanta rapidez.

b1

Procedimento do Botox (Toxina Botulínica)

Há, um total de, 43 músculos apenas na face e é imprescindível que o médico aplicador saiba exatamente quais são eles. É preciso selecionar quais músculos são responsáveis por produzir as rugas e linhas de expressão. Exatamente neste lugar é que são aplicadas pequenas quantidades de toxina botulínica para relaxar a musculatura. A aplicação leva, em média, 15 minutos e a quantidade de injeções necessárias vai depender de cada paciente e da região de aplicação. Pés de galinha, por exemplo, necessitam de 2 a 3 aplicações, já aqueles sulcos que se formam acima da sobrancelha precisam de 3 a 5 injeções.

  Massageador anticelulite funciona?

b4

O melhor de tudo é que não há necessidade de anestesia, não precisa de repouso ou de tempo para recuperação. Você já pode sair do consultório médico e continuar suas atividades corriqueiras como se nada tivesse acontecido. Com apenas alguns dias depois da aplicação já é possível ver os resultados, mas em alguns casos, uma semana pode ser necessário para perceber a diferença. Os efeitos da aplicação da toxina dura em torno de 3 ou 4 meses, depois desse período é preciso realizar novas aplicações para continuar disfarçando as rugas.

Efeitos colaterais do Botox (Toxina Botulínica)

Em regra, a toxina botulínica não possui nenhum efeito adverso e como já dito acima, não é preciso esperar qualquer tempo de recuperação. Mas, é preciso tomar alguns cuidados com a área tratada como, por exemplo, esfregá-las. Esse movimento pode fazer com que a substância vá para outras áreas do seu rosto e pode causar paralisia facial ou ptose (queda da pálpebra). Existem outros efeitos adversos que podem acometer as pessoas que passam pelo procedimento:

  • dor de cabeça;
  • náuseas;
  • vertigem;

É preciso tomar muito cuidado com a aplicação da toxina, pois apesar de ser um procedimento simples, em alguns casos, a substância pode ir parar em outras regiões do corpo causando patologias respiratórias, dificuldade para engolir os alimentos e provocar fala arrastada por fraqueza muscular. Por isso, é muito importante a escolha de um profissional bem preparado e qualificado. Tenha a certeza de que o seu cirurgião plástico é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Quanto custa o Botox (Toxina Botulínica)?

Antes de realizar um procedimento como esse é melhor pesar na balança se o dinheiro gasto compensará a sua satisfação com os resultados. É preciso ter certeza antes de fazer a aplicação. Os preços podem variar bastante, principalmente entre as diversas regiões do país. É preciso pensar também em outros custos adicionais como uso de unidade cirúrgica e a prescrição de medicamentos.

  7 dicas para emagrecer de maneira saudável

b3

Não vá fazer o tratamento pensando que vai sair de lá com a pele de pêssego, afinal de contas não são apenas as rugas e as linhas de expressão que podem deixar a sua aparência mais envelhecida. Os danos à pele causados pelo sol não podem ser resolvidos com a aplicação da substância. E para aquelas que não sabem o nome Botox, na verdade é uma marca que por ter sido a primeira do mercado virou sinônimo do procedimento. A toxina botulínica não é usada apenas para fins estéticos, mas também para outros tratamentos como encurtamento muscular em crianças, Esclerose Múltipla, Mal de Parkinson e outros.

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

  1. Já fiz botox duas vezes e fiz duas vezes preenchimento sai insatisfeita com o preenchimento. Nao saiu o bigode chinês qe tanto incomoda. O que foi feito de errado?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui