NadaFrágil.com.br

Cada Creme tem um Horário Certo para ser Usado


Joyce Carla

Existe uma infinidade de cremes usados pelas mulheres. Vão desde os rejuvenecedores e os clareadores até os que regulam a oleosidade da pele e evitam a flacidez. Os grandes aliados da beleza feminina têm horário certo para serem utilizados a depender de cada tipo. O importante é sempre manter a pele bem hidratada, a qualquer hora do dia. De acordo com o dermatologista, Anderson Bertolini (CRM-107976), diretor-médico da Clínica Bertolini, os cremes têm a capacidade de regenerar as células e de produzir colágeno e elastina, que são vitais para manter a pele firme e bonita.

“A pele serve de proteção contra os agressores externos, como a poluição, o vento e as temperaturas elevadas. Para manter esse tecido saudável e longe dessas agressões, as células devem estar hidratadas corretamente, por isso a importância dos cremes hidratantes e filtros solares”, explica o dermatologista. Para evitar rugas, flacidez e manchas, é preciso saber a diferença dos cremes diurnos e noturnos. “Os diurnos mantém a umidade da pele, evitando o ressecamento. Já o noturno previne o envelhecimento precoce. Na hora de escolher um creme hidratante, é importante você levar em consideração o seu tipo de pele”, alerta Bertolini.

Cada Creme tem um Horário Certo para ser UsadoRitual da beleza ao longo do dia

Os cremes para usar pela manhã servem para hidratar e cuidar da pele, seja a facial ou a corporal. O primeiro passo é escolher produtos específicos para evitar uma pele oleosa ou seca demais. O correto é, assim que acordar, lavar o rosto com um produto suave. Essa limpeza tem o poder de remover as impurezas e as células mortas que resultam da renovação natural da pele. “Durante a noite por volta das 4 da manhã a pressão arterial e os níveis de hormônio começam a subir o que acarreta no aumento da oleosidade da pele. Por esse motivo, é normal a pessoa acordar com boca seca ou com olhos levemente inchados”, esclarece o médico.

Se a sua preocupação é o inchaço na área dos olhos, aplique um creme com agentes vasoconstritores, como a cafeína. Na boca, use o hidratante labial com ceramidas, vitamina E ou ácido hialurônico e até mesmo um gloss. E nunca se esqueça de aplicar um filtro solar na pele antes de sair de casa. “Opte pelos cremes com glicerina ou ceramidas, eles ajudam a manter as moléculas da água ou prefira os antioxidantes como vitamina C e E”, aconselha o dermatologista.

O sol do meio-dia estimula as glândulas sebáceas, que provocam o aumento da oleosidade na pele. Aplique novamente o protetor solar com um filtro em pó para tirar essa luminosidade. Com o passar do dia, a pele começa a apresentar um aspecto cansado. Nesse horário, é bom aplicar um produto para olhos e um creme de tratamento com vitaminas e antioxidantes, para amenizar os danos provocados pelo organismo a partir das 4 horas da tarde.

Já à noite, é importante limpar e tonificar o rosto antes de aplicar o creme noturno. E não se deite antes de 15 minutos da aplicação para que o creme não fique todo no travesseiro. “Com o aumento da circulação sanguínea, a pele consegue eliminar melhor as impurezas e fica mais receptível aos cremes”, ressalta o dermatologista. E não se esqueça de lavar bem o rosto ao acordar e aplicar o protetor solar para não desperdiçar os benefícios conseguidos à noite.

Qual creme usar?

Cada Creme tem um Horário Certo para ser UsadoPara não cometer nenhum erro, é preciso saber qual o tipo de pele antes de comprar o creme. Caso você tenha alguma dúvida sobre o seu tipo de pele, é melhor procurar um dermatologista para indicar os melhores cremes para a sua pele. O dermatologista Anderson Bertolini esclarece qual é o melhor hidratante para cada pele:

  • Pele oleosa: aspecto brilhoso, muito acentuado na área central da face. As mulheres com esse tipo de pele devem optar pelos hidratantes com ativos sebonormalizantes, que devem ser em gel e livre de óleo para evitar o aparecimento de acnes;
  • Pele ressecada: apresenta com sulcos, fissuras ou escamações. Opte pelos cremes mais hidratantes, concentrados e nutritivos, especialmente os que possuem vitaminas E, A e C, que são antioxidantes;
  • Pele flácida: acompanhado do surgimento de rugas, sulcos e depressões na pele, principalmente nas pálpebras, maçãs do rosto ou queixo. Escolha os cremes que tem como principal finalidade firmar a pele, como o DMAE e o Tensine;
  • Pele desvitalizada: significa uma pele com uma aparência descuidada. Use cremes com ácidos e agentes emolientes, antioxidante e nutritivos;
  • Pele normal: como o nome já diz, ela é normal, sem a aparência das peles já mencionadas. Para esse tipo, o ideal são as loções à base de água;

Todos os cremes devem ser aplicados após o banho para a pele absorvê-los mais rápido. Na hora de passar, faça suaves massagens faciais de baixo para cima e de dentro para fora. E espere um pouco para se vestir após aplicar o hidratante. Assim ele pode ser absorvido pela pele sem o risco de ser retirado pela roupa.

Faça sua máscara em casa

Há muitas receitas caseiras para máscaras hidratantes para cada tipo de pele. Seguem sugestões práticas, fáceis e baratas para você usar uma vez por semana para ter uma pele linda. Para pele normal, você vai usar uma banana madura, duas colheres (sopa) de mel e uma colher (sopa) de iogurte natural. Amasse a banana e misture com o mel e o iogurte. Aplique no rosto por 30 minutos, depois enxague com bastante água.

Para pele seca ou ressecada, você precisará de um abacate e uma colher (sopa) de mel. Amasse bem o abacate com ajuda de um garfo e misture com o mel. Aplique sobre a pele e deixe agir por 20 minutos. Enxague com água morna. Já as mulheres com pele oleosa devem usar três colheres (sopa) de talco de bebê ou amido de milho, uma colher (sopa) de mel de laranjeira e leite. Após misturar todos os ingredientes até obter um creme com consist6encia de pasta de dente, aplique por uma hora e enxague em seguida com uma esponja e água fria.

A máscara hidratante para pele mista deve ser feita com 100g de abacaxi picado sem miolo e uma folha de gelatina transparente e sem sabor. Bata o abacaxi no liquidificador e misture com a gelatina dissolvida. Aplique a máscara fria no rosto e deixe agir por 15 minutos. Enxague com água morna. Já para a pele com espinhas, a receita precisa de um maço de salsinhas, duas colheres (sopa) de extrato de alecrim e uma gaze. Amasse bem a salsinha e acrescente o extrato de alecrim. Aplique a mistura em uma gaze e cubra o rosto com ela. Deixe agir por meia hora, depois enxague bem o rosto.

 

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *