Casamento Junino: ideia original e divertida

Que tal ter um Se você está planejando se casar durante as festas do meio do ano no Brasil mas ainda não encontrou o tema ideal para a celebração, que tal apostar num casamento junino?

A ideia não é necessariamente nova, visto que os casamentos antigos, principalmente no interior, já serviram como inspiração para as festas juninas (até mesmo a quadrilha, dança européia, ganhou contornos “caipiras” nacionais, ao representar um casamento no interior).

Entretanto, os casamentos simples, com ar rústico e ligados à natureza estão cada vez mais em alta. Além de darem autenticidade á cerimônia, permitem que os convidados e noivos sintam-se muito mais a vontade e divirtam-se com decoração, cardápio e danças típicas.

Os detalhes do Casamento Junino

Para preparar os convidados e ajudar todo mundo a entrar no clima, é importante que os convites tenham a cara da celebração que está para acontecer. Capriche no tom divertido do texto, assim como na criatividade do envelope. Aproveite para dar as informações sobre o traje, que deverá ser informal e, de preferência, de acordo com o tema.

Para as lembrancinhas, a regra é a mesma. Surpreenda com docinhos típicos ou miniaturas divertidas. As embalagens podem ser feitas com palha ou fuxicos artesanais.

Já a famosa hora de jogar o buquê pode ser substituída pela hora de passar o “Santo Antônio” para a próxima solteira. A ideia divertida tem sido cada vez mais escolhida pelas noivas atuais. A lembrancinha, diferente dos buquês, pode ser guardada para sempre, servir como decoração ou ainda ser passada adiante no próximo casório.

Leia também:

Vestido de noiva para casamento na praia
Casamento Hippie Chic
Bolos Decorados para Casamento

  Lembrancinhas de casamento

O cardápio do Casamento Junino

Os buffets já oferecem esse tipo de serviço tematizado, em que vários pratos típicos salgados e doces são servidos durante a festa. Escolha com cuidado e de acordo com o orçamento disponível para essa parte do seu projeto. Veja também se há a possibilidade de experimentar os pratos antes do grande dia.

Para quem preferir não servir jantar ou ceia, existe a possibilidade de investir apenas em petiscos típicos: milho verde, potinhos de canjica, paçoca, etc. Quanto maior a variedade, melhor. O bom nesse caso é que a economia será muito maior, já que alguns desses alimentos são de fácil preparação e pessoas amigas ou da família podem produzir tudo.

Decoração e recepção do casamento junino

Os comes e bebes podem ser servidos em barraquinhas decoradas com bandeirinhas. Aliás, as bandeirinhas são parte importantíssima na decoração do salão. Carrinho de pipoca é outra opção divertida e que vai fazer sucesso, principalmente se houver crianças na recepção.

Para a música, saem os violinos pomposos e entra a sanfona. Contrate um sanfoneiro para animar a festa e combine, inclusive, um momento para a quadrilha. Isso mesmo! O momento vai envolver todos os convidados (e não apenas os noivos), e divertir todo mundo. Serão ótimas recordações, com certeza.

Se a comemoração for à noite e houver bastante espaço (quanto maior o local, melhor fica esse tipo de casamento), pode-se acender uma fogueira. Além de aquecer a noite de inverno brasileira, renderá um belo momento com os amigos e família.

Confira também nosso artigo sobre o vestido de madrinha.

Figurino do Casamento Junino

Obviamente, o figurino dos noivos não pode destoar da ideia principal. Ele é parte muito importante para compor a atmosfera junina. Para a noiva, investir em rendas e buquês coloridos é a melhor opção. A delicadeza fica por conta do véu, que pode ser retirado durante a festa. O noivo pode investir em algum detalhe xadreza, mas sempre com discrição. Nada de exageros para não tornar o figurino algo muito caricato e perder a essência de casamento “de verdade”.

  Lista de Casamento - Como Fazer?

Se você quiser ousar um pouco mais na informalidade, o vestido pode ser mais curto. Botas também serão ótimas companheiras para esse tipo de look.

Separei mais esses conteúdos para você:

4 COMENTÁRIOS

  1. Vou me casar em junho de 2016 e o tema será junino. O casamento será na igreja católica, o padre disse que não trm problemas em os convidados estarem vestidos de traje caipira. Mas estou em dúvida em relação ao look das madrinhas, pensei em vestido longo florido. O que acha?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui