A ceia de Natal é uma das maiores preocupações de quem está organizando um jantar para a família e amigos. Desde a escolha do cardápio até a lista de compras, essa é uma tarefa que exige atenção e cuidado para que nenhum item seja esquecido.

Para te ajudar a planejar esse dia especial, separamos dicas essenciais que vão te ajudar a planejar melhor cada detalhe. É importante que você liste cada um deles e pense como cada um se encaixa na hora de organizar a sua ceia de Natal.

família sorrindo durante ceia de natal
Familiares e amigos sorrindo e usando gorros de Papai Noel. Foto: Freepik

10 dicas de como organizar a sua ceia de Natal

Confira a seguir pontos importantes a serem observados na hora de organizar a sua ceia de Natal. Desde a escolha da louça até a seleção dos ingredientes dos pratos, você vai conferir tudo o que precisa ser considerado no seu planejamento para a ceia de Natal dos sonhos!

mulher sentada com caderno
Mulher escrevendo em caderno de anotações. Foto: Freepik

1. Faça a lista de convidados

Antes de mais nada, você deve listar os convidados da sua ceia de Natal. Essa é uma informação extremamente importante que vai definir as quantidades que você vai ter que considerar de comida, bebida, louças e assentos. Peça que seus convidados lhe avisem com antecedência caso levem alguém na noite de Natal e com uma semana de antecedência confirme todos os nomes.

comidas de Natal
Mesa servida com pratos típicos de Natal. Foto: Freepik

2. Defina o cardápio

Ao pensar no cardápio, considere atender ao gosto de todos os convidados. Desde aquele primo que não comem peru até a tia que não abre mão de uma bela rabanada, é importante que você considere uma boa variedade do que servir na sua ceia de Natal. As opções de pratos são bem variadas e ganharam versões diferentes das tradicionais, como as veganas ou low carb. Surpreenda seus convidados com um cardápio variado e apetitoso!

mulher olhando celular
Mulher conferindo lista de compras no celular. Foto: Freepik

3. Planeje a lista de compras

O fim do ano costuma ser uma época mais movimentada nos supermercados e por isso é importante que você planeje a sua lista de compras com antecedência de forma a evitar que qualquer item seja esquecido, ou pior, esteja em falta. Ao lado de cada prato escolhido para o cardápio, liste os ingredientes necessários para o prato. Dessa forma você evita esquecer qualquer um deles e conta com uma maneira mais organizada de elaborar a sua lista.

talheres dourados
Talheres dourados sobre prato escuro. Foto: Freepik

4. Escolha utensílios para servir

Desde copos até travessas, é importante considerar cada utensílio necessário para a ceia de Natal. De acordo com a quantidade de convidados, pense nas quantidades de talheres, louças e copos. De acordo com o cardápio, pense também onde servi-los e os utensílios para tal. Aposte em guardanapos decorados, sejam eles de papel ou tecido e não deixe esqueça de incluir pelo menos duas colheres de servir para cada prato.

buffet com comidas
Buffet com comidas de Natal. Foto: Freepik

5. Defina a forma de servir na hora da ceia

Outro ponto importante é definir como será feita a organização na hora da ceia de Natal. Você pode pensar em destinar uma mesa ou buffet específico para que os convidados se sirvam ou dispor todos os pratos em uma bela e grande mesa onde todos estejam reunidos. Esse é um ponto importante pois vai demandar não só espaço, mas uma melhor organização do local.

decoração de mesa de Natal
Prato decorado com elementos de Natal. foto: Freepik

6. Decorando a mesa de Natal

A decoração da mesa para a ceia de Natal não pode ficar de fora. Use porta-talheres, enfeites para a mesa e por toda a casa. Faça uma bela dobradura usando guardanapos e decore também os pratos dos convidados. Você pode ainda incluir nos pratos mensagens carinhosas de Natal ou elaborar um menu impresso que vai deixar uma ótima impressão a todos.

bebidas variadas
Copos com bebidas diferentes. Foto: Freepik

7. Defina as bebidas

Outro ponto importante a ser considerado são as bebidas. Desde as tradicionais até as alcoólicas, é importante calcular o consumo para definir a quantidade a ser comprada. Uma boa alternativa é sugerir que os convidados tragam suas bebidas preferidas, como vinhos e espumantes, para que você se restrinja a cuidar de água, refrigerante, mate e suco. Para estes últimos, a média costuma ser de 500 ml por pessoa, mas por ser um evento comemorativo que costuma ter mais horas de duração, você pode considerar uma margem mais confortável de 650 a 700 ml por pessoa.

relógio e pinhas
Relógio em meio a elementos decorativos de Natal. Foto: Freepik

8. Programe o horário para servir a ceia de Natal

Tradicionalmente as famílias costumam cear à meia-noite, mas isso não é uma regra. Comemorações que contam com crianças ou pessoas idosas podem ter horários adaptados para maior conforto de todos. De qualquer maneira, programe o horário e deixe os convidados cientes para que estejam todos presentes quando do início da ceia de Natal.

mão entregando envelope
Duas mãos segurando envelope vermelho. Foto: Freepik

9. Elabore um convite especial

Essa é uma época especial que merece todo tipo de cuidado com todos os preparativos que a cercam. Elabore um convite bem alegre para envio aos convidados, registrando o endereço e horário para a chegada. Considere definir a hora de chegada com pelo menos 2 horas de antecedência a ceia de Natal. Dessa forma você considera pequenos imprevistos, atrasos por parte dos convidados e ainda um tempinho para que eles possam interagir e se servir de petiscos como finger foods e apreciar suas bebidas favoritas.

mulher anotando em caderno
Mulher fazendo anotações em um caderno. Foto: Freepik

10. Organize-se com antecedência

Desde ao envio do convite até a lista de compras, é importante fazer tudo com antecedência. Como são muitas as tarefas a serem consideradas, você deve começar a se organizar o quanto antes para que nada fique esquecido. A prévia organização também permite buscar alternativas para possíveis imprevistos que possam ocorrer antes do Natal.

Para que você consiga administrar a sua ceia de Natal de forma tranquila, não deixe de seguir cada dica listada acima. Lembre-se de organizar tudo sempre com a máxima antecedência para que na véspera da noite de Natal você já esteja com tudo organizado sem ter que se preocupar em correr no mercado para comprar itens faltantes. Caso a lista de convidados aumente de última hora, não entre em pânico. Você pode pedir que esses convidados tardios levem um prato para incluir nas opções servidas ou elaborar um complemento mais simples e prático. O importante é curtir essa noite especial ao lado de quem você mais ama!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui