Cinco Hábitos Financeiros Para Incorporar no Seu Dia a Dia

É o sonho de muita gente poder viver longe dos débitos e das contas que nunca fecham, não é verdade? Se você faz parte da grande porcentagem de pessoas cujas contas dão literalmente muita dor de cabeça todos os meses, saiba que existem alguns hábitos financeiros importantes que podem ser desenvolvidos e incorporados no seu dia a dia quando o assunto é dinheiro.

Ter controle sobre suas finanças pode parecer difícil num primeiro momento, mas com persistência e disciplina, você vai conseguir incluir pequenas ações em sua vida que em pouco tempo se tornarão comuns e fáceis de se fazer. Acredite, eles podem mudar sua vida!

Economia para mulheres

1. Corte os gastos excessivos com energia elétrica. Parece bobo e a dica é velha, mas comece a desligar seus aparelhos eletrônicos todas as noites antes de dormir. Isso vale para o roteador wi-fi e o stand-by da TV. Apague as luzes dos cômodos vazios e diminua 1 minuto de seu banho diário. Isso mesmo, 1 minuto diariamente já vai fazer diferença!

2. Nunca compre por impulso. Evite ir a lugares em que o apelo da propaganda é muito forte, como shopping centers, quando não tiver dinheiro disponível. Assim você evita compras supérfluas e gastos com o cartão de crédito.

3. E por falar em cartão de crédito… Evite ao máximo utilizá-lo. Os juros realmente não compensam. Elimine todos os gastos com faturas e simplesmente para de utilizar o “dinheiro de plástico”. Guarde-o apenas para caso de extrema necessidade. Outra coisa importante: opte por utilizar o cartão que lhe dê mais vantagens, possibilite descontos e ofereça programa de pontos.

Leia também: 7 dicas para alavancar sua carreira profissional.

4. Separe uma parte de seu dinheiro para gastar com você. É normal querer comprar coisas todos os meses, afinal você trabalha para se dar algum conforto não é mesmo? Coloque nas despesas mensais uma quantia a ser utilizada com produtos de beleza, passeios e outras compras que desejar fazer. Não extrapole o orçamento estimado para não ter de recorrer ao cartão.

  Plantas frutíferas em vaso fazem sucesso, saiba como fazer

5. Deposite uma quantia mensalmente. Separe uma quantia mensal para ser depositada com disciplina. Tenha compromisso consigo mesma e trate esse depósito como uma “dívida”. Alguns bancos disponibilizam planos mensais em que você pode escolher uma quantia para investir e receber após certo período de tempo. A quantia pode ser feita via débito automático, inclusive.

Lembre-se que pequenas ações podem refletir diretamente na sua vida financeira. Acostume-se a poupar e com o tempo você perceberá resultados positivos em sua vida financeira. Boa sorte!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui