A indústria da moda já vem em um clima saudosista há algum tempo e o novo resgate do túnel do tempo parecem ser as roupas de cintura baixa.

Sim, a cintura baixa está voltando! Há algumas temporadas de desfiles vem sendo possível ver esse detalhe polêmico aparecendo de maneira discreta, quase sempre em versão calça, mais larga e descontraída em versões repaginadas. Mas considerando que muitas celebridades tem sido vistas apostando na tendência, tudo indica que ainda veremos muito dela por aí.

Cintura baixa
Mulher usando chapéu e dançando. Foto: Freepik

Das mais justas às mais largas, as calças de cintura alta permearam o mercado da moda por muito tempo, sendo substituídas por cinturas mais altas.

A cintura baixa foi sucesso absoluto nos anos 2000. Celebridades como Britney Spears, Christina Aguilera e Paris Hilton acabaram por popularizar o estilo levando a calça até mesmo para red carpets. A calça de cintura baixa e o piercing no umbigo eram grandes hits do início do novo milênio.

Cintura baixa
Mulheres usando calças jeans – Foto: Freepik

Antes mesmo de fazer sucesso através das divas pop e it girls, as peças de cintura baixa já tinham aparecido no mundo da moda. Na década de 60, Brigitte Bardot popularizou o modelo Saitn-Tropez de cintura baixa. Enquanto que nos anos 70 a vimos acompanhando as calças bocas de sino da população mais jovem que usava a moda como forma de expressão e protesto. Já na década de 90, Alexander Mcqueen surge com a calça de cintura tão baixa que deixava o “cofrinho” à mostra. A partir daí, ela ganhou o mundo através das celebridades da época que usaram e abusaram desses modelos.

Mas apesar de ter sido um grande sucesso em períodos diferentes da moda, a cintura baixa é muito polêmica. Muitos alegam que o uso contínuo de peças de cintura baixa, e principalmente em materiais que colam mais ao corpo, pode alterar ou marcar o corpo feminino de maneiras que não favoreceriam a silhueta, mudando a cintura física de lugar, visualmente. Mesmo assim, tudo indica que ainda veremos o estilo despontando em muitas marcas nacionais, já que foi um grande sucesso no Brasil também.

cintura baixa
Menina ouvindo música. Foto: Freepik

Atualmente, o modelo que mais vemos é a cintura baixa mais confortável, ou seja, mais solta e descolada. Marcas como Versace, Balmain apostam no modelo da cintura baixa mas indo de encontro ao conforto que o mercado tem demandado tanto nos últimos tempos, através de tendências como o athleisure, em materiais mais baratos e confortáveis como o moletom.

Combine as calças de cintura alta com tops ou camisetas cropped para um look mais estiloso. Principalmente nesse modelo mais largo e despojado, nos pés é possível ir da rasteirinha ao tênis ao salto alto sem problemas de styling. A barriga de fora é quase um par inseparável da cintura baixa, mas não se preocupe se você não tem tanquinho, todos os corpos são bem-vindos nessa tendência, desde que a pessoa se sinta confortável. Se esse não é seu caso, opte por combinar com peças de alfaiataria ou mais sofisticadas para um look mais arrumado e elegante.

Cintura baixa
Mulher usando calças jeans. Foto: Freepik

Além das calças também encontramos por aí shorts e saias de cintura baixa que podem ser combinados com tipos diferentes de blusas resultando em looks super descontraídos.

Seja no jeans ou em tecidos mais finos, a roupa de cintura baixa é perfeita para quem deseja uma proposta que valorize as curvas e tenha um apelo mais despojado.

Se for seu estilo, use e abuse dessa tendência que está retornando, e aproveite para tirar do armário aquelas calças que você já não usava há muito tempo e morria de saudades!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui