A indústria da moda já vem em um clima saudosista há algum tempo e o novo resgate do túnel do tempo parecem ser as roupas de cintura baixa.
Sim, a cintura baixa está voltando! Há algumas temporadas de desfiles vem sendo possível ver esse detalhe polêmico aparecendo de maneira discreta, quase sempre em versão calça, mais larga e descontraída em versões repaginadas. Mas considerando que muitas celebridades tem sido vistas apostando na tendência, tudo indica que ainda veremos muito dela por aí.
Das mais justas às mais largas, as calças de cintura alta permearam o mercado da moda por muito tempo, sendo substituídas por cinturas mais altas.
A cintura baixa foi sucesso absoluto nos anos 2000. Celebridades como Britney Spears, Christina Aguilera e Paris Hilton acabaram por popularizar o estilo levando a calça até mesmo para red carpets. A calça de cintura baixa e o piercing no umbigo eram grandes hits do início do novo milênio.
Antes mesmo de fazer sucesso através das divas pop e it girls, as peças de cintura baixa já tinham aparecido no mundo da moda. Na década de 60, Brigitte Bardot popularizou o modelo Saitn-Tropez de cintura baixa. Enquanto que nos anos 70 a vimos acompanhando as calças bocas de sino da população mais jovem que usava a moda como forma de expressão e protesto. Já na década de 90, Alexander Mcqueen surge com a calça de cintura tão baixa que deixava o “cofrinho” à mostra. A partir daí, ela ganhou o mundo através das celebridades da época que usaram e abusaram desses modelos.
Mas apesar de ter sido um grande sucesso em períodos diferentes da moda, a cintura baixa é muito polêmica. Muitos alegam que o uso contínuo de peças de cintura baixa, e principalmente em materiais que colam mais ao corpo, pode alterar ou marcar o corpo feminino de maneiras que não favoreceriam a silhueta, mudando a cintura física de lugar, visualmente. Mesmo assim, tudo indica que ainda veremos o estilo despontando em muitas marcas nacionais, já que foi um grande sucesso no Brasil também.
Atualmente, o modelo que mais vemos é a cintura baixa mais confortável, ou seja, mais solta e descolada. Marcas como Versace, Balmain apostam no modelo da cintura baixa mas indo de encontro ao conforto que o mercado tem demandado tanto nos últimos tempos, através de tendências como o athleisure, em materiais mais baratos e confortáveis como o moletom.
Combine as calças de cintura alta com tops ou camisetas cropped para um look mais estiloso. Principalmente nesse modelo mais largo e despojado, nos pés é possível ir da rasteirinha ao tênis ao salto alto sem problemas de styling. A barriga de fora é quase um par inseparável da cintura baixa, mas não se preocupe se você não tem tanquinho, todos os corpos são bem-vindos nessa tendência, desde que a pessoa se sinta confortável. Se esse não é seu caso, opte por combinar com peças de alfaiataria ou mais sofisticadas para um look mais arrumado e elegante.
Além das calças também encontramos por aí shorts e saias de cintura baixa que podem ser combinados com tipos diferentes de blusas resultando em looks super descontraídos.
Seja no jeans ou em tecidos mais finos, a roupa de cintura baixa é perfeita para quem deseja uma proposta que valorize as curvas e tenha um apelo mais despojado.
Se for seu estilo, use e abuse dessa tendência que está retornando, e aproveite para tirar do armário aquelas calças que você já não usava há muito tempo e morria de saudades!