Abrir o seu próprio negócio é o sonho de muitas mulheres. Ser a sua própria chefe, ter horários mais flexíveis e o melhor de tudo, não ter que dividir os lucros com mais ninguém além de você mesma. Mas como tudo nessa vida tem o seu lado positivo e negativo é preciso ter em mente que abrir um negócio não é um mar de rosas.

Você agora deixa de ser coadjuvante e passa a ser o personagem principal dessa nova fase da sua vida. É muito bom poder fazer as coisas da sua maneira, mas é preciso também estar preparada para os acontecimentos inesperados e tempestivos. Isso vai exigir de você um bom controle emocional, jogo de cintura e ter um mínimo de experiência financeira na área.

Coisas que devem ser consideradas na hora de abrir um negócio
Mulher segurando rolo de lã Foto: Freepik

Conheça várias dicas para quem quer abrir um negócio.

As principais vantagens e desvantagens de abrir um negócio

Você se tornou uma nova empresária e agora terá que lidar não apenas com os benefícios como também com as desvantagens de ser a sua própria chefe. Tenha em mente que o cliente está muito mais informado e vai exigir de você e da sua empresa um certo nível de conhecimento para atender ao que ele precisa.

Entre as principais vantagens de abrir o seu próprio negócio podemos destacar a realização pessoal, ter os seus conhecimentos voltados para benefício próprio, as oportunidades de ganhar mais do que um trabalhador formal, ter um ritmo de trabalho próprio e a realização de um sonho que, por muitas vezes, é adiado.

Já nas desvantagens podemos citar algumas como: transtornos emocionais como a ansiedade de fazer com que o negócio der certo o mais rápido possível, a depressão caso a sua empresa não decole de imediato, lidar com muitas variáveis que não estão sobre o seu controle como a lei da CLT e as cargas tributárias e a incerteza constante de que tudo sairá conforme o planejado.

  Dicas de presentes para o natal

Descubra a maneira mais fácil de como iniciar o próprio negócio.

O que é preciso considerar antes de abrir um negócio próprio?

Você tem perfil para isso?

A ideia de ter o seu próprio empreendimento parece tentadora, porém nem todo mundo tem o perfil adequado. Outro problema é que nem todos gostam de correr riscos e quando se trata de empreendimento é preciso ter em mente que há várias incertezas no meio do caminho e fatores que você não poderá controlar.

Planejamento

Uma boa maneira de minimizar os riscos é ter um bom plano de negócios. Existem sites na internet que ajudam a fazer isso, mas o ideal é que você recorra a um profissional. Mesmo se a grana estiver curta vale a pena investir nessa etapa no projeto, pois evitará grandes perdas no futuro.

Controle emocional

O autoconhecimento também é um fator decisivo que pode levar ao sucesso ou ao fracasso. Ter um bom equilíbrio emocional é preponderante, principalmente quando o negócio está no início. O processo deve ser feito com calma, pode ser que você precise pedir vários conselhos a outros profissionais que já está no ramo há muito tempo.

Coisas que devem ser consideradas na hora de abrir um negócio
Mulher empreendedora com tablet na mão. Foto: Freepik

Caso o empreendimento não dê certo, também é necessário saber lidar com a frustração. Muitas pessoas acabam por ficar depressivas e se sentem fracassadas porque o seu grande sonho não deu certo. Podem haver perdas financeiras e o seu padrão de vida poderá cair por um certo tempo. Saber lidar com o fracasso é tão importante quanto saber lidar com o sucesso.

Errar é normal

Se você vai abrir um negócio próprio então precisa se preparar para correr riscos. Errar durante esse processo faz parte e até mesmo grandes empresários, que estão há muito tempo no mercado também estão fadados a fazer escolhas erradas. É preciso ter bom senso e cautela na hora de tomar as decisões e não meter os pés pelas mãos. Cometa erros calculados ou isso pode ser fatal para o seu sucesso.

  Mulheres Consumistas: Fugindo Das Armadilhas Do Dinheiro

Seja seguro

Confiar em si mesma pode ser difícil, mas é uma característica fundamental para quem quer se tornar empresário. É comum que muitos ao seu redor duvidem do seu potencial e alguns tentem evitar algum tipo de sofrimento caso não dê certo. Porém, se você sabe que tem as ferramentas necessárias siga em frente e confie na sua intuição.

Mulher empreendedora no telefone. Foto: Freepik

O poder da intuição

Muitos empresários de sucesso falam como muitas vezes seguiram a sua intuição e na maioria das vezes deu certo. Isso é uma característica fundamental para ser um empreendedor de sucesso. É claro que muitas vezes ela pode falhar, mas com o tempo ficará mais aguçada e certeira pois se unirá com a experiência que você já adquiriu. Portanto, mãos à obra e sucesso!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui