Algumas tendências vêm e vão, o colar de miçangas que já foi moda nos anos 70 é uma delas. Cheio de nostalgia, o acessório dá o up no visual e deixa qualquer look básico mais cool.
Não existe uma regra absoluta, porém as combinações contrárias costumam agradar. Assim, colares mais coloridos costumam chamar mais a atenção em blusas e vestidos de cor neutra (preta, branca ou cinza). Enquanto cores e estampas pedem colar de miçangas com no máximo duas cores.
E já que a intenção é deixar o colar à mostra, opte por peças que valorizam o colo, e claro, seu adereço, como decotes em V.
Para te ajudar a escolher ou montar sua própria bijuteria, selecionamos abaixo algumas dicas e inspirações, vem ver:
Gargantilhas de miçanga
- Intercale miçangas grandes com menores;
- Versões com flores aparecem reforçando o aspecto feminino jovial das bijuterias, enquanto shapes de estrelas dão um toque lúdico;
- O uso de pérolas barrocas e de água-doce trazem uma sofisticação à peça e, ao mesmo tempo, exaltam uma estética veranil.
Colar médio
- Nos colares, pingentes singulares, grandes e pesados tem maior recorrência;
- Símbolos de coração trazem uma estética romântica e jovial;
- No comprimento do colar, as miçangas formam colorblocks intercalados, realçando a espontaneidade divertida das peças de miçanga;
- Para um visual alegre, aposte na combinação de cores formando um arco-íris.
Colar com berloques
- Neste segmento, as correntes aparecem, e os berloques são trabalhados em resinas;
- Temáticas naturais são bem-vindas, como por exemplo pingentes de frutas e conchas, que serão ideais para o verão;
- O movimento nas peças é criado através do excesso de berloques dinâmicos;
- Aposte em berloques de miçanga com letras, que possibilitam a customização, e expressam sua individualidade. Dê preferência para os fundos brancos ou claros, para facilitar a visibilidade das palavras.
Colar de miçangas com lettering
Repare como as miçangas com letterings tem total destaque, e mesmo com outros elementos chamativos, como brilhos, o foco se mantém na palavra que pode ser um nome, uma gíria, um incentivo ou até uma sigla misteriosa para aguçar o interesse dos curiosos.
Outra opção para ressaltar o lettering é substituir a corrente metálica por miçangas incolores, que trazem feminilidade para peça, e complementar o fecho com um pingente lúdico.
Por falar em fechamentos, os fechos de colares costumam ter uma proposta mais delicada do que pulseiras, que podem apostar no fechamento com nós de ajuste. Neste caso, os fechos metálicos despontam como alternativa, aposte nos banhos em prata ou dourado sempre em alto brilho.
O segredo para entrar no clima de forma diferenciada é se destacar nos detalhes, sejam nas cores, formatos, tamanhos ou usando um mix de colares bem estilo moderninha.
Colares de miçangas são ótimos aliados para bijoux de prata ou outros tipos de pedras, com tamanhos e formatos diversos.
Curtiu a volta das miçangas?
Elas também dão um toque fashion em brincos, presilhas de cabelo, pulseiras, tornozeleiras, bolsas e acessórios.
Este é um acessório bem versátil que sim é a cara dos hippies, porém também pode servir para usar no trabalho e em festas dependendo da roupa e da mistura de cores, que pode ser monocromática ou carregada de brilhantes.
Lembre-se que quem dá o toque final é você!
Explore seu lado mais criativo para compor combinações originais.