Combater a ansiedade em meio à pandemia é indispensável para que possamos, minimamente, nos sentir mais seguros e felizes. No entanto, diante de tantas notícias negativas e acontecimentos nada interessantes, a rotina pode pesar, os jornais podem atrapalhar o nosso sono e até mesmo a síndrome da cabana pode aparecer.

Mas como lidar com tudo isso? Como controlar os batimentos descompassados que surgem diante de uma crise de ansiedade? Como conseguir atravessar esse momento da melhor maneira possível?

São tantas as dúvidas que vem à mente que muitas vezes nos pegamos desolados, com a sensação de solidão assolando e uma dor que nem conseguimos nomear. Mas, saiba que tudo isso é normal. O mínimo esperado, podemos assim dizer. Afinal, se você está realmente levando a sério o que está acontecendo, não tem como não se sentir angustiado.

como combater a ansiedade em meio à pandemia
Mulher aflita com a mão no rosto. Foto: Freepik

Ao mesmo tempo, existem alternativas que podem lhe ajudar a ter uma rotina um pouco menos desgastante. E com o intuito de lhe auxiliar no mantimento da saúde mental, fizemos este breve guia com 8 dicas para combater a ansiedade em meio à pandemia. Veja a seguir.

Para combater a ansiedade em meio à pandemia, é preciso reconhecê-la

Antes de qualquer coisa, fuja daquela ideia de ignorar o que está acontecendo e tentar deixar a ansiedade de lado. Ela é necessária para a nossa sobrevivência e a única forma de sabermos controlá-la é reconhecendo quando estamos diante de algo normal ou patológico.

Veja também: Como fazer encontros amorosos em 2021 em meio à Pandemia?

Em outras palavras, reconhecer a ansiedade é entender que está tudo bem você não estar tão bem assim! É claro que altos níveis de ansiedade podem atrapalhar o dia a dia, porém, quando a ansiedade começar a aparecer, lembre-se que você não é o único que está com medo e inseguro. Trata-se de algo normalesperado diante de tudo que vem acontecendo.

como combater a ansiedade em meio à pandemia
Pessoa com dores de cabeça e ansiedade. Foto: Freepik

Quando você perceber que a ansiedade está presente, considere atentar-se a ela por alguns instantes. Reflita sobre os gatilhos e veja até que ponto a angústia está relacionada com o real ou não. Não vale, simplesmente, forçar que a ansiedade vá embora. Ela faz parte dessa realidade incerta!

Não tente controlar a crise apenas quando ela aparecer

Usar dicas rápidas para combater a ansiedade em meio à pandemia apenas quando ela surge pode não ser algo muito promissor. É claro que nem sempre conseguimos ter o insight de que a crise está começando.

Porém, pensar em formas de manter os gatilhos longe é essencial para que você evite novos episódios. Sendo assim, não deixe de cuidar da sua respiração apenas quando tudo estiver confuso. Pratique a respiração diafragmática e outras técnicas em momentos diversos da sua rotina.

Leia mais: Alongamento ajuda o bem-estar físico e psicológico

O mesmo vale para a meditação, por exemplo. Não tente usar a meditação apenas no momento em que se sentir acelerado e ansioso. Mas sim, tente incluir este hábito de maneira gradativa, para que a sua rotina seja cada vez mais leve e equilibrada.

como combater a ansiedade em meio à pandemia
Mulher praticando meditação ao ar livre. Foto: Freepik

Fuja do excesso de informações

Essa dica é um pouco “batida”, mas ela é de suma importância também. É necessário fugir do excesso de informações para conseguir manter a mente mais serena e tranquila.

Isso não quer dizer que você deva simplesmente ignorar tudo o que está acontecendo, mas sim, tente filtrar quais informações você acessa e quantas vezes por dia. Lembre-se que todo excesso é prejudicial, ok?

como combater a ansiedade em meio à pandemia
Homem quebrando a tela do celular. Foto: Freepik

Interaja com as pessoas que você ama, mesmo que virtualmente

Apesar de a interação online não ser a mesma coisa que a pessoalmente, não se isole das pessoas que você ama. Vídeo chamada, ligações e até mesmo mensagens de texto podem lhe ajudar a manter o contato com quem realmente faz a vida valer a pena: aqueles que amamos.

Leia mais: Como o mindfulness pode te ajudar a alcançar seus objetivos

Acredite, compartilhar momentos com as outras pessoas pode aliviar e combater a ansiedade em meio à pandemia. Procure sempre um tempinho para conversar sobre coisas cotidianas e leves, deixando o que há de ruim no mundo, um pouco de lado.

como combater a ansiedade em meio à pandemia
Mulher conversando com amigos na vídeo chamada. Foto: Freepik

Exercícios físicos podem ajudar a gastar energia

Gastar energia do corpo também é essencial. Imagine o que é ficar o dia todo parado, sentado e pensando em coisas ruins? Simplesmente não tem saúde mental que aguente algo assim!

Por isso, procure manter uma rotina de exercícios físicos que lhe ajude a gastar energia; dormir melhor à noite e assim ter uma vida muito mais saudável e feliz. De quebra, você ainda emagrece, mantém o corpo ativo e libera os neurotransmissores que elevam o bem-estar e o prazer.

como combater a ansiedade em meio à pandemia
Mulher descansando depois dos exercícios. Foto: Freepik

Experimente incluir caminhadas ao ar livre ou exercícios simples para se fazer em casa, como pular corda, abdominal, agachamento, etc. O importante é mexer o corpo!

Descubra algo que você goste muito e que possa fazer em casa

Descubra algo que você ame fazer e ocupe o seu tempo livre com uma atividade prazerosa e que, mesmo que por alguns instantes, lhe ajude a deixar de lado as sensações ruins e os receios que o mundo tem gerado sobre nós.

Você pode desenvolver uma nova habilidade (desenhando, escrevendo, cozinhando) ou simplesmente dando mais atenção a algo que você sempre gostou de fazer, mas nunca teve tempo suficiente (como artesanato, por exemplo). Explore novas possibilidades!

como combater a ansiedade em meio à pandemia
Mulher feliz relaxando em casa. Foto: Freepik

Foque no que está ao seu alcance para combater a ansiedade em meio à pandemia

Uma das formas mais eficientes de combater a ansiedade em meio à pandemia (e diante de outros cenários) é reconhecendo que não podemos mudar o mundo. É importante saber o que podemos controlar e o que está fora de nosso alcance. Isso ajuda a tirar um “peso” e uma responsabilidade que não cabe a nós.

Saiba verificar o que você pode fazer por você: Ficando mais tempo em casa, usando máscara, etc. E fuja da tentativa de controlar os outros que furam a quarentena, por exemplo.

Faça a sua parte e cuide do que está ao seu alcance. O máximo que você pode fazer, com relação às outras pessoas, é conscientizá-las de maneira amigável.

psicóloga e paciente
Psicóloga conversando com paciente. Foto: Freepik

Combater a ansiedade em meio à pandemia: Faça psicoterapia e fale sobre as suas emoções

Por fim, a psicoterapia também pode ser uma forma de combater a ansiedade em meio à pandemia.

Com a terapia você começará a gerenciar melhor as suas emoções e conseguira “pôr pra fora” algumas angústias que são difíceis de expressar em palavras. Aos poucos, a sobrecarga mental diminui e você começa a enxergar as coisas com outros olhos, respeitando os seus limites e o seu tempo. Experimente!

Leia agora: Ter gatos por perto pode fazer muito bem à saúde!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui