Como Criar Memórias na Infância Para Durar a Vida Inteira

Em tempos dominados pela televisão e video games, pela violência que impede as crianças de brincarem nas ruas como antigamente, e pais trabalhando cada vez mais para fornecer o melhor para seus filhos, as oportunidades para que memórias inesquecíveis sejam criadas durante a infância, têm se tornado muito raras.  Para compensar a ausência, alguns pais tentar marcar sua presença na forma de brinquedos e presentes caros, como por exemplo, mais video games e roupas de marca. Outros tentam tornar o shopping e uma refeição no Mc Donalds como um evento em família. Embora não haja nada de errado com video game e shopping, torná-los um hábito pode ser perigoso, uma vez que os mesmos podem levar ao sedentarismo, obesidade e consumismo.

Existem muitas outras formas de passar momentos agradáveis em família, independentemente da sua situação financeira.

criança
Foto: Freepik

Faça um Programa Cultural

Se você mora numa grande cidade, tire proveito de todas as opções (na maioria da vezes gratuitas) oferecidas pelos SESCs, museus e parques da cidade, como teatro, dança, música, arte e ciência. Se você for ao teatro por exemplo, procure saber do que a peça se trata e faça uma rápida lição de casa sobre o tema. Isso te dará a oportunidade de fazer perguntas ao seu filho. Pergunte a opinião dele, discuta o assunto,peça para que ele conte a estória para outra pessoa ou para que ele faça um desenho do que ele mais gostou.

criança
Foto: Freepik

Passe o Dia ao Ar Livre

Explore os parques da sua cidade. Traga bicicletas ou uma bola, faça um piquenique, brinque na balança, gangorra e escorregador, ensine alguma brincadeira da sua infância. Ajude os pequenos a subir numa árvore ou se aventure numa trilha menos utilizada.

  Como diferenciar taças de vinho?

Organize uma Festa

Pode ser de aniversário, formatura do prezinho ou porque deu na telha. Se o orçamento está curto, convide só os amiguinhos da escola para passar o dia. Compre um kit festa pela internet para economizar tempo e dinheiro e decore a festa com o personagem favorite do seu filho. Faça competições de futebol para os meninos e monte uma estação de artesanato para as meninas. Pegue um filme legal na locadora e prepare a pipoca para quando a galerinha cansar de brincar.

Planeje uma Viagem

Se você tem condições e tempo de levá-los à Disney, vá! Do contrário, a praia mesmo vai servir. Faça castelos de areia com eles, leve-os de cavalinho até “o fundo”e veja quem consegue juntar mais conchinhas. Acorde cedo para ver o sol nascer e tire uma soneca a tarde com eles, todo mundo junto, na mesma cama que nem você fazia quando eles eram pequenos. Tire fotos, muitas fotos e coloque algumas pela casa para que de vez em quando eles digam “eu lembro desse dia…”.

criança
Foto: Freepik

Una a Família Pelo Estômago

Esta é uma favorita entre os pequenos. Peça a ajuda deles para fazer uma comida especial. Pode ser um bolo, brigadeiro ou uma lasanha. Ensine-os a quebrar os ovos e deixe que eles tentem, peça para eles adicionarem farinha aos poucos enquanto você sova o pão, ou faça com que eles se sintam importantes com a tarefa de passar os brigadeiros no granulado. Sua cozinha com certeza vai ficar mais suja e mais bagunçada do que de costume, mas a comida vai estar muito mais cheia de amor.

Desligue Tudo da Tomada

Quem não se lembra dos apagões? Alguns aproveitavam para ir dormir mais cedo, outros perambulavam pela casa carregando um toquinho de vela, até finalmente se aconchegarem no sofá com o resto da família para jogar conversa fora. Marque o dia do apagão na sua casa. Compre uma pizza e refrigerantes, um jogo de tabuleiro tipo jogo da vida ou banco imobiliário ou o velho dominó e baralho, e tire seus toquinhos de vela do armário. Tire tudo da tomada: video game, televisão, computador, apague as luzes (simplesmente porque é engraçado) e aproveite o tempo em família.

  Como manter tudo limpo enquanto cozinha

Boas memórias não estão à venda no supermercado, cabe a você em criá-las. Você não precisa de muito dinheiro, ou longas férias, ou atravessar o mundo para fazê-las. Com um pouco de criatividade, você pode dar aos seus filhos o bem mais valioso que eles terão, afinal nenhuma boa estória começa com “teve um dia em que eu assisti televisão…”.

Artigo patrocinado por Festa Express.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui